SóProvas


ID
243136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considerando os estudos baseados na etiologia da doença
periodontal, julgue o item a seguir.

Entre os métodos microbiológicos de investigação da doença periodontal, a cultura é de especial valor em áreas que não respondem ao tratamento periodontal convencional, devendo-se, entretanto, observar que a presença de Actinobacillus actinomycetem comitans, Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermedius não indica, necessariamente, atividade de doença.

Alternativas
Comentários
  • Métodos microbiológicos: Estudos mostram que as bactérias são a causa primária de doença periodontal. Da área subgengival, já foram isoladas e identificadas, em média, 300 espécies bacterianas; contudo nem todas desempenham um papel etiológico na periodontite.
    Com a intenção de melhorar o diagnóstico, os parâmetros clínicos poderão ser associados com avaliação microbiológica, a fim de determinar organismos que predizem atividade de doença, no monitoramento de consultas para a manutenção da saúde, e de identificar se a terapia alcançou o objetivo biológico. Os métodos microbiológicos podem ser cultura, monitoramento microscópico, testes de enzimas, sonda de DNA.
    A cultura é de especial valor em áreas que não respondem ao tratamento convencional, sendo importante observar que a presença de Actinobacillus actinomycetem comitans, Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermedius não indica, necessariamente, atividade de doença.
    O monitoramento microscópico possibilita a identificação de morfotipos bacterianos.
    Os testes de enzimas mostram que o nível de enzimas na saliva de pacientes periodontais não tratados é mais alto do que em pacientes saudáveis e, após o tratamento, esses níveis são reduzidos. Certa.

    http://oralnew.blogspot.com/2010/12/etiopatogenia-da-doenca-periodontal.html