Conforme Souto (2010, p. 38,53):
A personalização se apresenta como um dos recursos para o desenvolvimento de serviços de disseminação seletiva de informações. Dentre os inúmeros conceitos encontrados, o termo personalização pode relacionar-se, por exemplo à customização de um software, à identificação de dados pessoais, à exibição de páginas na web (a partir das características ou preferências dos usuários) ou à recomendação de conteúdos, a partir dos perfis dos usuários.
Tranferência da informação é um processo que envolve o repasse, realizado por uma fonte, da informação gerada por um produtor (emissor) a um receptor, por meio do envio de uma mensagem, fazendo-se uso de algum canal de comunicação e se concretiza por meio da aquisição, análise, interpretação e assimilação da informação por parte daquele que a recebe. Em determinados casos o emissor pode ser entendido como fonte.
Gab. C
SOUTO, Leonardo Fernandes. Informação seletiva, mediação e tecnologia: a evolução dos serviços de disseminação seletiva de informações. Rio de Janeiro: Interciência, 2010.