SóProvas


ID
2419738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação a armazenagem e processamento de sementes e grãos, julgue o item a seguir.

A retirada da umidade superficial dos grãos na secagem mecânica é rápida e fácil, o que não ocorre com a umidade intersticial, que, devido à diferença de pressão osmótica e à capilaridade, atravessa o tecido dos grãos.

Alternativas
Comentários
  • 3.4 DA SECAGEM DE GRÃOS

    1. A secagem dos grãos contribui para o armazenamento adequado do produto.

    2. A secagem mecânica pode ser entendida como a atividade destinada a diminuir artificialmente o teor de umidade dos grãos, até um limite adequado, sem comprometer as suas propriedades naturais.

    3. A umidade dos grãos é encontrada sob várias formas incorporadas aos grãos, de maneira bastante complexa. A três formas de umidade nos grãos, de interesse na secagem mecânica são:

    a) umidade superficial: umidade simplesmente aderida externamente;

    b) umidade intersticial: sem função biológica, tem existência livre entre as moléculas dos grãos. É mantida por forças capilares e pelo diferencial da pressão osmótica;

    c) umidade de constituição: existente nas moléculas dos grãos e que se encontra quimicamente ligada, possuindo função biológica.

    4. Na secagem, a umidade retirada dos grãos diz respeito à umidade superficial e à umidade intersticial que representam um percentual de 13% (treze por cento) a 27% (vinte e sete por cento) enquanto que a umidade de constituição representa até 13% (treze por cento).

    5. A umidade nos grãos é variável, pois altera com a temperatura e a umidade relativa do ar, enquanto que a parte seca dos grãos permanece constante.

    6. A retirada da umidade interna dos grãos é realizada através do aquecimento até o ponto em que se dá o diferencial de pressão, suficiente para a passagem da umidade interna para a periferia do grão.

    7. A retirada da umidade superficial, por evaporação, é fácil e rápida, o que não se assemelha com a umidade intersticial, que atravessa os tecidos do grão, pela diferença de pressão osmótica e pela capilaridade.

    8. O processo de secagem não altera a umidade de constituição, mesmo que esta atinja, por exemplo, 11% (onze por cento) de umidade, pois nesta faixa a umidade se encontra fortemente absorvida.

    9. As principais regras do processo de secagem são:

    a) quanto maior o volume de ar que passa pelo produto mais rapidamente ocorrerá o processo de secagem;

    b) quanto maior a temperatura do ar que passa entre os grãos, maior quantidade de água será retirada deles.

    10. As vantagens da secagem de grãos são:

    a) antecipar a colheita disponibilizando área para outros cultivos;

    b) minimizar perdas no campo;

    c) permitir o armazenamento do produto por longos períodos;

    d) reduz ou dificulta o desenvolvimento de microrganismos e insetos.

     

    fonte: CEAGESP  NP-OP-045 - Secagem de Grãos.doc