SóProvas


ID
2422942
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a estrutura organizacional da Farmácia Hospitalar, um importante componente é a distribuição de medicamentos. Considerando as características do Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária, pode se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Mais seguro para o médico? Brincadeira né?

  • A alternativa A é a única errada na questão, acho q o enunciado deveria ser pra marcar a unica alternativa incorreta.

  • O quesito segurança deveria visar o paciente? Questão mal formulada!

  • A correta é a errada, marcando a errada você acerta sem errar....Dilma.

  • "ao melhorar o controle de processo de dispensação de medicamentos, o sistema de dose unitária proporciona MAIOR SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MÉDICO - ao garantir que a terapêutica medicamentosa está sendo cumprida segundo sua orientação, para a equipe de enfermagem - ao reduzir suas atividades burocráticas a favor da assistência ao paciente e para o farmacêutico - ao permitir que seus conhecimentos sejam empregados e reconhecidos como importantes na recuperação do paciente"

    Silvia Storpirtis, 200, p. 164

    b) é a distribuição ordenada de medicamentos com formas e dosagens prontas para serem administradas a um determinado paciente, de acordo com a PRESCRIÇÃO ORIGINAL OU CÓPIA DIRETA da prescrição, num certo período de tempo.

    c) é mais seguro para o paciente, visto que reduz a incidência de erros, E REDUZ os custos para a instituição.

    d) é o único que possibilita revisão das prescrições médicas para o mais adequado seguimento farmacoterapêutico do paciente. ERRADO POIS O INDIVIDUALIZADO TAMBÉM POSSIBILITA A REVISÃO!

    e) é mais efetiva no controle da administração dos medicamentos pelo ENFERMEIRO

  • Dose unitária

    Vantagens: No sistema de dose unitária podemos referir as seguintes vantagens:  O medicamento encontra-se devidamente identificado até ao momento da sua administração;  Não são necessários cálculos de dosagens por parte da enfermagem;  Redução da incidência de erros de administração;  Redução do tempo da enfermagem em atividades relacionadas com medicamentos, permitindo que estejam mais disponíveis para o doente;  Diminuição de stocks nos serviços e, consequentemente, um controlo dos mesmos;  Otimização no processo de devoluções à farmácia;  Controlo de infeções hospitalares que advenham da má manipulação e preparação da medicação;  Grande adaptabilidade a sistemas automatizados e computadorizados;  Identificação dos gastos com medicamento por paciente;  Participação do farmacêutico na validação da prescrição;  Redução do espaço destinado a guardar os medicamentos nas enfermarias antes da administração;  Melhoria da qualidade de assistência que é prestada ao paciente (Reis & Gomes, 2001). Tudo em grifo se traduz em segurança ao paciente.

    Desvantagens: Consideramos os seguintes aspetos como desvantagens:  Elevado investimento financeiro;  Necessidade de aquisição de materiais e equipamentos específicos;

    Logo a letra correta é a C

  • Quem se preocupa com a segurança do médico é a CIPA. farmacêutico tá preocupado com o paciente. questão ridícula.