SóProvas


ID
2421847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Acerca dos defeitos em equipamentos de refrigeração, julgue o próximo item.

As causas prováveis para o acionamento do pressostato de alta pressão incluem válvula de expansão muito aberta ou muito grande; vazamento da carga do bulbo da válvula de expansão; evaporador sujo, congelado ou com ventilador inoperante; filtro secador da linha de líquido obstruído; temperatura de condensação muito baixa; e falta de fluido refrigerante.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Entupimento do evaporador implicaria em pressão de sucção extremamente baixa. Tambem implicaria em temperatura de condensação muito alta. Para dar uma justificativa melhor, porém, preciso ler mais sobre essa parte prática. Portanto, quem quiser complementar, fique à vontade!

  • Não sou técnico, portanto, não entendo muito essa parte mais prática. Mas poderia dizer que:

    As causas prováveis para o acionamento do pressostato de alta pressão incluem:

    - válvula de expansão muito aberta ou muito grande; (isso apenas acarretaria aumento de vazão e uma pressão até mais baixa na linha de alta)

    - vazamento da carga do bulbo da válvula de expansão; (isso provocaria alteração no controle de vazão da válvula, não sei se vai fechar mais ou abrir mais; podendo aumentar ou diminuir a pressão de alta)

    - evaporador sujo, congelado ou com ventilador inoperante; (esses defeitos reduzem a pressão de baixa e não na linha de alta)

    - filtro secador da linha de líquido obstruído; (acredito que isso poderia aumentar a pressão e provocar acionamento do pressostato de alta)

    - temperatura de condensação muito baixa; (a temperatura baixa reduziria a pressão de saturação da linha de alta e o pressostato da mesma não seria acionado)

    - falta de fluido refrigerante. (a falta do mesmo causaria no máximo redução na pressão de alta)

    .

    Bons estudos

  • Pouco refrigerante ou mesmo sua falta faz a pressão na linha de sucção cair dramaticamente, de modo que o pressostato de baixa (e não o de alta) desarma o compressor.