SóProvas


ID
2423110
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                TEXTO 1

      Este é um fragmento inicial do artigo “Foucault, as Palavras e as Coisas”, de Fran Alvina, publicado em setembro último no blog OUTRAS PALAVRAS. Leia-o, atentamente e responda às questões propostas a seguir:


      “(…) Nas ‘democracias’ esvaziadas, não se tenta usurpar apenas o poder político, mas também o sentido dos termos. Por isso, a Resistência é também um ato linguístico.”

      Parafraseando um texto clássico de Michel Foucault, As palavras e As Coisas [Le Mots et Les Choses], que agora em 2016 completa 50 anos de sua primeira edição, podemos afirmar que o poder se exerce sobre as palavras e as coisas. E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal se mostra cada vez mais claramente. O pensador francês nos faz ver ao longo de sua obra, arguta e perspicaz, que o poder não se exerce apenas sob a forma dos aparelhos repressores — ou seja, o poder não é apenas aquele que se impõe pela força física, pela coação do corpo. O poder também se faz no e por meio dos discursos. Mesmo aqueles que não são proferidos dos clássicos lugares do poder, são discursos de poder. Por isso, o caráter discursivo do Golpe não é menor que seu caráter político. São indissociáveis, pois não há política sem discurso, não há vida política sem a ação das palavras que significam e ressignificam as coisas. Sem a palavra, sobra ao poder apenas a coação física, mas essa forma, embora possa ser mais rápida e direta, é menos sutil, portanto mais fácil de ser denunciada.(…)”

                       Fran Alavina.

http://outraspalavras.net/brasil/foucault-as-palavras-e-as-coisas/

Sem a palavra, sobra ao poder apenas a coação física, mas essa forma, embora possa ser mais rápida e direta, é menos sutil, portanto mais fácil de ser denunciada.”


Assinale a alternativa que reescreve corretamente esse fragmento que encerra o TEXTO 1, a fim de dar-lhe maior coesão, mediante o uso adequado dos recursos disponíveis na língua.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

     

    Aguardando comentários do professor ou das pessoas que acertaram e poderiam dividir seu conhecimento...

    Desde já, obrigado :)

     

    Editado 10/11/17: reparei que conjunção(coesão) foi trocada por outra conjunção adversativa permanecendo o mesmo sentido.

     

    Sem a palavra, sobra ao poder apenas a coação física, mas essa forma, embora possa ser mais rápida e direta, é menos sutil, portanto mais fácil de ser denunciada.”

    Sem a palavra, sobra ao poder apenas a coação física. Essa, contudo, embora mais rápida e direta, é menos sutil e, portanto, mais facilmente denunciável.

  • Sinceramente, nessas questões da PR4, eu tenho seguido um tipo de pensamento mais do tipo: Caramba, essa alternativa está muito boa, enquanto as outras estão no máximo mais ou menos rs. Algumas vezes tenho marcado o gabarito embasado nisso. Mas, tentando comentar a questão ...

     

    a) Quando se fala em coesão, se fala em escrita lógica, encadeada, que faz sentido. Descartei essa alternativa justamente porque ela entruncou bastante a compreensão do trecho, além de ter um erro de pontuação: "Que, embora possa ser..."

     

    b) " onde mesmo mais rápida e direta é menos sutil " ... coagir fisicamente ... rápida e direta... concordância errada e não faz o menor sentido.

     

    c) Não facilita a compreensão da ideia, mas entrunca mais ainda os termos em posições bem intercaladas.

     

    d) Correta, traz uma ótima reescritura do trecho. O termo "essa" traz uma coesão referencial ao termo "coação física".

     

    e) Esse "Inclusive" não exprime o mesmo sentido que a preposição conclusiva "portanto" do final do trecho.

     

    Espero ter ajudado em algo.

  • Essa questào eu resolvi através de conjuncoes. Eles substituiram algumas conjuncoes por outras.

  • Respondi a questão observando os tempos dos verbos para reescritura isso conta muito

  • a) ERRADA (tempos verbais diferentes)   -  Sem a palavra, SOBRA (presente indicativo) ao poder apenas a coação física, que embora possa ser mais rápida e direta, SERÁ (futu do presente) menos sutil, portanto pode ser facilmente denunciada. 

    d) CERTA -  Sem a palavra, SOBRA (presente indicativo)ao poder apenas a coação física. Essa, contudo, embora mais rápida e direta, É(presente indicativo) menos sutil e, portanto, mais facilmente denunciável.