SóProvas


ID
2429254
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as revoltas provinciais deflagradas no período regencial, considere as seguintes alternativas:

I. A Cabanagem - PA (1835-1840) foi um movimento popular com a participação de índios, caboclos e negros que se opôs à Regência e ocupou, por alguns meses, o governo da província.

II. A Revolução Farroupilha - RS/SC (1835-1845) foi uma revolta motivada, sobretudo, pela política tributária do governo regencial, que, por sua vez, conseguiu conter o movimento, punir os líderes e impor as tarifas que causaram o início do movimento.

III. A Sabinada – BA (1837-1838) pregava a República federativa, estabelecendo em 1837 o novo regime na BA, o qual se manteria até a maioridade do futuro imperador. Após reação dos senhores de engenho do Recôncavo e do governo central (com a Armada) a capital da BA foi retomada.

IV. As revoltas Cabanagem, Revolução Farroupilha e Sabinada tinham em comum demandas regionais não atendidas pelo governo central. Em nenhum caso, seus líderes pretendiam ampliar as conquistas para o âmbito nacional.


Alternativas
Comentários
  • C. I, III e IV estão corretas;

  • II. A Revolução Farroupilha - RS/SC (1835-1845) foi uma revolta motivada, sobretudo, pela política tributária do governo regencial, que, por sua vez, conseguiu conter o movimento, punir os líderes e impor as tarifas que causaram o início do movimento. (Errado)

    "Durante o Segundo Reinado, a rebelião entrou em declínio, especialmente diante da grande repressão empreendida pelo governo central, comandanda por Duque de Caxias. O acordo de paz com o Império garantia anistia geral aos revoltosos e o atendimento de algumas reivindicações que originaram a revolta."

    Fonte: História Geral e do Brasil. Claudio Vicentino. Pág: 490.

    Todas as outras alternativas estão corretas!

    GABARITO: LETRA C

  • Dá pra descartar A, B, D e E só sabendo que a II está errada.

    A Farroupilha foi uma revolta da elite fundiária, o governo não podia reprimir o movimento violentamente igual fez com os outros movimentos das classes mais baixas, isto é, a II diz que os líderes foram punidos quando, na verdade, foram anistiados e ainda fizeram um acordo com o governo.