SóProvas


ID
2423842
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o disposto na NBC TG 23 (R1) – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O efeito da mudança de estimativa comporta aplicação retrospectiva, no caso de aplicação praticável, resultando no ajuste dos saldos anteriores impactados pela mudança.

II. A mudança na estimativa de vida útil de um ativo depreciável deve ser tratada como mudança de política contábil com aplicação retrospectiva, quando praticável.

III. Na aplicação da mudança de uma política contábil de forma retrospectiva, quando for exigida e praticável, a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • I - a aplicação é PROSPECTIVA

    II - o efeito da mudança relacionada com o período corrente é reconhecido como receita ou despesa no período corrente. O efeito, caso exista em períodos futuros, é reconhecido como receita ou despesa nesses períodos futuros

    III - item correto

     

    Gabarito: Letra D

     

    "..Quero ver, outra vez, seus olhinhos de noite serena.."

  • Vamos analisar as afirmativas.

    I. Incorreta. Se houve mudança na estimativa contábil não há que se falar em aplicação retrospectiva. Imaginem, por exemplo, que o percentual de calote aumentou e a entidade vai mudar esta estimativa na constituição de novas “perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa”. Ora, não faz sentido em aplicar esta mudança para períodos passados. A entidade aplicará tal medida de forma prospectiva.

    II. Incorreta. A mudança da vida útil de ativos depreciáveis, bem como o padrão de seu consumo, são exemplos de mudança de estimativas contábeis.

    III. Correta. Quando uma mudança na política contábil é aplicada, retrospectivamente a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado e os demais montantes comparativos divulgados para cada período anterior apresentado, como se a nova política contábil tivesse sempre sido aplicada.

  • Resposta: alternativa D.

    Comentário da professora Yasmin (queromeucrc.com.br):

    https://www.queromeucrc.com.br/2016/05/questao-38-crc-022015-prova-de-bacharel.html