SóProvas


ID
242302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando o cenário histórico do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

O Hamas é uma organização radical islâmica dominada pelo fanatismo e usa métodos terroristas. Seus líderes são proponentes do jihadismo, movimento cujo objetivo mais geral é a guerra santa em nome do Islã e cujo objetivo mais específico é a criação do Estado de Israel.

Alternativas
Comentários
  • ...cujo objetivo mais específico é a criação da PALESTINA.


  • O Hamas é uma organização radical islâmica dominada pelo fanatismo e usa métodos terroristas. Seus líderes são proponentes do jihadismo, movimento cujo objetivo mais geral é a guerra santa em nome do Islã e cujo objetivo mais específico é a criação do Estado de Israel.

    Encontra-se marcado os trechos do enunciado em que tornam a alternativa como errada.

    1. O Hamas é uma organização humanitária existente no munso islâmico, onde coordena inumeros projetos voltados a educação e saúde nos países  regido pelo islamismo, tendo por este ponto de vista a sua defesa e reconhecimento pelo governo do Irã, no entanto  somente 2% do que corresponde a toda a organização tem uma leitura do Al- Corão fundamentalista que de acordo com interpretações fanáticas que ocorre em todas as religiões do globo fundamenta-se no preceito da Jihad ou para nós a Guerra Santa. Contrário do que o texto deixa subentendido de que é uma organização voltada somente para práticas terroristas.

    2. A luta maior dos grupos fundamentalistas islãmicos é de livrar seu povo da ocidentalização comercial e sua influência nos costumes e tradições no mundo mulçumano, ou simplesmente a "cruzada religiosa" iniciada desde a morte de Maomé, alguns entusiastas ainda afirmam que este é um preceito para que o número de seus seguidores aumentem, diferenciando da luta por território como ocorre na Palestina. Já que o Estado de Israel,foi criado para os judeus vitimas do holocausto nazista na 2ª Guerra Mundial, mas que de lá pra cá aumetaram seus limites em relação daqueles que foram determinados na conferência da ONU em 1945 
  • O Hamas é uma organização radical palestina que não reconhece a existência do Estado de Israel e que, desde junho de 2007, controla a Faixa de Gaza. O Hamas é, ao mesmo tempo, um partido político e um movimento militar. Prega o fim do Estado de Israel e a sua substituição por um Estado palestino que ocuparia a área onde hoje estão Israel, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. É também considerado uma organização terrorista pela União Europeia, pelos Estados Unidos, pelo Canadá, pelo Japão e, claro, por Israel. Para muitos palestinos, entretanto, trata-se de uma organização beneficente, que presta ajuda e assistência nos lugares onde a Autoridade Nacional Palestina (ANP) falha. Foi também graças à atuação do Hamas que foram inaugurados hospitais, jardins-de-infância, escolas e pontos de distribuição de sopa nos territórios em conflito, o que permitiu que a organização ganhasse amparo junto à parte pobre da população palestina.
  • o objetivo é destruir Israel e não a criação como diz a questão.