falarodrigo Ambicioso
Cara Gabriela,
Não será preciso muitas operações matemática, pois se trata de um exercício de raciocínio. Considerando:
c==> uma parte de concentrado;
a==> uma parte de água;
r==> uma parte de refresco;
s==> uma parte de suco;
Com as informações do enunciado, podemos construir o sistema:
1c + 3a = 4s (Primeira premissa de que uma parte de concentrado + três partes de água resultam em quatro partes de suco)
1c + 6a= 7r (Uma parte de concentrado mais seis partes de água é igual a sete partes de refresco)
Se o suco é composto por 1 de concentrado e 3 de água e o refresco é um de concentrado e seis de água, podemos dizes que o refresco é composto pelo suco mais 3 partes de água, afinal 1c + 6a = 1c + 3a + 3a.
Isso implica dizer que as quatro partes de suco geradas na primeira equação mais três partes de água são iguais às sete partes de refresco.
Escrito de maneira matemática, temos:
4s + 3a=7r
Nessa última equação, para termos o refresco ao final (7R) a relação entre a água e o suco deverá ser mantida, portanto, o número antes da parte de suco será a x partes de suco e o valor que acompanha a água será o y partes de água para que o refresco seja produzido dessa maneira.
Logo, a relação entre x e y para que o refresco seja produzido será:
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/234259#readmore
GABARITO: D
Esta questão é meio capciosa. Errei da primeira vez, mas depois do comentário do Ueslei de Castro, me lembrei de uma coisa que a gente sempre se esquece: somar a quantidade de partes da razão.
Então,
Se o suco corresponde a 4 partes (1 de concentrado + 3 de água), faltam somente 3 partes de água, já que o refresco possui 1 parte de concentrado e 6 de água (7 partes ao todo). Podemos concluir então que:
A razão do refresco é
SUCO / 3 partes de água
E já que o SUCO corresponde a 4 partes (1 de concentrado e 3 de água), então:
4/3.