-
Certo.
Pois com a Gestão de documentos é assegurada de forma eficiente a destinaçao dos documentos, não sendo eliminados de qualquer formar.
Com isso é possivel fazer o recolhimento de documentos históricos para a guarda permanente.
Gestão de Documento "... visando a sua eliminação ou RECOLHIMENTO para guarda permanente. Lei 8.159\91
-
Na etapa de destinação, deve-se identificar os documentos com valor histórico, relevantes para a história da instituição e da sociedade.
Gabarito: correto.
-
OBJETIVOS DA GESTÃO DE DOCUMENTOS:
ASSEGURAR DE FORMA EFICIENTE, A PRODUÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, MANUTENÇÃO E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS;
GARANTIR QUE A INFORMAÇÃO GOVERNAMENTAL ESTEJA DISPONÍVEL QUANDO E ONDE SEJA NECESSÁRIA AO GOVERNO E AOS CIDADÃOS;
ASSEGURAR A ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE NÃO TENHAM VALOR ADMINISTRATIVO FISCAL, LEGAL OU PARA A PESQUISA CIENTÍFICA;
ASSEGURAR O USO ADEQUADO DA MICROGRÁFICA, PROCESSAMENTO AUTOMATIZADO DE DADOS E OUTRAS TÉCNICAS AVANÇADAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO;
CONTRIBUIR PARA O ACESSO E PRESERVAÇÃO DOS DOCUMENTOS QUE MEREÇAM GUARDA PERMANENTE POR SEUS VALORES HISTÓRICOS E CIENTÍFICOS.
-
Discordo da assertiva. A gestão de documentos cuida de documentos na fase corrente e intermediária. Ela não existe na fase permanente. Como pode ser uma das principais finalidades da gestão de documentos a proteção dos documentos de valor permanente?
-
não há Gestão de documentos na FASE PERMANENTE, então como poderia ser uma de suas FINALIDADES PRINCIPAIS?
O que eu sei é que a gestão "CONTRIBUI" para a "PRESERVAÇÃO" de documentos que "DEVERÃO" (ou seja, irão, futuramente, ser guardados)...
-
Questão complicada pelo posicionamento da banca. Tendo em vista o gabarito de uma outra questão da propria Cespe explorando o mesmo tema sob um angulo um pouco diferente,mas, que ao meu ver guarda semelhança com a questão acima.
Q 255205 : A gestão de documento contempla,principalmente, as fases corrente e intermediárias - GABARITO : CERTO
-
Essa palavrinha principais complicou um pouco...
-
No meu humilde entendimento os arquivos só podem apresentar dois tipos de valor : primário ou secundário. A questão peca quando diz que o documento tem " valor permanente" .
-
Uma das principais finalidades da gestão de documentos é a proteção dos documentos de valor permanente para a organização e a sociedade.
Cuidado!
O que valida a assertiva é “Uma das principais finalidades...”, estaria incorreto se estivesse escrito “A principal finalidade...”.
Lembrando: Uma mão pode ter um dedo, pode ter alguns dedos, pode ter muitos dedos e algumas mãos podem ter seis dedos (polidactilia), e nunca se pode considerar que uma mão sempre terá cinco dedos. Estas palavras devem ser destacadas (grifadas) a partir daí analisar a frase.
-
Pessoal,
Acho que estão polemizando sem necessidade, desculpem-me todos mas é o que acho.
Primeiro, a questão afirma que é uma das principais e não ÚNICA finalidade da gestão de documentos.
Segundo, independente dessa gestão ser feita, via de regra, nas fases correntes e intermediárias isso não elimina a possibilidade de ser feita na fase permanente.
Terceiro e último argumento, a gestão é realizada por que se busca, via de regra mais uma vez via de regra, a continuidade/perenidade de algo.
Logo, acredito que essa questão seja muito fácil e sem polêmica.
Abs e sucesso.
-
Certo
Questão tranquila. O item fala que uma das principais (não a única) finalidade da gestão de documentos; ou seja, são várias outras funções.
-
Existe o posicionamento de que a gestão de documentos é feita somente em arquivos correntes e intermediários. Concordo. Mas se pensarmos bem, de que serve a gestão de documentos, seus procedimentos, técnicas e atividades se não for para proteger os documentos de valor permanente? Uma das finalidades, como diz a questão, pode ser essa. A gestão de documentos, muito simploriamente, nada mais é do que técnicas para se separar o joio do trigo através de atividades padronizadas e específicas de cada organização. Penso dessa forma.
...além do mais, o conceito de gestão de documentos de acordo com a Lei nº 8.159/93 diz que "gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária,visando a sua eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente.
Bom, se visa o recolhimento para a guarda permanente, visa proteger esses documentos.
-
Bom, vejamos o que diz a letra seca da Lei:
art.3: Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Segundo a Lei e a doutrina, a Gestão de documentos é aplicada apenas para as fases correntes e intermediária. Tem sentido aplicar técnicas e operações para os documentos que estão no arquivo permanente? Bom, para aqueles que defendem o gabarito da banca, também o defenderiam se a mesma tivesse colocada a assertiva como errada. Dançam conforme a música, ou melhor, fundamentam suas respostas conforme o gabarito.
-
mas o professor disse que quando é gestao não esta na fase permanente