A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.
Atenção: pede-se a alternativa incorreta.
A) ERRADO. O estetoscópio é um instrumento que permite auscultar sons vasculares, cardíacos, respiratórios ou do trato digestório. Tais sons não existem no cadáver.
B) CERTO. Trata-se de um instrumento utilizado para romper a tábua interna da caixa craniana e remover a calota após a demarcação da linha de menor resistência pela serra. O escopro e o cinzel (osteótomo) são compostos de barras estreitas e finas, de aço inoxidável, e que terminam em cunha. A diferença consiste no fato de o cinzel apresentar cabo, geralmente formando peça única com a barra, enquanto o escopro é o próprio corpo da barra.
C) CERTO. Trata-se de um instrumento destinado a incisão da pele e para a abertura do tecido subcutâneo e dos tecidos adjacentes. A faca de amputação também pode ser utilizada para cortar órgãos quando se deseja apurar lesões intraparenquimatosas ou objetivando enviar amostras para exames histopatológico e toxicológico. É importante que a faca tenha um corte bem afiado, pois a precisão
D) CERTO. Trata-se de um instrumento destinado à retirada do plastrão esternal através de corte na cartilagem costosternal ou diretamente sobre o osso da costela. O costótomo é um potente alicate de corte formado por uma ponta cega e romba e a outra pontiaguda e afiada, ambas em arco. Os braços são unidos por uma mola laminar espiral. A ponta cega é introduzida nos espaços intercostais sob a cartilagem costosternal, a qual é cortada.
Referência: JUNIOR, Luiz Carlos Prestes, ANCILLOTTI, Roger. Manual de técnicas em necropsia médico-legal. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2009.
Gabarito do professor: Letra A.