SóProvas


ID
2425756
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A insuficiência cardíaca é o estado no qual o débito cardíaco é inadequado para atender às demandas metabólicas dos tecidos, levando à limitação da capacidade de exercício do animal. Considerando essa síndrome, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • c- aumento do volume circulatorio (hormônios antidiuréticos)

    d- hormônios natriuréticos atriais. - Pelos hormonios ADH do sistema SRAA - Estimulados pela gl adrenal e não pelos musculos do coração.

    e- congestão esplâncnica

    Na insuficiência cardíaca devido à disfunção ventricular esquerda, o débito cardíaco diminui e a pressão venosa pulmonar aumenta.

  • Resposta correta letra B

    A- A insuficiência cardíaca pode ser sistólica ou diastólica; tanto lesões valvares como miocárdicas podem levar à insuficiência cardíaca, sendo que somente as primeiras produzem insuficiência diastólica.

    B- Independentemente da causa, a queda do débito cardíaco e da pressão arterial são eventos essenciais que iniciam a síndrome de insuficiência cardíaca.

    C- O paciente cardiopata bem compensado frequentemente mantém o débito cardíaco e a pressão dentro do intervalo normal quando em repouso. Essa compensação é obtida por meio de vasoconstrição, redução de volume circulatório e redistribuição do fluxo sanguíneo.

    D- O excesso de retenção de sódio e água, característico da síndrome de insuficiência cardíaca congestiva, é mediado por estimulação simpática, liberação de aldosterona e vasopressina e estimulação dos hormônios natriuréticos atriais.

    E- Os sinais clínicos de insuficiência cardíaca congestiva esquerda devem-se ao aumento na pressão arterial pulmonar, na pressão venosa e na pressão hidrostática capilar (tosse, edema pulmonar e congestão esplâncnica).

    A redução do débito cardíaco com pressão arterial sistêmica mais baixa ativa os barorreflexos arteriais, aumentando o tônus simpático e diminuindo o tônus parassimpático. Como resultado, desenvolvem-se aumento da frequência cardíaca e contratilidade miocárdica, constrição de arteríolas de leitos vasculares selecionados, constrição venosa e retenção de sódio e água. Tais alterações compensam a redução do desempenho ventricular e ajudam a manter a homeostase hemodinâmica nos estágios iniciais da insuficiência cardíaca. Mas essas alterações compensatórias aumentam o trabalho cardíaco, pré e pós-carga, reduzem a perfusão coronariana e renal, provocam acúmulo de líquido que acarreta congestão, aumentam a excreção de potássio e podem causar necrose dos cardiomiócitos e arritmias.