-
Essa teoria é de Donald Kirkpatrick, o Philips só contribui com o quinto nível (ROI).
Modelo Hierárquico de Donald Kirkpatrick de Avaliação de Treinamento.
Para a medição da qualidade e da efetividade do treinamento Um dos modelos mais conhecidos e utilizados de avaliação de treinamento é o que identifica quatro níveis de avaliação: Reação, Aprendizado, Aplicação (Comportamento), Resultado.
Reação (Satisfação): apresenta a impressão que os treinandos tiveram do programa.
Aprendizado (Aprendeu): avalia o quanto o treinando aprendeu sobre o conteúdo ministrado.
Aplicação (Comportamento): mede a aplicação do conteúdo aprendido, ou seja, se o participante apresentou uma mudança no comportamento e na forma de realizar o seu trabalho.
Resultados: analisa os resultados para a organização, após a aplicação do programa.
Posteriormente, foi incluído um quinto nível por Philips:
Retorno do Investimento (ROI): avalia o valor agregado à organização e compara com o investimento que foi necessário para realizar o treinamento.
-
metodologia de PHILLIPS ROI
O que é?
É exatamente isso o que queremos saber e o Return On Investiment (ROI) vai te responder. Para se obter o ROI de qualquer coisa é necessário adotar uma metodologia baseada em técnicas e fórmulas matemáticas que conseguem mostrar os resultados efetivos do que se está avaliando. Ou seja, ele pode apresentar o quanto à empresa teve de lucro efetivo com o investimento em treinamento.
Quais os cinco níveis definidos na avaliação de um treinamento que devem ser observados?
V. Retomo sobre o investimento.= Analisa os ativos intangíveis provenientes do programa de educação corporativa.
II. Aprendizagem.= O Gestor vai analisar os dados representativos coletados e listar as habilidades conquistadas e os ganhos de conhecimento do programa de educação corporativa aplicado.
IV. Impacto.= O objetivo é levantar como o programa de educação corporativa tem influenciado positivamente a empresa e quais os impactos tem ocasionado nos negócios de uma forma geral.
I. Reação.= São levantadas a satisfação do participante com o programa de treinamento e sua reação a essa experiência.
III. Aplicação.= Avalia efetivamente como e com qual frequência o conhecimento adquirido por meio das ações de educação corporativa é utilizado pelos profissionais.
-
NUNCA NEM VI!
-
Entendendo o conceito de impacto, já mataria a questão.
-
GABARITO: LETRA E
(V. Retomo sobre o investimento) Analisa os ativos intangíveis provenientes do programa de educação corporativa. (II. Aprendizagem) O Gestor vai analisar os dados representativos coletados e listar as habilidades conquistadas e os ganhos de conhecimento do programa de educação corporativa aplicado. (IV. Impacto) O objetivo é levantar como o programa de educação corporativa tem influenciado positivamente a empresa e quais os impactos tem ocasionado nos negócios de uma forma geral. (I. Reação)São levantadas a satisfação do participante com o programa de treinamento e sua reação a essa experiência. (III. Aplicação) Avalia efetivamente como e com qual frequência o conhecimento adquirido por meio das ações de educação corporativa é utilizado pelos profissionais.
-
R A I R A