SóProvas


ID
2436874
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a segunda atualização da lista de Áreas Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade nos biomas Caatinga, Cerrado e Pantanal. A Portaria 223/2016, publicada no Diário Oficial da União de 21 de junho de 2016, revoga a portaria MMA nº 9 de 2007. A lista classifica as áreas em três níveis: por prioridade de conservação, importância biológica e urgência de ação, além de recomendar ações prioritárias para cada uma e caracterizá-las quanto às ameaças e oportunidades. De acordo com o MMA, as informações podem ser usadas para qualificar as ações de licenciamento ambiental, fiscalização e criação de unidade de conservação.
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente. Acesso em: 25 jul. 2016.  
Dadas as afirmativas quanto às características vegetacionais do bioma Caatinga,
I. Savana-Estépica é o termo oficialmente empregado para definir o tipo de vegetação predominante no bioma Caatinga.
II. Essa formação florestal ocorre em regiões de clima quente e semiárido, apresentando baixa diversidade de espécies e baixo endemismo.
III. A flora apresenta cactos, bromélias e leguminosas, com troncos e espinhos retorcidos, em uma fiosionomia composta por árvores de grande porte (acima de 12 metros).
verifica-se que está(ão) correta(as)  

Alternativas
Comentários
  • Letra a) - I. Savana-Estépica é o termo oficialmente empregado para definir o tipo de vegetação predominante no bioma Caatinga.

  • I. Savana-Estépica é o termo oficialmente empregado para definir o tipo de vegetação predominante no bioma Caatinga. (Realmente tinha minhas dúvidas, mas foi a alternativa que sobrou hehehe)

    II. Essa formação florestal ocorre em regiões de clima quente e semiárido, apresentando baixa (ALTA) diversidade de espécies e baixo (ALTO) endemismo.

    III. A flora apresenta cactos, bromélias e leguminosas, com troncos e espinhos retorcidos, em uma fiosionomia composta por árvores de grande (PEQUENO) porte (acima de 12 metros).