Gabarito: Errado
A cavitação ocorre quando o liquido na sucção da bomba tiver a sua pressão ABSOLUTA reduzida para um valor igual ou abaixo da pressão de vapor.
Cavitação é um termo usado para descrever o fenômeno que ocorre numa bomba quando existe insuficiente NPSH disponível em relação ao NPSH requerido. Quando a pressão do líquido é reduzida a um valor igual ou abaixo de sua pressão de vapor, começam a formar pequenas bolhas ou bolsas de vapor. Como estas bolhas se movem à frente das pás do rotor para uma zona de pressão mais alta, elas rebentam rapidamente. O arrebentamento é tão brusco que gera um ruído violento, como se a bomba estivesse bombeando cascalho. Por isso, a maneira mais fácil de reconhecer que a bomba está cavitando é através do acompanhamento do ruído da bomba.
Outra conseqüência do colapso das bolhas é a retirada de material da superfície (pitting) de onde ocorrem as implosões, causando principalmente, dependendo da intensidade e duração, a erosão do rotor. Além de danos no rotor, a cavitação normalmente resulta em redução da capacidade da bomba devido ao vapor presente, redução e instabilidade da altura manométrica, vibração e defeitos mecânicos.
http://www.omel.com.br/artigos-tecnicos/escola-de-bombas/centrifugas/npsh-e-cavitacao/
Errada:
A cavitação ocorre quando a pressão reinante no líquido na tubulação de sucção é inferior à pressão de vapor (CERTO); e a vaporização do líquido ocorre devido à diminuição da pressão (CERTO) e da temperatura (ERRADO). --> Um exemplo fácil para observar este fenômeno é aplicar pressão numa seringa contendo água. Nessa situação, a água entrará em ebulição numa temperatura constante.
Pressão de vapor: Pressão na qual ocorre a passagem da água do estado líquido para o gasoso.
Quando há aumento de temperatura e pressão constante ocorre a EVAPORAÇÂO
Quando há temperatura constante e aumento da pressão ocorre a CAVITAÇÂO.