=>PRIMER: é uma solução de monômeros em solventes orgânicos, qdo ocorre a evaporação do solvente (água, etanol/acetona), uma película fina de monômero fica aderida fortemente à superfície do substrato (HIBRIDIZAÇÃO).
=>ADESIVO: São basicamente monômeros hidrófobos, como o BIs-GMA e o TEGDMA que raramente contém monômeros hidrófilos (HEMA) e que devem ser capaz de penetrar nas irregularidades criadas pelo ácido e infiltradas pelo primer e coopolimerizar com o material restaurador (BARATIERI, 2015).
=>Os adesivos convencionais necessitam do condicionamento prévio com ácidos e são classificados de acordo com o número de passos operatórios e envolvem a completa remoção do smear layer. A) 03 passos: ácido fosfórico, primer e adesivo; B) 02 passos: ácido fosfórico, primer + adesivo.
=>Condicionamento ácido total adesivos convencionais=>Ácido fosfórico em gel a 37%:
a)No esmalte por 30 segundos, ocorre a remoção total do smear layer e cria porosidades no esmalte e aumenta a área e a energia de superfície
b)Na dentina por 15 segundos, em casos de dentina média e superficial com remoção total do smear layer e Desmineralização superficial com Abertura dos túbulos e exposição das fibrilas colágenas com redução de energia de superfície para a hibridização.
Obs:Lavagem após o condicionamento ácido com a retirada do excesso de água buscando não provocar um ressecamento excessivo, especialmente na dentina para que não ocorra o colabamento(colapso) das FIBRAS COLÁGENAS, impedindo boa infiltração do agente de união, secar com bolinhas de algodão hidrófila ou papel absorvente. Certa.