SóProvas


ID
2433733
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O ano de 2017 tem sido marcado por vários eventos comemorativos do 2º centenário da chamada “Revolução Pernambucana”, movimento que ocorreu no Nordeste em 1817. A capitania do Rio Grande do Norte aderiu a esse levante, que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A.
    O movimento social pernambucano tinha como objetivo principal a conquista da independência do Brasil em relação a Portugal. Queriam implantar um regime republicano no Brasil e elaborar uma Constituição.

    A bandeira da Revolução Pernambucana de 1817 inspirou a atual bandeira do Estado de Pernambuco. As três estrelas da bandeira representam PernambucoParaíba e Rio Grande do Norte; outras estrelas seriam inseridas ao passo que outras capitanias do Brasil aderissem oficialmente à confederação.

  • Acho que o termo correto seria províncias do Nordeste, porque o regime de capitanias foi completamente extinto com Pombal, anterior à Revolução Pernambucana. 

  • O que foi

     

    A Revolução Pernambucana foi um movimento social (revolta) de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco no ano de 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro.

     

    Causas

     

    - Insatisfação popular com a chegada e funcionamento da corte portuguesa no Brasil, desde o ano de 1808. O questionamento maior era com relação a grande quantidade de portugueses nos cargos públicos;

    - Insatisfação com impostos e tributos criados no Brasil por D. João VI a partir da chegada da corte portuguesa ao Brasil;

     

    - Influência dos ideais iluministas, principalmente os que criticavam duramente as estruturas políticas da monarquia absolutista. Os ideais da Revolução Francesa, “liberdade, igualdade e fraternidade”, ecoavam em solo pernambucano, principalmente entre os maçons;

     

    - Significativa crise econômica que abatia a região, atingindo, principalmente, as camadas mais pobres da população pernambucana. A crise era provocada, principalmente, pela queda nas exportações de açúcar, principal produto da região;

     

    - Fome e miséria, que foram intensificadas com a seca que atingiu a região em 1816.

     

    Objetivo

     

    O movimento social pernambucano tinha como objetivo principal a conquista da independência do Brasil em relação a Portugal. Queriam implantar um regime republicano no Brasil e elaborar uma Constituição.

     

    Como foi a revolta

     

    Ao saber da organização da revolta, o governador de Pernambuco ordenou a prisão dos envolvidos. Porém, os revoltosos resistiram e prenderam o governador.

     

    Após dominar a cidade de Recife, os revoltosos implantaram um governo provisório. Para conquistar o apoio popular, o governo provisório abaixou impostos, libertou presos políticos e aumentou o salário de militares.

     

    Os rebeldes enviaram emissários para outras províncias do norte e nordeste para derrubar os governos e ampliar a revolução. Porém, sem apoio popular significativo, estes movimento não avançaram.

     

    Repressão do governo e fim da revolta

     

    Preocupado com a possibilidade de ampliação da revolta para outras províncias, D.João VI organizou uma forte repressão militar contra os rebeldes de Pernambuco. As tropas oficiais cercaram Recife. Os embates duraram 75 dias, resultando na derrota dos revoltosos. Os líderes foram presos e condenados à morte.

     

  • Dá para responder por eliminação. As revoltas nativitas ocorrem entre 1684 a 1720 e as separatistas ou emancipacionistas ocorreram entre 1789 e 1817. Como a questão cita que foi um movimento que ocorreu em 1817, pode-se concluir que trata-se de uma revolta separatista e que tinha como objetivo a independência do Brasil em relação a Portugal.

  • GABARITO: A

    A) CORRETA. A Revolução Pernambucana foi um movimento social de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco no ano de 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro. Tinha como objetivo principal a conquista da Independência do Brasil em relação a Portugal. Queriam implantar um regime republicano no Brasil e elaborar uma Constituição.

    B) ERRADA. a Revolução Pernambucana não buscava realizar uma reforma agrária na região, uma vez que os grandes latifundiários é que motivaram o movimento.

    C) ERRADA. Apesar da Revolução Pernambucana ter se espalhado pelas capitanias vizinhas e alcançado a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o Ceará, seu objetivo era mais do que a unificação, pois visava a Independência, a implantação de uma República e uma Constituição.

    D) ERRADA. O Seminário de Olinda era filiado a ideais iluministas, sendo por esse motivo que o levante ficaria conhecido como Revolução dos Padres.

    Fonte: Estratégia Concursos