SóProvas


ID
2433142
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma das técnicas mais antigas de conservação de corpos é a mumificação, que foi criada pelos egípcios há mais de 5000 anos. A partir daí, vários outros métodos foram criados e todos têm como objetivo manter o aspecto das estruturas anatômicas, reduzindo odores e a utilização de substâncias potencialmente tóxicas.

Nesse contexto, foi desenvolvida recentemente uma técnica que substitui os fluidos corporais por polímeros (silicone, resina de epóxi e poliéster) inodoros e que possibilitam o armazenamento a seco do cadáver.

Essa técnica é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Para realizar o procedimento de embalsamento, que pode durar de 4h a 12h, é feita, primeiramente, a lavagem do corpo com água e sabão. Em seguida, é utilizada uma solução química, conhecido como tanatofluído, que é aplicada por meio de uma bomba injetora com a função de substituir os fluidos corpóreos. Esse líquido permanece no corpo para drenar parte do sangue – entre 60% e 80% do total. Assim, os órgãos ficam 'emborrachados' e duros, eliminado as bactérias que causam o mau cheiro e, consequentemente, a decomposição do corpo. (Fonte: O Tempo) 

    B) ERRADO. A mumificação egípcia veio com a intenção de preservar o corpo pelo maior tempo possível. Em suma, os egípcios acreditavam na vida após a morte. Eles tinham fé de que a alma e o corpo da pessoa que morresse um dia voltariam a se encontrar, por isso a necessidade da preservação corporal. Para realizar o processo de mumificação era preciso retirar a maioria dos órgãos, menos o coração, pois eles acreditavam que ali ficavam os sentimentos. Após a retirada dos órgãos, eles usavam sais natrão para retirar toda a água existente no corpo humano. Deixavam aquele sais por cima e por dentro do cadáver durante 40 até 72 dias. Assim, com o passar desses dias, eles lavavam o corpo com bálsamo e óleos essenciais e começavam a enfaixar o corpo com um pano de linho. Enfim, a mumificação estava concluída. (Fonte: Segredos do Mundo R7)

    C) CERTO. A Plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, criado pelo artista e cientista Gunther Von Hagens em 1977, e que consiste extrair os líquidos corporais, tais como a água e os lípidos, através de métodos químicos (acetona fria e morna), para substituí-lo por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas.  Esta técnica tem numerosas vantagens, tanto quanto a conservação dos corpos, como na textura, coloração e na aproximação ao estado real, e proporciona uma boa manipulação do corpo, sem necessidade de manutenção. (Fonte: Wikipedia)

    D) ERRADO. A glicerinação é uma técnica que utiliza a glicerina para conservação.O nome glicerina foi dado comercialmente a um produto que diz respeito à substância glicerol, possuindo pureza acima de 95%. A glicerina atua como antifúngico e bactericida, além de ter muitas vantagens em relação ao formol, tratando-se de odor, textura e coloração, além de não ser prejudicial a saúde. 


    Gabarito do professor: Letra C.
  • gab c

    plastinação. Segundo Fernando Seiji, professor de Anatomia Humana, a plastinação pode ser conceituada como uma forma de conservação de material biológico, onde é feito uma substituição da água e lipídios por um polímero, que pode ser silicone ou resina (epóxi ou poliéster).

  • A) Embalsamamento é uma técnica antiga utilizada para preservar os corpos após a morte, deixando-os intactos para o velório e outras situações. Ela consiste na substituição do sangue por uma solução de água e formol. O ideal é que o corpo seja embalsamado durante as primeiras 12 horas após o falecimento.

    B) Mumificação: rápido fenômeno de dessecação, ou seja, uma desidratação rápida do cadáver: 1) temperatura elevada, 2) lugares secos, 3) abundante ventilação

    C) Criada pelo médico alemão Gunther von Hagens em 1977, a plastinação é um método inovador de preservação de espécimes anatômicos, onde todos os fluídos do corpo são substituídos por um polímero que pode ser endurecido.

    D) glicerinação é uma técnica de conservação feita a partir da glicerina que é uma substância de caráter antisséptico, desta forma, pode ser utilizada como solução conservadora para peças anatômicas, a glicerina trás menos riscos á saúde e teoricamente apresenta bons resultados na conservação de cadáveres