A questão trata do papel da Igreja Católica quando do desmoronamento do Império Romano do Ocidente e formação de um novo estilo de vida na Europa a partir da entrada/invasão dos povos germânicos. É um longo período de incerteza, de guerras, de escassez. E, neste período, a Igreja, segundo o texto do historiador Perry Andersen, “A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja." Ela é o fundamental elemento de permanência em uma época de transformações radicais e, muitas vezes, abruptas.
Como se pode então explicitar o papel da Igreja neste processo histórico?
O que apresentam as alternativas?
A) CORRETA. A igreja Católica passou de instituição perseguida pelas autoridades romanas para ser a igreja oficial do império pelo Edito de Tessalônica, assinado em 390 pelo imperador Teodósio. Na verdade, a forca do catolicismo já vinha crescendo há tempos , primordialmente após a conversão do imperador Constantino, que estabeleceu liberdade de culto aos cristãos em 313. E, é a única instituição do império que sobrevive à invasão dos germanos, por conta até de seu trabalho de conversão dos mesmos, além da proteção de populações romanas entre os muros de suas propriedades.
B) ERRADA. Embora a atividade cultural da Igreja tenha sido de suma importância durante a chamada idade média, na medida em que coube a ela preservar a literatura e obras da antiguidade, além da produção de conhecimento de sua época, os membros do alto clero tinham intensa atividade política. A Igreja era proprietária de terras, o que significava ter riqueza e a possibilidade de ação política!
C) ERRADA. A proibição da representação de imagens religiosas é uma característica do islamismo – que proíbe também a representação da figura humana – e, mais tarde, de algumas vertentes protestantes. Não é característica da Igreja Católica. Quanto à manter-se fiel aos ensinamentos bíblicos há um grande questionamento, que é o que, ocasionalmente, levará a movimentos de oposição (heresias) como o Ocramismo no século XII e outros a partir do século XIV.
D) ERRADA. A Igreja Católica não promoveu a liberdade religiosa, havendo, inclusive, a criação do Tribunal do Santo Ofício – a Inquisição - que julgava ideias e pessoas consideradas heréticas. . Aquelas consideradas culpadas eram entregues à Justiça civil para castigo como fogueira. Quanto à questão da teocracia, ela era vigente no Império Bizantino ou Império Romano do Oriente (cesaropapismo) tendo sido largamente combatido pela Igreja Católica ocidental.
E) ERRADA. Ao invés de combater o universo religioso feudal, a Igreja Católica o construiu, como forma de combater sim, as crenças das várias regiões da Europa anteriores à expansão do cristianismo. O paganismo greco-romano era condenado como “ construção do demônio" e nocivo à salvação das almas.
RESPOSTA CORRETA: A