SóProvas


ID
2434369
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A fase de planejamento do benchmarking pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • A ideia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, "copiar" modelos de outras empresas significa "economizar" tempo e trabalho.

     

    Benchmarking  consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.

  • GABARITO - A

    O processo de Benchmarking tem, em geral, 5 fases: planejamento, coleta de dados, análise, adaptação e implementação. Mas a metodologia, mais detalhada, descrita por CAMP (1998) apresenta as seguintes etapas:

    Identificar os marcos de referência

    Identificar empresas comparativas

    Definir método e coletar os dados

    Determinar a lacuna de desempenho

    Projetar níveis de desempenho futuro

    Comunicar descoberta dos marcos de referência e obter aceitação

    Estabelecer metas funcionais

    Desenvolver plano de ação

    Implementar ações específicas e monitorar progresso

    Recalibrar marcos de referência

  • Correta
    Letra: c) Definição das melhores práticas a serem copiadas.

    Amigos, se vamos disponibilizar do tempo para auxiliar nos comentários, pelo menos vamos comentar respostas produtivas e informar resposta correta para os demais colegas. 

  • Marquei a letra A por entender que  Benchmarking é o processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas. Porém o comando da questão pediu a fase de PLANEJAMENTO do Benchmarking ou seja ele já foi realizado que seria a letra A ( coleta de dados, estudos...) e na fase de planejamento realmente se enquadra a letra C que é "definir as melhores práticas a serem copiadas". ( o que deverá mudar)

    Gostei (

    2

    )

  • Fases do Benchmarking

    Planejamento das investigações de benchmarking, buscando-se responder a três perguntas: O que deve ser usado como marco de referência? Com quem ou o que iremos comparar? Como serão coletados os dados?

    Análise, envolvendo uma cuidadosa compreensão das práticas correntes dos processos da empresa, bem como dos parceiros, afinal o processo de benchmarking é uma análise comparativa.

    Integração é a fase em que se busca incorporar novas práticas à operação. As descobertas do benchmarking precisam ser comunicadas a todos os níveis organizacionais para se obter apoio, comprometimento e senso de propriedade.

    Ação, as descobertas do benchmarking e os princípios operacionais nelas baseados devem ser convertidos em ações específicas de implementação. Além disso, é preciso que haja medições e avaliações de realizações periódicas. Os progressos em direção aos pontos de referência devem ser reportados a todos os funcionários;

    Maturidade será alcançada quando as melhores práticas da indústria estiverem incorporadas a todos os processos da empresa e quando o benchmarking se torna uma faceta permanente, essencial e autodesencadeada do processo gerencial.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as fases que compõem o benchmarking.

    Benchmarking, ou padrão/ponto de referência, é uma técnica que faz comparações e busca imitar as organizações que tenham práticas exemplares, sejam elas do mesmo ramo de negócios ou não, concorrentes ou não. O ideal desta ferramenta é a busca das melhores práticas de gestão de modo a ganhar vantagem competitiva.

    Como ensina Maximiano (p.372, 2018), “O benchmarking é o padrão ou ponto de referência a ser copiado, quando se redesenham processos”.

    O uso desta técnica possui cinco etapas. São elas:

    Planejamento: é a etapa responsável por definir a pesquisa das melhores práticas a serem copiadas. Nesta etapa, os procedimentos essenciais são:

    • Seleção do produto a ser comparado;
    • Seleção do marco de referência: com quem comparar?
    • Definição do método de obtenção de dados.

    Análise: aborda a coleta, estudo e interpretação dos dados sobre a organização selecionada como marco de referência. Aqui acontecem as seguintes atividades:

    • Entendimento das práticas do marco de referência;
    • Determinação das diferenças.

    Integração: é onde ocorre a utilização das informações para definir as modificações no produto ou processo comparado. Os seus procedimentos típicos são:

    • Obter aprovação das informações obtidas;
    • Comunicar as informações d benchmarking a todos níveis organizacionais.

    Ação: é o momento de implementação das práticas. Aqui acontecem as atividades de:

    • Colocação em prática dos resultados obtidos;
    • Avaliação contínua da implementação;
    • Previsão de modificações;
    • Comunicação do progresso.

    Maturidade: é o resultado da implementação das melhores práticas. Um dos seus indicativos é o interesse de outras organizações ou produtos copiados. Nesta fase também há o interesse contínuo de aprimoramento com base nas melhores práticas. Uma empresa madura pratica o Benchmarking continuamente.

    Tendo apresentado o assunto, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.