SóProvas


ID
2428837
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Também no Brasil o século XVIII é momento da maior importância, fase de transição e preparação para a Independência. Demarcada, povoada, defendida, dilatada a terra, o século vai lhe dar prosperidade econômica, organização política e administrativa, ambiente para a vida cultural, terreno fecundo para a semente da liberdade. (...) A literatura produzida nos fins do século XVIII reflete, de modo geral, esse espírito, podendo-se apontar a obra de Tomás Antônio Gonzaga como a sua expressão máxima.

(COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: EDLE, 1972, 7. Ed. p. 127 e p. 138) 

É correto afirmar que, no século a que o texto de Afrânio Coutinho se refere, a mineração, ao atuar como polo de atração econômica,

Alternativas
Comentários
  • Gab D - a formação de um mercado interno.

  • A mineração no Brasil trouxe várias pessoas para explorar o ouro, desde que pagassem o quinto real de todo o ouro que recolheram. Aqueles que não se adequaram ao estilo minerador, começaram a vender coisas para os que se adequaram, como comida, roupa, transporte etc, formando um mercado interno.

    Marquês de Pombal transfere a capital de Salvador para o Rio de Janeiro, a fim de uma melhor administração do período minerador do Brasil.

    Industrias é só mais na frente kkkkk

  • vai cair impostos na tua prova. deu no rádio!!

    Durante o Ciclo do Ouro (século XVIII), a coroa portuguesa criou impostos e um rígido sistema de controle e fiscalização como formas de garantir o lucro sobre todo ouro encontrado no Brasil. 

     

    A cobrança desses tributos gerou muita insatisfação entre os colonos brasileiros, que os consideravam abusivos, servindo de estopim para várias revoltas coloniais na região das minas. 

    Quinto 

     

    Todo ouro encontrado pelos colonos devia ser levado para as casas de fundição (vão gerar a revolta de vila rica levando a morte de felipe dos santos). Nesses locais, controlados por autoridades da coroa portuguesa, eram retirados 20% (um quinto). Esse imposto obrigatório era levado diretamente para Portugal, para os cofres da coroa portuguesa. 

     

    Capitação

     

    Era um imposto cobrado, principalmente, dos colonos da região aurífera. A cobrança era baseada no conjunto de propriedades (imóveis e escravos, por exemplo) que a pessoa possuía. Negros forros e trabalhadores livres também tinham que pagar a capitação, sob pena de castigos físicos e até prisão. A capitação foi criada no começo da década de 1730.

    Derrama - era a cobrança forçada de impostos atrasados - vai gerar a inconfidência mineira.