SóProvas


ID
2423113
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                TEXTO 1

      Este é um fragmento inicial do artigo “Foucault, as Palavras e as Coisas”, de Fran Alvina, publicado em setembro último no blog OUTRAS PALAVRAS. Leia-o, atentamente e responda às questões propostas a seguir:


      “(…) Nas ‘democracias’ esvaziadas, não se tenta usurpar apenas o poder político, mas também o sentido dos termos. Por isso, a Resistência é também um ato linguístico.”

      Parafraseando um texto clássico de Michel Foucault, As palavras e As Coisas [Le Mots et Les Choses], que agora em 2016 completa 50 anos de sua primeira edição, podemos afirmar que o poder se exerce sobre as palavras e as coisas. E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal se mostra cada vez mais claramente. O pensador francês nos faz ver ao longo de sua obra, arguta e perspicaz, que o poder não se exerce apenas sob a forma dos aparelhos repressores — ou seja, o poder não é apenas aquele que se impõe pela força física, pela coação do corpo. O poder também se faz no e por meio dos discursos. Mesmo aqueles que não são proferidos dos clássicos lugares do poder, são discursos de poder. Por isso, o caráter discursivo do Golpe não é menor que seu caráter político. São indissociáveis, pois não há política sem discurso, não há vida política sem a ação das palavras que significam e ressignificam as coisas. Sem a palavra, sobra ao poder apenas a coação física, mas essa forma, embora possa ser mais rápida e direta, é menos sutil, portanto mais fácil de ser denunciada.(…)”

                       Fran Alavina.

http://outraspalavras.net/brasil/foucault-as-palavras-e-as-coisas/

E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal se mostra cada vez mais claramente.”


Assinale a alternativa que apresenta a redação correta desse trecho do TEXTO 1, capaz de conferir-lhe os adequados paralelismos sintático e semântico.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    editado 26.9.17

    Valeu pelo parecer da banca jaque... 

    obrigado :)

  • Tbm não entendi! Essa banca possui algumas questões confusas!

     

  • Parecer da Banca Examinadora:

    O enunciado da questão recorrida pede que seja assinalada a alternativa que apresenta a redação correta do trecho destacado do TEXTO 1, capaz de conferir-lhe os adequados paralelismos sintático e semântico.

    Quanto à questionada troca do demonstrativo “Nesses” (utilizado pela autora) por “Nestes” (conforme usado no texto da alternativa A), cabem as considerações adiante.

    Simplificadamente, podemos dizer que os pronomes demonstrativos indicam a posição de um ‘ser’ no espaço e no tempo, tendo como referência as pessoas do discurso. Também o texto, ele mesmo, por vezes, pode se constituir em parâmetro para o emprego desses pronomes. No caso da questão recorrida resta claro que a referência a se considerar deve ser a temporal. Em 2016 (tempo presente do texto), a autora menciona e relaciona duas circunstâncias que ocorreram em 2016: (1) o cinquentenário da primeira edição da obra “As palavras e As Coisas [Le Mots et Les Choses]” (“que agora em 2016 completa...”) e (2) os acontecimentos ocorrentes que culminaram no afastamento e no denominado processo de “impeachment” da Presidente(a) da República (“E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal se mostra cada vez mais claramente.”). O problema é que a norma gramatical estabelece que, para indicar o tempo presente, se deve utilizar os demonstrativos este, esta, isto (e suas contrações). A ‘correção’ obedeceu, assim, ao indicado no enunciado.

    Também, nesse mesmo sentido, no texto da alternativa correta (A), foi suprimida a dupla adjetivação utilizada pela autora na expressão “da vida nacional popular”, pelo comprometimento semântico que enseja.

    Igualmente – a fim de estabelecer um adequado paralelismo sintático e semântico ao trecho reescrito -, associou-se o substantivo fenômeno ao demonstrativo “tal”, que figura isolado na versão original. A palavra é tomada aqui por suas acepções vernaculares de “fato ou evento de interesse científico, que pode ser descrito e explicado cientificamente, objeto do conhecimento não em si mesmo, mas sempre na relação que estabelece com o sujeito humano que o conhece, e portanto captado segundo a perspectiva das formas a priori de intuição (espaço e tempo) e categorias inatas do intelecto”.

  • Nota Zero para a Banca que viajou longe para forçar a barra. 

  • Banca esquerdosa!! 

  • "Esse" ou "Este"? 

    "Esse" é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. Por exemplo:  A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação.

    "Este", por sua vez, introduz uma ideia nova, ainda não mencionada. Por exemplo:
    Esta ideia de presente é interessante: uma joia.

    FONTE:http://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=46

    quanto a questão teria de dizer = NESTES DIAS TRÁGICOS  

    a) Nestes dias trágicos da vida nacional, tal fenômeno (= PODER)  se manifesta cada vez mais claramente. correta

    a letra e está errada porque diz tal "processo"

  • é complicado fazer e pagar por fazer provas  destas bancas de UFs da vida (TEC. ADMINISTRATIVO), que extrapolam os conhecimentos de portugues gramatical, o que me cheira MUTRETAGEM DA PIOR FORMA, pq faz voce se desgstar absurdamente para uma prova sendo que poderia ter ganhado tempo para se dedicar para um outro edital, e POR ISSO te fazer de cara de PALHAÇO mais uma vez (RELACIONANDO NA MINHA AREA DE BIOLOGIA)...ENFIM, quando é que a lei que deveria proteger o concurso publico terá por fim, uma FISCALIZAÇÃO MAIS FERRENHA PARA ESTES CERTAMES....QUANDO???...o que faz com que voce chega em uma prova de portugues como essa, que foi, fique perdido, por mal feitaçoes de questoes duvidosas e mal eleboradas, com um intuito: BUSCAR A FINALIDADE DA PESSOALIDADE DO CERTAME....SAN 

  • Questão sobre PARELELISMO SINTÁTICO(FGV ama)

    Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, como termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. O uso de estruturas com essa simetria sintática confere clareza, objetividade e precisão ao discurso.

    “E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal se mostra cada vez mais claramente.”

    A) Nestes dias trágicos da vida nacional, tal fenômeno se manifesta cada vez mais claramente.

    B) E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal coisa se mostra cada vez mais claramente.

    C) Em meio a esses trágicos dias da vida nacional popular, tal poder se mostra ainda mais claramente.

    D) Nesses dias trágicos da vida nacional, esse(sem paralelismo tal diferente de esse) poder se exerce cada vez mais claro (sem paralelismo).

    E) E, nestes dias trágicos da vida nacional e popular, tal processo se revela ainda com maior clareza (sem paralelismo).

    não sei explicar pq não é letra b.