SóProvas


ID
242629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das diversas abordagens existentes acerca do conceito de
território, julgue o item que se segue.

Na tradicional geografia política, espaço geográfico diferencia-se de território, por ser mais amplo e englobar também as áreas vazias que ainda não sofreram ocupação humana efetiva.

Alternativas
Comentários
  • Não devemos confundir espaço ou espaço geográfico com território, pois não são sinônimos. o termo território quando usado deve estar associado a uma extensão de terra sem a presença humana, ou a extensão física de um estado que tem suas fronteiras definidas pelas fronteiras com outros estados e sobre este território exerce soberania.

     O espaço geográfico somente surge após o território ser trabalhado, modificado ou transformado pelo homem, ou quando este imprime na paisagem as marcas de sua atuação e organização social . Por meio de seu trabalho, transforma os recursos naturais em coisas úteis e indispensáveis à sua vida, tais como: alimentos, roupas, habitação, energia, etc

  • Como explicou a colega acima, espaço e geográfico e território são duas coisas distintas.
    Neste caso a questão está errada por mencionar que espaço geográfico é mais amplo que território e engloba também áreas vazias (...), mas é exatamente o contrário, pois trata-se do conceito de território. Ele sim é "mais amplo e engloba também as áreas vazias que ainda não sofreram ocupação humana efetiva".
  • Discordo dos colegas acima. Até onde sei, espaço geográfico aplica-se a qualquer região ou fração de espaço enquanto território é o espaço geográfico vinculado à soberania. A questão trata de geografia política, que estuda exatamente isso, o território entendido como espaço sob controle soberano de um Estado. Estando certo esse entendimento, o erro do item estaria em afirmar que áreas vazias, ainda não ocupadas não são território. Ora, o Brasil é repleto de vazios demográficos, mas de forma alguma essas áreas deixam de fazer parte do território nacional! 
  • Espaço precisa da presença ou ação humana, pois sua própria definição deriva da coexistência de "fixos " e "fluxos". Embora espaço seja mais amplo que território, esse último demanda a soberania de poder, independente da presença humana.
  • A afirmação esta errada! De acordo comMilton Santos, o espaço geográfico e o território ocupado.

    "A linguagem cotidiana frequentemente confunde território e espaço. E a palavra extensão, tantas vezes utilizada por geógrafos franceses (élcndue), não raro se instala nesse vocabulário, aumentando as ambiguidades. Uma discussão nos meios geográficos se preocupa em indicar a precedência entre essas entidades. Isso se dá em função da acepção atribuída a cada um dos vocábulos. Para uns, o território viria antes do espaço; para outros, o contrário é que é verdadeiro (André-Louis Sanguin, 1977; Claude Raffestin, 1980,1993). Por território entende-se geralmente a extensão apropriada e usada. Mas o sentido da palavra territorialidade como sinônimo de pertencer àquilo que nos pertence...esse sentimento de exclusividade e limite ultrapassa a raça humana e prescinde da existência de Estado. Assim essa ideia de territorialidade se estende aos próprios animais, como sinônimo de área de vivência e de reprodução. Mas a territorialidade humana pressupõe também a preocupação com o destino, a construção do futuro, o que, entre os seres vivos, é privilégio do homem. Num sentido mais restrito, território é um nome político para o espaço de um país. Em outras palavras!! existência de um país supõe um território. Mas a existência de uma nação nem sempre é acompanhada da posse de um território e nem sempre supõe a existência de um Estado, Pode-se falar, portanto, de territorialidade sem Estado, mas é praticamente impossível nos referirmos a um Estado sem território.
    Adotando-se essa linha, impõe-se a noção de "espaço territorial": um Estado, um espaço, mesmo que as "nações" sejam muitas. Esse espaço territorial está sujeito a transformações sucessivas, mas em qualquer momento os termos da equação permanecem os mesmos: uma ou mais nações, um Estado, um espaço.
    O que interessa discutir é, então, o território usado, sinônimo de espaço geográfico. E essa categoria, território usado, aponta para a necessidade de um esforço destinado a analisar sistematicamente a constituição do território."
    (SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: Território e Sociedade no início do Seculo XXI. São Paulo. Editora Record. págs. 19 e 20)
    Bons estudos a todos!










     


     A

  • Ele inverteu os conceitos...
  • Você poderia marcar certo se considerasse a visão de Raffestin, para quem o território é o espaço apropriado por relações de poder. Você poderia marcar errado se concordasse com Milton Santos, tendo em vista que, no final das contas, o espaço e o território se relacionam, sendo o espaço entendido como o território usado. Mas, a meu ver, o que torna o item errado é o fato que o examinador perguntou a perspectiva da geografia política tradicional - nessa corrente o conceito central (e mais amplo) é o conceito de território.
  • Resumindo a bagaça:

    TERRITÓRIO = Área ampla e engloba áreas vazias (TUDO)

    ESPAÇO GEOGRÁFICO = Área que foi já transformada homem 

  • Território é o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder (Base Física)

    I - Espaço delimitado correspondente

    II - Reconhecimento Internacional


    Prof. Thiago Araujo - Geografia 2.0

    Explicação aos 17:41 min

    https://www.youtube.com/watch?v=TGwCYMP4mwI


  • É o contrário. O território é que é mais amplo que o espaço geográfico propriamente dito.

    O território de um determinado país não se restringe ao espaço delimitado geograficamente por suas fronteiras. Alcança o subsolo, a atmosfera acima do solo delimitado pelas fronteiras e até extensões do mar.

    Além disso, há o território ficto, como os aviões militares, que serão considerados território brasileiro em qualquer lugar do mundo em que estejam.

    Resposta: Errado

  • "É o contrário. O território é que é mais amplo que o espaço geográfico propriamente dito.

    O território de um determinado país não se restringe ao espaço delimitado geograficamente por suas fronteiras. Alcança o subsolo, a atmosfera acima do solo delimitado pelas fronteiras e até extensões do mar.

    Além disso, há o território ficto, como os aviões militares, que serão considerados território brasileiro em qualquer lugar do mundo em que estejam." – Prof. Danuzio Neto

  • É o contrário. O território é que é mais amplo que o espaço geográfico propriamente dito.

    O território de um determinado país não se restringe ao espaço delimitado geograficamente por suas fronteiras. Alcança o subsolo, a atmosfera acima do solo delimitado pelas fronteiras e até extensões do mar.

    Além disso, há o território ficto, como os aviões militares, que serão considerados território brasileiro em qualquer lugar do mundo em que estejam.

    Resposta: Errado

  • "que ainda não sofreram ocupação humana efetiva" Onde existe essa área?