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ID
2428105
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    O alvo dos ataques extremistas é o Iluminismo. E a melhor defesa é o próprio Iluminismo. “Por mais que seus valores estejam sendo atacados por elementos como os fundamentalistas americanos e o islamismo radical, isto é, pela religião organizada, o Iluminismo continua sendo a força intelectual e cultural dominante no Ocidente. O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo”. Estas palavras do historiador britânico Anthony Pagden chegam em um momento em que algumas forças insistem em dinamitar a herança do Século das Luzes. “O Iluminismo é um projeto importante e em incessante evolução. Proporciona uma imagem de um mundo capaz tanto de alcançar certo grau de universalidade quanto de libertar-se das restrições do tipo de normas morais oferecidas pelas comunidades religiosas e suas análogas ideologias laicas: o comunismo, o fascismo e, agora, inclusive, o comunitarismo”, afirma Pagden.
(Winston Manrique Sabogal. “‘O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo’”. www.unisinos.br. Adaptado.)
No texto, o Iluminismo é entendido como

Alternativas
Comentários
  • iluminismo, também conhecido como século das luzes ilustração,foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".

    O Iluminismo incluiu uma série de ideias centradas na razão como a principal fonte de autoridade e legitimidade e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado. Na França, as doutrinas centrais dos filósofos do Iluminismo eram a liberdade individual e a tolerância religiosa em oposição a uma monarquia absoluta e aos dogmas fixos da Igreja Católica Romana. O Iluminismo foi marcado por uma ênfase no método científico e no reducionismo, juntamente com o crescente questionamento da ortodoxia religiosa - uma atitude capturada pela frase Sapere aude (em português: "Atreva-se a conhecer".

  • e. uma experiência intelectual racional e emancipadora, de origem europeia, porém passível de universalização.

  • O iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, valorizava a autonomia, a liberdade e a emancipação dos homens, princípios que, segundo o texto, ainda são considerados corretos e podem ser universalizados.

  • A UMA DIFERENÇA ENTRE COESÃO E COERENCIA , O TEXTO NÃO FALA NADA DO SEC XVIII

  • É interessante ver como Winston Manrique Sabogal, neste trecho de “'O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo" entende o movimento intelectual do século XVIII, essencialmente anglo-francês, como um projeto muito maior do que ele mesmo. Ou seja, os ideais defendidos, as reflexões propostas não embasam filosófica e ideologicamente apenas a transformações históricas imediatamente posteriores mas, são vivos e pertinentes hoje e, quem sabe, o serão ainda por um bom tempo. Em síntese é o que diz o trecho transcrito. Portanto, pergunta-se como pode, então, ser entendido (ou qualificado) o movimento Iluminista que ocorreu na Europa Ocidental no século XVIII.
    Analisando as alternativas:
    A) ERRADA. Esta alternativa pode induzir ao erro pois poucas palavras invalidam a afirmativa. Uma leitura apressada pode levar à uma interpretação errônea. O Iluminismo propõe ideais políticos e filosóficos, mas não religiosos. E, não são contra a hegemonia do Ocidente e sim contra a hegemonia de reis e da Igreja . “Abalar os tronos e derrubar os altares", este era seu lema.

    B) ERRADA. O Iluminismo foi, sim, um movimento intelectual que valorizava a razão, a liberdade e a autonomia mas, não foi, e não é, circunscrito ao século XVIII. É exatamente sua existência além de seu tempo histórico que é defendida pelo autor.

    C) ERRADA. Do Iluminismo nascerão teorias “científicas" e “lógicas" que terão por objetivo a legitimação da dominação imperialista e colonialista. Porém, somente no século XIX e, não se pode fazer uma relação tão imediata e direta com o movimento iluminista.

    D) ERRADA. O eurocentrismo do movimento iluminista está presente em alguns autores e em outros nem tanto. No entanto, ao contrário do que diz a afirmativa, os iluministas, via de regra, negavam uma universalidade teológica por ser ela não racional. Os homens nascem iguais e assim são por serem humanos e não por serem filhos de Deus. Aliás, o pensamento teológico strictu sensu é criticado e entendido como não científico

    E) CORRETA. Esta alternativa apresenta uma síntese do que o autor defende no trecho acima. O projeto Iluminista ultrapassa a sua temporalidade e a sua origem geográfica. É europeu, mas universal. É do século XVIII mas nos dá base e fundamento para entendermos e analisarmos fenômenos contemporâneos.

    RESPOSTA CORRETA: E

  • É interessante ver como Winston Manrique Sabogal, neste trecho de “'O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo" entende o movimento intelectual do século XVIII, essencialmente anglo-francês, como um projeto muito maior do que ele mesmo. Ou seja, os ideais defendidos, as reflexões propostas não embasam filosófica e ideologicamente apenas a transformações históricas imediatamente posteriores mas, são vivos e pertinentes hoje e, quem sabe, o serão ainda por um bom tempo. Em síntese é o que diz o trecho transcrito. Portanto, pergunta-se como pode, então, ser entendido ( ou qualificado) o movimento Iluminista que ocorreu na Europa Ocidental no século XVIII.
    Analisando as alternativas:
    A) ERRADA. Esta alternativa pode induzir ao erro pois poucas palavras invalidam a afirmativa. Uma leitura apressada pode levar à uma interpretação errônea. O Iluminismo propõe ideais políticos e filosóficos , mas não religiosos . E, não são contra a hegemonia do Ocidente e sim contra a hegemonia de reis e da Igreja . “Abalar os tronos e derrubar os altares", este era seu lema.
    B) ERRADA. O Iluminismo foi, sim , um movimento intelectual que valorizava a razão, a liberdade e a autonomia mas, não foi, e não é, circunscrito ao século XVIII. É exatamente sua existência além de seu tempo histórico que é defendida pelo autor.
    C) ERRADA. Do Iluminismo nascerão teorias “científicas" e “lógicas" que terão por objetivo a legitimação da dominação imperialista e colonialista. Porém, somente no século XIX e , não se pode fazer uma relação tão imediata e direta com o movimento iluminista.
    D) ERRADA. O eurocentrismo do movimento iluminista está presente em alguns autores e em outros nem tanto. No entanto, ao contrário do que diz a afirmativa, os iluministas , via de regra, negavam uma universalidade teológica por ser ela não racional . Os homens nascem iguais e assim são por serem humanos e não por serem filhos de Deus. Aliás, o pensamento teológico strictu sensu é criticado e entendido como não científico
    E) CORRETA. Esta alternativa apresenta uma síntese do que o autor defende no trecho acima. O projeto Iluminista ultrapassa a sua temporalidade e a sua origem geográfica. É europeu, mas universal. É do século XVIII mas nos dá base e fundamento para entendermos e analisarmos fenômenos contemporâneos.

    RESPOSTA CORRETA: E