SóProvas


ID
2435227
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao Modelo de Avaliação-Intervenção na avaliação prospectiva do exame da criança, segundo Cunha et al. (2 003) , coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e , em seguida, assinale a opção correta.
( ) Entende-se por avaliação a compreensão do momento evolutivo da criança nas diferentes áreas de seu desenvolvimento, especificando aqueles aspectos significativos e as inter-relações dessa criança com o ambiente sociofamiliar em que ela vive.
( ) A avaliação compreende as ações de compilar, analisar, interpretar e integrar dados que possam conduzir ao efetivo conhecimento das condições em que se apresenta o desenvolvimento da criança, inclusive seus progressos e limitações.
( ) Nesse modelo, como se pode inferir, a avaliação e a intervenção passam a ser inter-relacionadas intimamente por ações recíprocas, podendo ser concebidas por uma perspectiva integradora de três etapas sucessivas na sua evolução.
( ) Com relação ao processo de avaliação, a observação participante, também denominada "Hora do Jogo", é destinada ao RAPPORT com a criança e a mãe, e também é utilizada para se obter uma primeira impressão do desenvolvimento daquela e da atitude desta última frente ao filho.
( ) Destaca-se que os sinais de alerta e os indicadores têm valor diagnóstico e são avisos para seguir observando e estimulando, convenientemente, o comportamento da criança .

Alternativas
Comentários
  • 5ª frase: Destaca-se que os sinais de alerta e os indicadores NÃO têm valor diagnóstico e são avisos para seguir observando e estimulando, convenientemente, o comportamento da criança. 

  • (V) entende-se por avaliação a compreensão do momento evolutivo da criança nas suas diferentes áreas do seu desenvolvimento, especificando aqueles aspectos significativos e suas inter-relações com o ambiente sociofamiliar em que ela vive. (p.152)

    (V) Compreende as ações de compilar, analisar, interpretar e integrar dados que possam conduzir ao efetivo conhecimento das condições em que se apresenta o desenvolvimento da criança, inclusive seus progressos e limitações. Nessa atividade investigativa, elaboram-se concomitantemente hipóteses que serão aceitas ou rejeitadas ao longo do seu processo. Identificam-se fatores de risco e de proteção, possíveis manifestações de “resiliência” e, inclusive, os “sinais de alerta“ ou indicadores de probabilidade prospectiva. (p.152)

    (V) Neste modelo, como se pode inferir, a avaliação e intervenção passam a ser inter-relacionadas intimamente por ações recíprocas, podendo ser concebidas por uma perspectiva integradora de três etapas sucessivas na sua evolução. (p.152)

    (V) Observação participante, também denominada “Hora do Jogo”, destinada ao rapport, com a criança e a mãe, e também para obter uma primeira impressão do desenvolvimento daquela e da atitude desta última frente ao filho. (p.153)

    (F) Destaque-se que os “sinais de alerta” e os indicadores não têm valor diagnóstico; são “avisos” para seguir observando e estimulando convenientemente o comportamento da criança. A tendência é a de diferenciá-los (“sinais de alerta” e indicadores) quanto à sua qualidade preditiva; os primeiros são ainda de menor valor probabilístico. (p.155)

    Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ...[et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre :Artmed, 2007.