SóProvas


ID
2431903
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                                           Portas fechadas

      A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

      A primeira é ter universidades e institutos de pesquisas, públicos e privados, com padrões internacionais, convivendo com o setor produtivo em um robusto Sistema Nacional do Conhecimento e da Inovação, interagindo com os qualificados centros científicos e tecnológicos do mundo.

      A segunda envolve as empresas. Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora, porque têm aversão a investimentos em pesquisas e desenvolvimento ou porque o setor público despreza a inovação ao não vincular seus financiamentos à criatividade da empresa. Para entrar no mundo da inovação é necessário que os incentivos fiscais e financeiros exijam contrapartida criativa das empresas beneficiadas.

      A terceira porta trata da estabilidade institucional. Não é possível o país ser inovador se professores e pesquisadores são obrigados a parar por falta de recursos ou salários ou se leis instáveis mudam constantemente as regras de funcionamento dos centros de pesquisa. Da mesma forma, não há como um país ser inovador se seus empresários não souberem quais leis nortearão o funcionamento da economia, a política fiscal, o grau de abertura comercial e de intervenção estatal.

      Uma quarta e decisiva porta para o mundo da inovação é a educação básica de qualidade máxima e equivalente para todas as crianças e jovens. Cada criança que não aprende idiomas, regras básicas das ciências e da matemática é um capital inovador interrompido.

      Mas a mais necessária porta para o mundo da inovação é a vontade nacional de dar um salto para ingressar no seleto conjunto de países inovadores. O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos. Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação.

                                                                                                                    (Cristovam Buarque)

O texto desta prova se inclui entre os de tipo expositivo, de caráter jornalístico. Assinale a alternativa que indica a característica mais marcante desse texto lido, que o insere nesse gênero textual.

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é ridícula mesmo! Qual gênero textual que não exige clareza estrutural? 

  • kkkkkkkkkkkk " Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação".

    Eu li a úlltima frase, mas não acreditei que era a letra " A " considerada certa.

  • Nem precisa ler o texto pra responder essa, bem obvia pra mim.

  • Alternativa A

     

    O autor expoe no texto requesitos, os quais são necessarios para se tornar um pais inovador; o que requer clareza tanto estrutural quanto escrita e objetividade.

  • E pq não pode ser a B?

  • o que vem a ser clareza textual? pq eu achei nada claro

  • Gabarito: A

    Clareza Estrutural porque a estrutura do texto está bem apresentada em seus elementos fundamentais que são: unidade, organicidade e forma.

    # Unidade: a redação constitui-se de um só assunto; deve-se organizar em função de um só núcleo temático.

    # Organicidade: as partes da redação (introdução, desenvolvimento e conclusão) devem ser organizadas como um todo e articuladas de forma coerente e lógica;

    # Forma: é a maneira de se apresentar o conteúdo. O tema poderá ser abordado de forma descritiva, narrativa ou dissertativa.

  • Gabarito: A.

    O autor expõe no texto requisitos, os quais são necessários para se tornar um pais inovador; o que requer clareza tanto estrutural quanto escrita e objetividade.

  • Umas das principais características do texto jornalistico, é que este deve ser claro a todos os leitores.

  • A estrutura textual é inerente apenas ao texto expositivo?

  • Pessoal, a única palavra que está no texto a qual descarta a letra B (IMPARCIALIDADE INFORMATIVA) é o pronome NOSSA. Podemos concordar ou discordar dele. Ele não pode impor sua opinião ao leitor.

  • Clareza e Objetividade são características de Textos do tipo Expositivo.

    Texto Expositivo visa Informar, explicar e interpretar ideias, conceitos ou pontos de vista.

  • O gabarito é A, porque o texto está bem estruturado, percebe-se pela ''harmonia'' dos parágrafos, é um texto fácil de ser lido; coeso.

    Não é a B, porque o autor não foi nada imparcial, olhem só os exemplos (ele emite suas opiniões): 

     ''...é um capital inovador interrompido''.

      ''O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos.''

     ''Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação''.

    ESPERO TER AJUDADO. BONS ESTUDOS!

  • Gabarito: A

    Dica: perceba no texto a características que mais predomina. Os tipos textuais costumam ser estruturados de maneira clara, no entanto ao analisar o texto da questão percebe-se que entre a clareza na estrutura e a imparcialidade, a última predomina.

  • Penso que a questão deveria ter sido anulada. Não foi. Acho que por falta de pressão dos candidatos.

    ''O texto desta prova se inclui entre os de tipo expositivo, de caráter jornalístico."

    Esta passagem do texto derruba o enunciado: ''O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos." Marca clara de parcialidade.

    Tirando isso, a correta seria a ''A'', embora com controvérsias. Muito difícil o texto não apresentar clareza, de fato, quando não traz consigo a expressão "texto adaptado".

    Questão maluca. Pensei desse modo.

  • O comando da questão pede a alternativa correta, vamos por partes:

    1. Se o texto é de caráter jornalístico, não é possível a linguagem coloquial, justamente porque essa traz a forma como falamos no dia a dia.
    2. O texto tem um autor que apresenta, principalmente no parágrafo conclusivo, a ideia de oposição no mas e aproximação dele com o leitor, quando se utiliza o nossa. Percebe-se também que ele fundamenta a sua argumentação. Logo, não é cabível a imparcialidade.
    3. O texto não traz citações científicas em nenhum momento, até porque as citações são as transcrições da fala de alguém, então elas atendem alguns requisitos, como o uso das aspas.
    4. A intertextualidade é o uso de algum texto para a formulação de outro e algumas intertextualidades são: citações, alusões, paráfrases, paródias, epígrafes e assim vai. No texto de Cristovam não é possível afirmar isso.

    Logo, a alternativa correta seria a letra A, mesmo que para alguns todo gênero textual tenha clareza estrutural.

    Espero ter ajudado um pouquinho ;)

  • A.

    O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. Ele é descritivo, preciso, esclarecedor e compreensível.

  • texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. Ele é descritivo, preciso, esclarecedor e compreensível.