SóProvas


ID
2428861
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      O universo ficcional de Machado de Assis é povoado pelos tipos sociais que se mesclavam na sociedade fluminense do século XIX: proprietários, rentistas, comerciantes, homens pobres mas livres e escravos. Cruzam seus interesses e medem-se em seus poderes ou em sua falta de poder. É essa a configuração das personagens das obras-primas Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. A tragédia do negro escravizado está exposta em contos violentos, e o capricho dos senhores proprietários dá o tom a narradores como Brás Cubas e Bento Santiago, o Bentinho, que contam suas histórias de modo a apresentar com ar de naturalidade a prática das violências pessoais ou sociais mais profundas.

                                                                                           (TÁVOLA, Bernardim da, inédito) 

Violências sociais abundaram no período regencial, momento em que eclodiram rebeliões populares que foram duramente reprimidas, caso da

Alternativas
Comentários
  • Como pode, se a Farroupilha só terminou devido aos acordos feitos om D.Pedro II?

  • Eu discordo da resposta. Acredito que a Revolta da Chibata seria uma resposta mais coerente para essa questão.

  • A) Errada - Canudos ocorreu na 1ª República.

    B) Errada - O comando da questão fala em "rebeliões populares". Sendo assim, não poderia ser a Rev. Farroupilha, já que essa foi um movimento da elite latifundiária do sul do país. Além disso, a Farroupilha teve fim não com o massacre de seus líderes, mas sim com um acordo.

    C) Errada - A Sabinada, apesar de ser uma revolta regencial, aconteceu na Bahia e não no Maranhão, como indica o item.

    D) Errada - O Quilombo dos Palmares foi destruído no período colonial.

    E) Errada - A revolta da Chibata aconteceu durante a 1ª República.

    Desta maneira, acredito que a questão deveria ser anulada.

  • Deveria ter sido anulada.

    A Farroupilha teve fim com o Tratado Paz de Poncho Verde, não foi duramente reprimida.

  • Erradíssimo , pois a guerra dos farrapos durou mais tempo , por justamente não ter um cunho social , logo não trazendo tanto pânico ao império e outra a guerra não FOI UMA REVOLTA POPULAR , a mesma foi constituída por estanceiros do Sul que queriam promover mais o charque!!!! e ao fim os mesmos não foram reprimidos fortemente e teve até um acordo dando até anistia aos envolvidos adjunto ao tratado do poncho verde e sem esquecermos que D Pedro II foi contra os blancos na guerra do Paraguai pois um dos fatores eram que os mesmos eram pecuaristas, ou seja produziam charque e eram a concorrência direta dos gaúchos , QUESTÃO SEM NEXO ALGUM !!!!!