SóProvas


ID
243154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considerando os estudos baseados na etiologia da doença
periodontal, julgue o item a seguir.

Para a determinação da presença de bolsa periodontal, de situação inflamatória e de perda óssea progressiva, recomendamse as radiografias periapicais, capazes de mostrar, com nitidez, estruturas periodontais de importância, como a lâmina dura e a crista óssea relacionadas à junção amelocementária.

Alternativas
Comentários
  • A questão estaria correta se, ao invés das periapicais, fossem citadas as radiografias interproximais.
  • Para a determinação da presença de bolsa periodontal deve-se fazer a sondagem e  de situação inflamatória o exame clinico

  • EXAME CLÍNICO: é o fator importante para termos o diagnóstico. Ele se divide em eixo inicial (representado pela anamnese) e o eixo posterior (representado pelo exame físico). ANAMNESE Identificar e fornecer os sintomas dos indivíduos no ponto de vista periodontal. Através dele sabemos a história da doença atual, médica e antecedentes familiares. Através da  queixa do paciente, pesquisar a história da doença atual e antecedentes pessoais do doente. EXAME FÍSICO Detecta os sinais através do exame intraoral que é feito nas seguintes etapas: 1. Inspeção visual: olha para a gengiva e vê se tem características de normalidade ou não. Ex.: fumante que apresenta vasoconstrição periférica e que faz com que a gengiva fique com coloração normal. 2. Palpação: Pressão digital (apical para oclusal – V e L) com o polegar posicionado de encontro com o tecido gengival fazemos uma pressão contra o dente. Pode sair conteúdos prováveis da entrada do sulco ou da bolsa com coloração amarelada, esverdeada, sendo sangue ou exsudato. Exsudação: é o indicativo de doença, não se sabe se é gengivite ou periodontite. 3. SONDAGEM: é uma investigação da condição periodontal.

    http://profissaodentista.com/2017/03/12/periodontia-diagnostico-prognostico/