-
Multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação. A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual encontra-se fragmentado em várias disciplinas.
De acordo com o conceito de multidisciplinaridade, recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Assim, cada matéria contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, já que impede uma relação entre os vários conhecimentos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade
-
FORMADORA: Elisângela de Lima Lopes
NOME: Odeilde Pereira de Jesus.
CONCEITOS DE:
A Multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.
A Pluridisciplinaridade diz respeito ao estudo de um tópico de pesquisa não apenas em uma disciplina, mas em várias ao mesmo tempo.
A Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.
A Transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.
A multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são como quatro flechas lançadas de um único arco: o conhecimento.
-
Utilizando outra concepção de Vasconcelos (2002), temos a multidisciplinaridade como uma multiprofissinalidade onde profissionais de diferentes disciplinas atuam separadamente; temos a interdisciplinaridade como horizontalização das relações entre as disciplinas; e a transdisciplnaridade como a criação de um novo campo teórico de disciplinas mais amplas (VASCONCELOS, 2002). Sobre a multidisciplinaridade/pluridisciplinaridade, temos que as concepções nos parecem as mesmas, não há avanço de fronteiras disciplinares, cada disciplina permanece isolada, sem cooperação e troca de informações profundas. São interações superficiais para o desenvolvimento de um objetivo ou finalidade.
Texto fonte: A Interdisciplinaridade e o Serviço Social: estudo das relações entre profissões
EDIANE MOURA JORGE REINALDO NOBRE PONTES
-
GABARITO LETRA D
-
Multidisciplinaridade -> Justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas. Adição de disciplinas com cooperação mínima.
Transdisciplinaridade -> Nível mais elevado das relações interdisciplinares. Cria uma interação tão alta que gera nova disciplina e conhecimento.
Intersetorialidade -> Compõe os diferentes setores que constroem, de forma conjunta e pactuada, um projeto integrado destinado a alcançar objetivos mais amplos.
Interdisciplinaridade-> Diversas disciplinas conduzem a uma interação, a uma subjetividade, horizontalidade.
Pluridisciplinaridade-> Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos, temos cooperação, mas sem coordenação.