SóProvas


ID
2423251
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Podemos definir a alcalinidade como sendo a quantidade de ácido necessária para neutralizar as bases presentes numa amostra de água. Os principais compostos responsáveis pelos diferentes valores de alcalinidade nas águas naturais são as bases conjugadas do ácido carbônico, carbonatos e bicarbonatos. Processos metabólicos como a fotossíntese e a respiração podem interferir, em diferentes proporções, nos valores de pH em função da alcalinidade da água, visto que:

Alternativas
Comentários
  • Como ambiente tem baixo valor de alcalinidade então, obviamente, o valor de pH será alto. Ainda tem a contribuição dos organismos fotossintéticos, que consomem o gás carbônico do meio e libera o oxigênio, aumentando ainda mais o pH. Gab.: B
  • O gás carbonico proporciona acidez ao meio, quando removido a tendencia é o pH elevar.

  • pH > 7 = básico

     

    Alcalinidade pode ser vista como basicidade, isto é, quanto mior o pH da solução, mais alcalina essa será.

     

    al·ca·li·no

    1. [Química]  Que é da natureza do alcali ou que contém alcali.

    2. [Química]  Que tem o valor de pH superior a 7,...

  • O erro da opção A está em apontar ambientes heterotróficos enquanto enunciado da questão fala de fotossíntese e respiração. Aquela só ocorre nas plantas, as quais são autótrofas.

  • Eu raciocinei assim: se existe grande quantidade de fotossíntese, temos grande consumo de CO2 devido ao ciclo de Calvin. Portanto, com menos CO2 disponível, a tendência é que se forme menos ácido carbônico. Logo, há um deslocamento no equilíbrio de dissociação do ácido carbônico, alcalinizando o PH ao formar-se bicarbonato. Temos um ambiente com baixo valor de alcalinidade, ou seja, PH alto. LETRA B.