SóProvas


ID
2431138
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Como se forma uma caverna?


A caverna se forma quando água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando “ocos” no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de caverna. Segundo a espeleologia, ramo da ciência que estuda o assunto, caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos. Mas essa definição também abrange outras formas, como as cavernas em geleiras, recifes de coral ou rochas não calcárias. Outras variedades surgem provocadas por erosão, lava ou substâncias produzidas por bactérias. Seja qual for o tipo, elas são importantes não só para curiosos, mas para os cientistas também. “As cavernas são um baú fabuloso de recordações da história do planeta e da vida”, diz o espeleólogo Clayton Ferreira Lino, coordenador da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera. Dentro desse baú, há informações sobre a história geológica da Terra, a formação da vida no planeta e a evolução do ser humano. Enquanto usavam as cavernas como casa, esconderijo e até como templo, nossos ancestrais deixaram inscrições nas paredes, fósseis e materiais que dão pistas de como era a vida na época das cavernas.


Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-uma-caverna> . Acesso em: 24 jul. 2016.


Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos sintático-semânticos dos fragmentos do texto.  

Alternativas
Comentários
  • Metonímia

    A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo:

    - Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)

    -  Singular pelo plural: A mulher foi chamada para ir às ruas na luta por seus direitos. (= As mulheres foram chamadas, não apenas uma mulher.)

    http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil3.php

    HIPERÔNIMOS E HIPÔNIMOS

    ·         Os hiperônimos e hipônimos são estudados pela Semântica.

    ► Hiperônimos: são palavras de sentido genérico, ou seja, palavras cujos significados são mais abrangentes do que os hipônimos. Fazendo uma comparação com a Biologia, podemos dizer que os hiperônimos seriam os gêneros, isto é, palavras que apresentam características comuns. Observe o exemplo: Animais é hiperônimo de cachorro e cavalo.

    Hipônimos: são palavras de sentido específico, ou seja, palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras. “Maçã e morango são hipônimos de fruta”.

    http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/hiponimos-hiperonimos.htm

  • (minha análise)

    a) objeto direto

    b) segundo = conformidade

    c) 

    caverna (suj.) é (vl) toda cavidade natural rochosa (pred. do suj.) com

    dimensões (suj) que (pronome relativo) permitam o acesso de seres humanos

  • GABARITO C

     

    Na letra A...se você ler rápido e marcar vai confundir e errar(que nem eu fiz). 

    ''... rochas calcárias e as dissolve...”, a função sintática que o pronome em destaque exerce é de complemento nominal, uma vez que substitui o nome “rochas”.  (essa parte tá certa...substitui rochas) (parte em vermelho que tá errada)

     

    A C tá correta Em “...caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos...”, o pronome relativo substitui o antecedente e passa a exercer a função sintática de sujeito.