SóProvas


ID
2433628
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o reconhecimento e as formas de avaliação a que estão sujeitos os itens patrimoniais de empresas privadas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, tais como: seguro, transporte, impostos não-cumulativos, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.

    De acordo com o CPC 16, item 11, a questão erra ao não especificar "outros custos diretamente atribuíveis à aquisição".

     

    b) Resposta. Está de acordo com o CPC 29, item 10.

     

    c) As Propriedades para investimentos, tais como imóveis para aluguel ou para valorização do capital, devem ser inicialmente mensuradas pelo seu custo ou valor justo e atualizadas pelos gastos com reparos e manutenções diários. Se a propriedade for comprada a prazo, o seu custo a ser contabilizado como valor inicial deverá ser o equivalente ao valor pago pela propriedade.

    Segundo o CPC 28, item 18, "a entidade não reconhece no valor contábil da propriedade para investimento os custos de serviços diários da propriedade". Além disso, o item 20 determina: "A propriedade para investimento deve ser inicialmente mensurada pelo seu custo". Por fim, o item 24 decreta: "Se o pagamento de uma propriedade para investimento for a prazo, o seu custo é o equivalente ao valor à vista. A diferença entre esta quantia e os pagamentos totais é reconhecida como despesa financeira durante o período do crédito".

     

    d) Sobre a mensuração ao valor justo, o CPC 18, item 18 afirma: "Quando o investimento em coligada e em controlada, ou em empreendimento controlado em conjunto, for mantido direta ou indiretamente por uma entidade que seja uma organização de capital de risco, essa entidade pode adotar a mensuração ao valor justo por meio do resultado para esses investimentos, em consonância com o Pronunciamento Técnico CPC 38.

    Segundo a 6.404/76, existem duas formas de avaliação dos investimentos permanentes: Método de Custo e MEP.

     

    Resposta: "B"

    Bons estudos.

  • Que prova, só copia e cola, tira umas palavras, muda outras. Quem não decorou os manuais se deu mal!

  • Apenas uma correção, Vitor: No item "a" o erro está na inclusão de impostos não cumulativos como custos dos estoques.

     

    Abs

  • GAB B

    Padrão.

  • A) O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, tais como: seguro, transporte, impostos não-cumulativos[NÃO RECUPERÁVEIS], manuseio e outros atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. 

    C) As Propriedades para investimentos, tais como imóveis para aluguel ou para valorização do capital, devem ser inicialmente mensuradas pelo seu custo ou valor justo e atualizadas pelos gastos com reparos e manutenções diários. Se a propriedade for comprada a prazo, o seu custo a ser contabilizado como valor inicial deverá ser o equivalente ao valor pago pela propriedade. 

    ***Mensuração inicial: ao custo. A mensuração subsequente que poderá ser pelo valor justo.

    D) As participações em ações no capital social de outras sociedades podem ser avaliadas pelo valor justo ou pelo método de equivalência patrimonial (MEP). Se um investimento é feito por uma empresa e controlado juntamente com uma entidade, ele deve ser avaliado pelo método de valor justo. No entanto, se o investidor tem influência significativa, ele deve ser avaliado pelo MEP.

    Investimentos em outras sociedades: MEP ou custo. Se for em coligada/controlada: MEP.