SóProvas


ID
242092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito das práticas contábeis brasileiras e do balanço patrimonial.

Tanto no passivo circulante quanto no não circulante, devem ser reconhecidas obrigações decorrentes de transações ou eventos passados, excetuando-se aquelas que só podem ser mensuradas com o emprego de estimativas.

Alternativas
Comentários
  • Item Falso.

    O passivo exigível (circulante e não circulante) representa obrigações presentes da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. Alguns passivos somente podem ser mensurados com o emprego de um elevado grau de estimativa - no Brasil, esses passivos são descritos como provisões.

    Portanto, a primeira parte da assertiva proposta está correta. Entretanto, está errado afirmar que excetuam-se do passivo exigível aquelas operações que só podem ser mensuradas com o emprego de estimativas, tendo em vista que temos a figura das provisões.

  • ERRADO.

    Algumas PROVISÕES são classificadas no Passivo e são constituidas por estimativas .
  • algumas nao. todas sao baseadas em estimativas confiaveis
  • EVENTO PASSADO PARA SER PASSIVO? SIM, SEMPRE

    NÃO PODE VALOR ESTIMADO? PODE SIM , PROVISÕES, AS QUAIS DECORREM DE EVENTOS PASSADOS, PORÉM DE VALOR OU PRAZO INCERTOS. 

    PRO EXEMPLO: EMPRESA FOI CONDENADA EM AÇÃO TRABALHISTA; É CERTO QUE ELA PRECISARÁ DESEMBOLSAR VALORES DURANTE O EXERCÍCIO, MAS QUANTO EXATAMENTE OU QUANDO EXATAMENTE?

     

  • Uso de ESTIMATIVAS é essencial para avaliação/mensuração de ativos e passivos (Vide NBC Estrutura conceitual).

    Bons estudos.

  • A primeira parte está correta. Entretanto, está errado afirmar que excetuam-se do passivo exigível aquelas operações que só podem ser mensuradas com o emprego de estimativas, tendo em vista que temos a figura das provisões. 

    Se for uma ESTIMATIVA CONFIÁVEL, poderá sim ser lançada no Pass. Circ ou Pass. N Circu. 

    Qualquer equivoco, corrijam-me.

  • 10. Os seguintes termos são usados neste Pronunciamento, com os significados especificados:

    Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos.

    Passivo1 é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

    Evento que cria obrigação é um evento que cria uma obrigação legal ou não formalizada que faça com que a entidade não tenha nenhuma alternativa realista senão liquidar essa obrigação. Obrigação legal é uma obrigação que deriva de:

    (a) contrato (por meio de termos explícitos ou implícitos);

    (b) legislação; ou

    (c) outra ação da lei.

    Obrigação não formalizada é uma obrigação que decorre das ações da entidade em que: (a) por via de padrão estabelecido de práticas passadas, de políticas publicadas ou de declaração atual suficientemente específica, a entidade tenha indicado a outras partes que aceitará certas responsabilidades; e (b) em consequência, a entidade cria uma expectativa válida nessas outras partes de que cumprirá com essas responsabilidades.

    Passivo contingente é: (a) uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou (b) uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida porque:

    (i) não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou

    (ii) o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade.

    13. Este Pronunciamento Técnico distingue entre: (a) provisões – que são reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação; e (b) passivos contingentes – que não são reconhecidos como passivo porque são: (i) obrigações possíveis, visto que ainda há de ser confirmado se a entidade tem ou não uma obrigação presente que possa conduzir a uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos, ou (ii) obrigações presentes que não satisfazem os critérios de reconhecimento deste Pronunciamento Técnico (porque não é provável que seja necessária uma saída de recursos que incorporem benefícios econômicos para liquidar a obrigação, ou não pode ser feita uma estimativa suficientemente confiável do valor da obrigação). 

    Reconhecimento Provisão 14.

    Uma provisão deve ser reconhecida quando:

    (a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

    (b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

    (c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida