-
Pegadinha.
Edafotranspiração foi um termo criado pelo CESPE. Essa palavra não existe. A palavra correta é evapotranspiração.
O processo conjunto que envolve a evaporação direta do solo e a transpiração das plantas é denominado evapotranspiração, sendo fundamental para realimentar a atmosfera com vapor de água. A taxa da evapotranspiração depende basicamente da demanda da atmosfera, da intensidade de radiação e da disponibilidade de água no solo.
Edafologia é a ciência que trata da influência dos solos em seres vivos, particularmente plantas, incluindo o uso do solo pelo ser humano com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento das plantas.
Também é uma disciplina dos cursos de ciências agrárias, como Agronomia, Engenharia Florestal, etc. A disciplina de Edafologia estuda os solos como substrato básico para os vegetais (tipo de solo, estruturação, porosidade, densidade etc).
-
Caraca...bem que achei o termo estranho uhahauiahuaa, mas a justificativa estava certa e caimos feeeeeeeeeeio na pegadinha da Dona Cespe!
-
Bem que achei estranho o termo, mas achei que significava o mesmo que evapotranspiração...kkkkkkkk
Pegadinha maliciosa, essa! kkkk...
-
O termo Edafotranspiração existe, porém não corresponde ao abordado na questão.
É um termo referente a atividade metabólica da superfície laminar das folhas típicas de uma floresta latifoliada.
Devido ao ambiente super úmido, os indivíduos precisam eliminar umidade. As folhas apresentam organelas que liberam essa umidade para atmosfera. Quanto maior a superfície da folha, mais organelas para liberar a umidade. Essa atividade metabólica do vegetal é chamada de edafo-transpiração e fornece toneladas de água contribuinte para o ciclo de chuvas, provocando por sua vez a manutenção da umidade. Percebe-se, assim, uma inter-relação entre vegetação e clima que, alterando um dos fatores, afetará diretamente e imediatamente o outro.
Fonte:
XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa [recurso eletrônico] : desenvolvimento e sustentabilidade frente às mudanças climáticas globais / Vládia Pinto Vidal de Oliveira, Maria Elisa Zanella e Christina Bianchi (Organizadoras). – Fortaleza: Imprensa Universitária, 2018. v. 2. 12598 Kb : il. color. ; PDF