SóProvas


ID
2426887
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Reação Adversa a Medicamento (RAM) tem sido definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como qualquer resposta prejudicial e indesejada a um medicamento administrado em doses habituais para profilaxia, diagnóstico, tratamento ou modificação de funções fisiológicas. Sobre a classificação das RAMs, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) errada - traz as características das RAM's do tipo Ae

    b) errada - RAM do tipo D normalmente estão relacionadas à dose e ocorrem ou aparecem algum tempo após o uso do medicamento. Ex. teratogênese, adenocarcinoma, discinesia tardia por neurolépticos entre outros.

    c) errada - o enunciado traz características das RAM's do tipo E. RAM do tipo C são relacionadas aos efeitos cumulativos do fármaco, uso CRÔNICO, ocorre durante o uso.

    d) errada - mais uma vez a banca trocou as informações, aqui ela trouxe características das RAM's do tipo D.

    e) correta - exemplos desse tipo de reação podemos citar: síndrome 5HT e intoxicação por digitálicos

  • Reações do tipo A - resultam de uma ação ou de um efeito farmacológico exagerado e dependem da dose empregada, depois da administração de um medicamento em dose terapêutica habitual. São comuns, farmacologicamente previsíveis e podem ocorrer em qualquer indivíduo e, apesar de incidência e repercussões importantes na comunidade, a letalidade é baixa. Englobam reações produzidas por dose excessiva relativa, efeitos adversos e secundários, citotoxicidade, interações de medicamentos e características específicas da forma farmacêutica empregada. Podem ser tratadas por meio ajuste de doses ou substituição do fármaco

    Reações do tipo B - caracterizam-se por serem totalmente inesperadas em relação às propriedades farmacológicas do medicamento administrado, e são incomuns, independentes de dose, ocorrendo apenas em indivíduos susceptíveis e sendo observadas frequentemente no pós-registro. Englobam as reações de hipersensibilidade, idiossincrasia, intolerância e aquelas decorrentes de alterações na formulação farmacêutica, como decomposição de substância ativa e excipientes.

    Esta classificação tem sido gradualmente estendida e denominada por outras letras do alfabeto, incluindo tipo C (reações dependentes de dose e tempo), D (reações tardias), E (síndromes de retirada), e tipo F (reações que produzem falhas terapêuticas)

    Fonte: FORMULÁRIO TERAPÊUTICO NACIONAL 2010 - Rename 2010

  • Mecanismos de RAM

    A (de Aumento): relaciona-se ao aumento da dose

    B (de Bizarro): dose-independentes, inesperadas

    C (de Crônico): relaciona-se ao longo período de uso

    D (de Delay): aparecem após algum tempo de uso

    E (end of use): relaciona-se a abstinência devido a suspensão do medicamento