SóProvas


ID
242479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público e do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens de 96 a 101.

A ética no serviço público está relacionada à ética das virtudes morais/sociais, o que remete a duas virtudes - polidez e humor - aplicadas ao trabalho do servidor público.

Alternativas
Comentários
  • Alguém que tenha entendido a questão, por favor explique.

  • Qual o sentido de humor nessa questão?
  • "polidez e humor ". Claro que um atendimento do serviço público com esses elementos é muito bom. Mas é uma coisa muito subjetiva. Também não entendi essa questão. Espero que a CESPE não a repita.
  • Poh. Errei.

    Polidez é sinônimo de cortesia e urbanidade e estes termos estão relacionados à ética no serviço público, mas humor  -  é  humor sim – em noções filosóficas (ética) tem haver com lucidez, discernimento, isto é, boa fé e os atos praticados pelos servidores público devem ser munidos de boa fé.  Ademais, são virtudes dos nossos valores morais: a  humildade,  a honestidade, a paciência,  a polidez, o humor, dentre outras virtudes. Portanto, item correto
  • Bah. Essa pergunta ficou muito subjetiva. Humor??? como assim???
    Bom Errei :(
    Mas Analizando bem faz sentido, mas se trata de uma péssima questão.
  • É preciso ser humorista pra acertar essas coisas!!!!!!!!!!!!!!!

  • Eu não tinha conhecimento desta questão das piadas, mas é interessante e importante saber.
  • E outra coisa.. se ela quiser processa-lo na justiça, dou o maior apoio.
  • Que falta de bom humor galera!  
    Nitidamente só estava descontraindo o ambiente a sua maneira. 
  • Não é a toa que o Klaus acertou a pergunta, o cara é o mais bem humorado do QC!! Sempre tem comentários hilários das questões (e às vezes até faz comentários sérios também!)

    MUITO MELHOR do que choramingar é levar na esportiva, comentários bem humorados como os do Klaus são INFINITAMENTE mais construtivos do que comentários repetidos ou que simplesmente colam o dispositivo de lei igual muita gente faz.

    Enfim, o Klaus é uma celebridade do QC. Se ele perder o celular, é capaz de cair na net... quem não gostou, simplesmente bloqueie os comentários dele

    Acho inclusive que se alguém entrasse na Justiça, o juiz riria não só da situação como dos comentários... huauhahuhua
  • Quanto aos comentários do Klauss
    Não vamos defenestrar um colega por uma brincadeira. Achei até muito espirituoso... tudo bem, eu confesso que ri, foi bem inesperado rs.
    Mas ... agora... próxima questão!
  • Perfeitas defesas à liberdade de expressão!

    Sobretudo, em defesa de um defensor destemido dos direitos humanos.

    É cabível lembrar a célebre frase dita inicialmente por Klaus, que inspirou algumas obras de Alexandre Dumas:
    "Klaus por todos! Todos pelo Klaus"

    Guerreiro samurai, andarilho pelas questões postadas no QC.

    Sempre com comentários pontuais, relevantes e nessa questão em especial com um comentário dando exemplo literal sobre o assunto levantado.

    Não entendi o motivo de tantas discriminações, perseguições, ameaças alheias a tudo o que o San Klaus faz por todos, seja atendendo com humor invejável (acho que foi esse o motivo rsrs), seja se declarando verdadeiro guardião da paz e da justiça no universo QC.

    É lamentável esse motim contra Klaus, Serra todos rapaz!

  • ... enquanto isso, entre risos, piadas, e agreções gratuítas, continuo estudando! Não é a razão pela qual estou aqui?

    Graça e Paz!

  • nao entendi polidez e humor? humor signifca ironia de certa forma delicada.
    talvez queriam ligar a 'bom humor'.
  • Humor?!
    Como assim??!?!?!?!?!?
  • Talvez o humor do enunciado tenha que ser interpretado como BOM HUMOR, contrário de mau humor.
    Já vi diversos servidores públicos sendo espirituosos e descontraídos no atendimento e sendo acusados pelo cidadão atendido de estarem "fazendo hora" com a cara do povo.
    Portanto, creio que o humor da questão não seja exatamente o bom humor de descontrair demais, mas sim o de não transmitir mau humor ao cliente
    Bons estudos pessoal
  • Voltando a questão, eu gostaria de saber em quais leis eu posso encontrar essas informações que comprovem que a questão do CESPE está correta pois para mim a questão ainda tá muito subjetiva para não dizer incorreta. Bom humor no sentido literal é sempre muito bom, mas duvido que alguém estaria rindo de uma questão dessa se ela fosse a causa da elminação no exame.
  • Adorei,  Klaus Serra!
  • Realmente é muito ético perder tempo no funcionalismo público contando piadas pra divertir quem precisa de serviço. Péssima questão!
  • Bom, "desprezando" o respectivo conhecimento técnico. O sentido de humor, neste caso, deve ser entendido como boa vontade, urbanidade, cortesia etc.., por parte do servidor, porquanto, devemos dissociá-lo da ideia de irreverência, que exorbita desse comportamento........afetando a impessoalidade.....etc....
  • Humor é amor; ironia é desprezo. Em todo o caso, não há humor sem um mínimo de simpatia. Simpatia na dor, simpatia no desamparo, simpatia na fragilidade, na angústia, na vaidade, na insignificância universal de tudo... O homem de humor, dizia Aristóteles, ri como se deve (nem de mais nem de menos).

  • Bem,

    Sobre a polêmica da piada, fica dica: há uma grande diferença em rir com os outros colegas, com comentários bem humorados que deixe a rotina de estudo menos cansativa e ri dos outros colegas que porventura tenham postado algum comentário incorreto. (não sei se é caso, tendo em vista que o comentário já foi apagado).
  • bom humor aqui não se trata de fazer piadas, colocar apelidos nos colegas ou fazer malabarismo enquanto atende um cidadão!
    bom humor aqui é ter aquele sorriso no rosto que encanta e transmite uma serenidade, confiança e alegria em mostrar que gosta e tem prazer no que está fazendo!

    obs.: Klaus explanou nos comentários!!
  • Klaus Serra  está certíssimo, e além do mais...apesar de ser um pouco subjetivo a palavra HUMOR, esta se refere a que, o servidor deve trabalhar de bom humor e não de mal humor...

    esse foi meu entendimento da questão, simples assim !!!

    Foco, Força, Fé em Deus e nos Estudos !!
  • Achei a questão estranha, então fui pesquisar e encontrei isso aqui: 

    UnB - CESPE -SRH    Programa Permanente de Capacitação e Atualização de Pessoal  Minicurso de Ética Profissional - 14 de junho a 30 de julho de 2004  Professores: Ana Míriam Wuensch, Carla Bordignon, Ubirajara C. Carvalho e Wilton Barroso Filho    PROGRAMA DE ÉTICA PROFISSIONAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS    1. Breves considerações sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder  Executivo Federal (Decreto nº 1.171 de 22/06/1994): Cidadania, Serviço Público, Moralidade (Ética)  e Legalidade.    2. Breves considerações sobre Ética e Moral. Autonomia e Heteronomia.    3. Ética das Virtudes morais/sociais na abordagem de André Comte-Sponville. Duas virtudes:  polidez e humor aplicadas ao trabalho do servidor público.    4. Atividades de estudo e reflexão

    http://www.cespe.unb.br/colaboradores/chefes_fiscais_04_1/arquivos/apostila_curso_srh_etica.pdf
  • So podia ser CESPE...KKKK

  • Ao ver os comentários vejo que todos temos um bem em comum.... kkkkkkkk

    -1 para todo mundo.... kkkk

    Humor??? "palhaçada"

  • Comentários:

    Alternativa certa: Certo

    Decreto 1.171/94 – Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    I – A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia, e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício de cargo ou função, ou fora dele, já que, refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    IX – A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributosdireta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV – São deveres fundamentais do servidor público:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhesdano moral

  • Klaus Serra Valeu!

  • Humor?

  • As questões de ética dessa prova do MMA são as mais bizarras que já vi na vida...

  • LOUCURA ESSE ITEM!!!


  • INACREDITÁVEL ESSA QUESTÃO ''POLIDEZ'' , ''HUMOR'' ESSAS PALAVRAS NEM EXISTEM NO DECRETO 1.171 SÓ A CESPE MESMO VIU!

  • EU PELO MENOS NÃO ACHEI GRAÇA...  ¬¬



    GABARITO CERTO
    Cespe adora sinonímia povoo cuidado!
  • Só pensar se há motivos pra considerar a questão errada... não vi e marquei correto.

  • Ta beleza, por hoje chega.

  • Agora imagina você ser notificado pela comissão de ética porque não tem bom humor.

  • É o seguinte: Senhor criador de questões que trabalha pra CESPE, me dá uma tragada desse treco.

  • "Só sei que nada sei." ¬¬'

  • Tem que ter humor com CESPE, e ainda tem gente que gosta! Quer dizer trabalhar com bom humor, com aquele sorriso no rosto :)

    Polidez  caráter ou qualidade do que é polido, atitude gentil; cortesia, civilidade.   

    1. Humor, significa a disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica.

    2. O que é humor: estado de espírito; algo que desperta bem estar; estar de bem com a vida.

    3. Questão certa

  • Pessoal temos que ver esta questão com bom humor, afinal, estamos aqui para aprender e depois de tantos comentários, duvido que o cespe nos pegue novamente com uma alternativa dessas. Lembrando que, quando formos servidor público, nunca esqueceremos a "pegadinha" do cespe relativa ao humor. Bom, e ser servidor público é estar sempre de bom humor, afinal, como o próprio nome da palavra, estaremos para servir o público. Sei que o comentário em nada acrescenta aos estudos, mas espero que que tenhamos bom humor para prosseguir.

    Bons estudos colegas.

  • Agora o servidor tem que ser palhaço!... Putz..

  • Ainda não vi na teoria que ética se relaciona com humor 

  • Se pelo menos o elaborador tivesse escrito "bom humor" eu teria acertado.. ¬¬' nem isso ele escreveu..

  • humor....??? Fala sério!

  • vamos rir porque não quero ninguém de mau humor trabalhando comigo ok? rsrsr

  • Quanto mais questões da CESPE eu respondo, mais indignada  eu fico com a falta de respeito com que tratam o candidato!!! esse tipo de questão é vergonhosa!!! apelativa!!! não contribui em nada, não testa conhecimentos.... simplesmente ridículo!! 
    E a gente recorre e eles simplesmente ignoram.. absurdo!!!!!!





  • De onde tiraram essa de polidez e humor? Já li e reli os decretos e não vi nada disso.

  • Quem puder, indique a questão para comentários. Vai que... rsrsrs

  • Boa Galera, fazer o que né? 

  • Tiririca funcionário do mes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Apesar da palavra "humor" não está descrita no decreto que rege a conduta do servidor público, subentende-se (princialmente por a CESPE a fomentadora das questões) que o estado de humor influi diretamente no serviço a ser prestado; o que não seja de ser verdade.

  • Tudo indica que a banca tenha se inspirado no texto "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes", de André Comte-Sponville, que inclusive consta em uma apostila de capacitação promovida pela própria Cespe.
    Paciência! --'
    Segue o link: http://www.cespe.unb.br/colaboradores/chefes_fiscais_04_1/arquivos/apostila_curso_srh_etica.pdf 

  • Eu poderia está está curtindo, saindo, pulando carnaval...mas estou aqui respondendo uma questão ridícula dessa do CESPE #castigopraconcurseiroépouco

  • 03:35 da madrugada e me deparo com essa questão....Depois dessa vou dormir..

  •  O que é humor: estado de espírito;algo que desperta bem estar;estar de bem com a vida.

  • Eu até ri lendo essa questão. Depois ela, por último, riu de mim, que errei.

  • KKKKKK

    Priscila Bonatto, seu comentário foi idêntico ao meu sentimento....

  • Por isso que o Tiririca tá lá, explicado

  • Ué, tem que contar uma piada depois que atender as pessoas? Não entendi.

  • Morri de rir com o comentário do Wagner Silva. kkk

  • Oxe, num entendi foi NADA!!!!

  • Vou levar meu livro do Costinha para a repartição!!!

  • Um dos nossos colegas aqui explicou bem ao lembrar das regras deontológicas: "Tratar mal uma pessoa que paga seus tributosdireta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. " Não ser polido ou ter mau humor de certa forma é tratar mal...

  • Errei, porém, pode ser que humor nesse caso signifique estar de bom-humor ao contrário do que seria ir trabalhar de mau-humor. Ninguém merece um colega de trabalho ou precisar de um servidor de cara amarrada

  • Gabarito Certo: 

     De acordo com a CESPE, apenas polidez e humor são necessários para que uma pessoa satisfaça a condição de ser ético no serviço público. Não queira entender... apenas passa pra próxima, assim você economiza tempo pro que é importante

  • Diabo de questão é essa!!!

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK esses comentários são demais

  • Ano: 2009  Banca: CESPE

    Órgão: MMA

    Prova: Agente Administrativo

    A impessoalidade no tratamento aos cidadãos usuários é garantida pela conduta do servidor público caracterizada por frieza, distanciamento e objetividade.

     

    Gabarito: ERRADO. 

    Viram só? Frieza não, humor sim :D

  • Vivendo e aprendendo... 

  • Haha!!!Só a CESP mesmo...Glu-GLu,nhe-nhe...HUMOR MINHA GENTE!!!

    Ta de sacanagem com a gente!!!Só na cabeça deles isso é certo,pois bem sabemos,com toda nossa teoria e tudo que estudamos ,é divergente.

    Falta de humor esse equivoco .

  • Humor foi froide!Só podia ter sido de 2009 essa questão ... banca ridícula hahaha

  • Acho que a CESPE sacrifica 5 bodes pretos e invoca Baduel no meio de um sigilo para ter inspiração pra esse tipo de questão.

  • Essa questão deveria ter sido anulada, haja vista que em nenhum decreto sobre ética no serviço público fala de "humor", ms sim de ser probor, cortez. Enfim.. Prestação de serviço "séria". Caros concurseiros mesmo após a divulgação do gabarito preliminar da CESPE sugiro analisar cada questão que vc tenha no entendimento deles errado, pois são passiveis de recurso.

    TODA E QUALQUER BANCA SÓ PODE COBRAR AQUILO QUE ESTÁ NO EDITAL E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, não existe esse negócio de INTERPRETAÇÃO. Na pior das hipóteses ENTREM COM PROCESSO. LEMBREM-SE QUE UMA QUESTÃO FAZ TODA A DIFERENÇA. 

  • Polidez e Amor kkkkkkkkkkkkkkkkkk só rindo mesmo
  • Humor!? Puts!

     

    Eu tenho boa intuição, a Dani Calabresa e o Rodrigo Faro. Todo mundo tem algo... humor, hunrum, sei...

  • Questão quizumbeira administrada pelo cão.

  • vou me dar bem... sempre quando menos espero vem a tona um ataque de riso que dou risada até dos mosquitos voando.

  • cespe: a engraçadinha

  • Eu interpretei esse item da seguinte forma:

    Moral ---> Comportamento de acordo com minha natureza individual... O que eu sou? Sou educado. Polido.

    Social ---> Comportamento de acordo com minha natureza coletiva... Como posso ser? Posso ter bom humor no trato com as pessoas.

    Ao menos pra mim fez sentido.

    #Paz

  • Humor é sacanagem...

    Mas faz sentido! Após anos nessa vida bandida que é estudar pra concursos tem que trabalhar com alegria e bom

    humor mesmo!

    Gabarito: Certo.

    #FénoPai

  • Cadê o comentário do(a) professor(a)?

    "As virtudes são nossos valores morais, mas encarnados, tanto quanto pudermos, mas vividos, em ato. Sempre singulares, como cada um de nós, sempre plurais, como as fraquezas que elas combatem ou corrigem. Não bem em si: o bem não existe, está por ser feito, é o que chamamos de virtudes. Entre elas a humildade, a paciência, a solidariedade, a honestidade, a polidez e o humor, etc."

    Segundo Aristóteles, o homem de humor ri como se deve (não ri de mais nem de menos).

    A polidez é a primeira virtude, aquela cuja incidência ocorre na infância, com os primeiros entendimentos do que é "certo" ou "errado" e, portanto, precede a moral.

    Gabarito C

  • Li a questão e dei risada. Quando vi o gabarito fiquei sério huahuahuahauhuhauhauhauh......

  • Só acerta quem não estudou kkkkkkk

  • Vai com teu humor pra tu ver kkkkkkkkkkkkk

  • Minha gente.... Meu humor foi pra PQP depois dessa questão