SóProvas


ID
2432725
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Curva XYZ classifica os produtos segundo a prioridade técnica, sendo “Z” os medicamentos cuja falta pode prejudicar a realização de processos vitais, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Entendendo a Criticidade XYZ

    Basicamente, dentro de um plano logístico, é possível pegar o seu próprio estoque e dividi-lo a partir das suas características individuais. Depois de reunir os itens que fazem parte deste estoque, você os divide de acordo com a importância, sendo que, no plano X, Y, Z, ele seria dividido da seguinte forma:

    • Classe X – é considerado dentro deste plano de item ordinário, ou seja, é um produto com baixa criticidade. Caso ele não esteja disponível no estoque, não haverá grandes perdas, em matéria de produção ou de lucratividade. Além disso, este tipo de item pode não ser considerado dispensável, mas sempre será considerado substituível.

    • Classe Y – também chamado de item intercambiável. Sua principal característica é o fato de ser relevante tanto para o estoque produtivo de uma empresa, quanto para a produção final que ela entrega para seus clientes. Na maioria dos casos, este tipo de produto pode ser utilizado como substituto de itens de classe X ou de classe Z, caso estes não estejam disponíveis no estoque.

    • Classe Z – estes são os itens vitais que uma empresa precisa ter em seu estoque. Já foi no McDonald’s e não encontrou hambúrguer? Pois este é o item Z no nível de criticidade deles. Semelhante a isso, a falta de um item de criticidade Z remete normalmente a prejuízos diretos no negócio. Em outros casos, sua falta resulta em perdas em segurança ou operacionalidade.

    A Criticidade XYZ e a ABC

    A grande diferença entre estes dois tipos de criticidades é que normalmente a XYZ está ligada à produção, enquanto a ABC está ligada a valores. Um item Z pode ser mais barato que um item X, já no plano ABC, esta ordem nunca acontecerá.