SóProvas


ID
2428903
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      Com base numa ideia central de Lucien Goldmann, o crítico e historiador Alfredo Bosi propõe, para a moderna ficção brasileira, enquadramentos como estes:

I. romances de tensão mínima: as personagens não se destacam visceralmente da estrutura social e da paisagem que as condicionam. Exemplos, as histórias populistas de Jorge Amado.

II. romances de tensão crítica: o herói opõe-se e resiste agonicamente às pressões da natureza e da exploração social. Exemplos, os romances de Graciliano Ramos.

III. romances de tensão transfigurada: o herói procura ultrapassar o conflito que o constitui existencialmente pela transmutação mítica ou metafísica da realidade: Exemplos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

                         (Apud História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970) 

Durante o processo de industrialização na Europa, a exploração social foi intensa devido às duras condições de trabalho impostas, contra as quais emergiram movimentos operários significativos no século XIX, caso do

Alternativas
Comentários
  • De cara as melhores alternativas são letra B(cartismo) e letra D(Ludismo), pois de fato foram movimentos de operários no séc XIX e que são bem conhecidos...

    Porém, na letra D, a explicação do Ludismo está incorreta, visto que eles não pregavam a implementação do socialismo e nem o retorno ao campo e, sim, a ideia que as novas tecnologias tomassem seus empregos... mas, de fato, o movimento foi marcado pelas quebras das máquinas...

    Portanto, letra B está correta... Apesar que, o cartismo, segundo meu livro, não pregava o sufrágio universal e, sim, pregava o sufrágio universal masculino.