a) A Revolução Cubana é o exemplo do domínio sovié- tico que se estendeu para toda a América Latina. (apenas Cuba tinha influência soviética direta, e mesmo assim os dois países tinham muitas discórdias em vários assuntos)
b) A disputa por zonas de influência se materializou em rivalidades diplomáticas, concorrência econômica e competição tecnológica.
c) O medo de um conflito nuclear, a retórica belicista, o radicalismo político opuseram E.U.A e U.R.S.S, que mediram suas forças militares diretamente. (EUA e URSS não se enfrentaram diretamente em um conflito militar, senão vc não estaria lendo isso agora)
d) A disputa se direcionou à América Latina, onde o domínio americano garantiu governos democráticos na maior parte do continente, apesar do avanço comunista. (muitas, senão todas, as ditaduras na américa latina durante a guerra fria tinham apoio dos americanos)
e) A Guerra do Vietnã é tratada como um exemplo da vitória americana ao comunismo internacional, apesar das críticas humanitárias e da oposição da imprensa da época.