SóProvas


ID
2433118
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante a necropsia e a preparação de peças anatômicas, o técnico envolvido estará exposto, por vezes, a microrganismos potencialmente patogênicos. Para isso, é fundamental a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual). São equipamentos dessa natureza, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em biossegurança e técnicas de necropsia.

    Atenção: pede-se a alternativa incorreta.

    A) CERTO. Os equipamentos mais usados em área de necrotério conferem proteção à cabeça, aos membros superiores, ao tronco e aos membros inferiores: luvas, máscara, gorro, óculos de proteção, capote (avental) e botas. Proteção para a cabeça - máscara (tecido, fibra sintética descartável, com filtro HEPA, filtros para gases, pó etc.) e gorro: devem ser usados durante a realização de procedimentos em que haja possibilidade de respingo de sangue e de outros fluidos corporais, nas mucosas da boca, no nariz e nos olhos do profissional.

    B) CERTO. Na proteção da cabeça, óculos de proteção e protetor facial protegem contra salpicos, borrifos, gotas e impacto.

    C) CERTO. A máscara serve para proteger as mucosas (olhos, nariz, boca) quando há risco de spray ou respingos com sangue, fluidos corporais, secreções e excreções.

    D) ERRADO. O estilete é um instrumento que pode ser utilizado durante a necropsia, e não um EPI. É usado para determinar o trajeto de projetis e relacionar os orifícios de entrada com os orifícios de saída.

    Gabarito do professor: Letra D.