-
Garabrito: C.
-
Surgimento do modelo gerencial
Na segunda metade do século X, como resposta à ampliação das funções econômicas e sociais do Estado, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização, foi emergindo um novo modelo de Administração Pública, a gerencial (BRESSER PEREIRA; SPINK, 2001), ou nova gestão pública (new public management).
Há doutrinadores que, paralelamente ao conceito de Administração Pública gerencial, apresentam o conceito de Estado Empreendedor que, em conjunto com aquela, compõe o gerencialismo (managerialism) (SECCHI, 2009).
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfTZgAF/administracao?part=2
-
RESUMINDO
Patrimonialismo- corrupção e nepotismo inerente; coisa do povo se confundia coisa príncipe
Burocracia- combate nepotismo e corrupção; separa público do privado; hierarquia funcional; impessoalidade; formalismo exagerado; controle rígido do processo; preocupação excessiva controle; efetividade no controle abuso; poder racional legal
Gerencialismo- combate nepotismo e corrupção; poucos níveis hierárquicos; foco cidadão-cliente; controle por resultados;necessidade reduzir custos; estado mais eficiente e eficaz; descentralização
Fonte: Profº Gracindo Andrade
-
Burocracia : marcada pela formalidade ,impessoalidade ,profissionalização,fiscalização e legalidade .
-
Burocracia : marcada pela formalidade ,impessoalidade ,profissionalização,fiscalização e legalidade .
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os modelos de teóricos de Administração Pública. Para responder corretamente a questão, precisamos apontar qual das alternativas faz uma afirmação correta sobre o assunto.
A - INCORRETA. O modelo GEERENCIAL valoriza a produtividade, a orientação ao serviço, a descentralização, eficiência, eficácia e competitividade, sendo o modelo de gestão na atualidade.
B - INCORRETA. O modelo burocrático é amplamente difundido e tem como características a FORMALIDADE, IMPESSOALIDADE e profissionalismo.
C - CORRETA. A administração pública gerencial e o governo empreendedor são novos modelos organizacionais, que incorporam prescrições para a melhora da efetividade da gestão das organizações públicas.
D - INCORRETA. O modelo BUROCRÁTICO por não considerar, dentre outros, o fator humano, foi substituído pelo modelo GERENCIAL.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C