SóProvas


ID
243724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

Alternativas
Comentários
  • Segmentação comportamental

    Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto:

    • Ocasião de compra: é muito comum estabelecer-se uma distinção entre as chamadas viagens de trabalho e viagens de lazer, pois o comportamento é obviamente diferente: pois quem viaja em trabalho privilegia nas suas escolhas de, por exemplo, uma companhia aérea que lhe proporcione uma minimização da perda de tempo em viagem, enquanto quem viaja em lazer irá certamente privilegiar o preço, não se preocupando tanto com as eventuais escalas que seja obrigado a fazer.
  • Comportamental, com base nos benefícios:
    os consumidores podem ser classificados de acordo com os benefícios que eles procuram e podem ser identificados dentro de um grupo de 05 benefícios:

    1) o grupo dos que procuram por serviços de qualidade
    2) o grupo F: fast food, fast fuel, fast service
    3) o grupo dos que procuram boas marcas e serviços confiáveis
    4)o grupo "home bodies": conveniência
    5) o gurpo dos que procuram preço baixo.

    Nesta questão, a segmentação foi feita com base nos que procuram preço baixo e nos que querem serviços VIP e conveniência.

    Alternativa D correta!
  • Essa questão deveria ser melhor debatida e compreendida em profundidade, na minha opinião.

    Principalmente, porque a variável rendimento (ponto fundamental do enunciado) encontra-se dentro das características da segmentação de mercado demográfica.

    Para quem quer entender bem a questão, de acordo com uma base teórica confiável, recomendo a leitura da página 235 do livro Administração de Marketing de Kotler (Editora Atlas / 5a Edição), Página 232, Tabela 9.1 e na página 235, Segmentação Comportamental no subtítulo, Benefícios.
  • GAbarito: Comportamental, com base nos benefícios.

    A questão fala em termos como em Postos VIP e Rede Popular, em uma tentativa da banca, de confundir o candidato com consumidores segmentados demograficamente por classes sociais. Na verdade nada se fala sobre isso. Pode muito bem existir consumidores da classe C que priorizem a qualidade acima do preço, e o contrário também é verdadeiro.
  • Segmentar o mercado - é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos. 
    Geográfica - Localização física do "target": país, estado, cidade, região, microregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, concelhos, regiões, bairros...
    Demográfica - Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação...
    Psicográfica -  Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude... A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais .

    ComportamentalClassifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto: Ocasião de compra, Benefícios procurados, Utilização,  Atitudes.
    Item D
  • Alguem pode me explicar pq não é segmentação psicográfica?
    Obrigado
  • Concordo que a comportamental esta inserida na psicografica

  • Pesquisa comportamental - Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades. Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este facto, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.

  • Na minha opinião o detalhe da questão é atentar-se a observação "consumidores individuais", pois a segmentação comportamental foca o "one to one" - respostas individualizadas, já as variáveis psicográficas foca em hábitos, estilos de vida, personalidade de grupos.

  • Eu errei a questão. Fui direto na Psicografica.


    Analisando com mais calma percebi que o correto é Comportamental mesmo.

    Nessa segmentação o critério é o comportamento das pessoas em relação ao produto. 

    E neste caso nos beneficios oferecidos pelo combustivel.

    As pessoas podem ter motivações diferentes ao comprar um MESMO PRODUTO e podem ser segmentadas de acordo com essa motivação. Assim sendo, ao abastecer o veículo, alguns buscam somente economia, outros já buscam serviços de qualidade, mais opções na hora de abastecer como combustíveis especiais e lojas de conveniência.


    Foco, Força e Fé.  Tamo junto!!



  • Comportamental

     

    Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto:

     

    Ocasião de compra: é muito comum estabelecer-se uma distinção entre as chamadas viagens de trabalho e viagens de lazer, pois o comportamento é obviamente diferente: pois quem viaja em trabalho privilegia nas suas escolhas de, por exemplo, uma companhia aérea que lhe proporcione uma minimização da perda de tempo em viagem, enquanto quem viaja em lazer irá certamente privilegiar o preço, não se preocupando tanto com as eventuais escalas que seja obrigado a fazer.

     

    Benefícios procurados: para um mesmo produto as motivações de compra dos consumidores podem apresentar muitas diferenças; por exemplo, na compra de uma pasta de dente, pode haver quem procure o tratamento das gengivas, ou o branqueamento, ou o sabor, ou ainda o preço baixo. Estas diferentes motivações podem dar lugar à criação de produtos especificamente destinados ao grupo que apresenta cada uma destas preocupações e eventualmente, até a combinação de algumas delas.

     

    Utilização: O volume ou taxa de utilização pode ser um critério que dê origem à identificação de grupos de clientes específicos; é muito normal, sobretudo nos negócios entre empresas (B2B), que os clientes com maior volume de compra beneficiem de condições especiais. Tornou-se igualmente muito comum o “prémio de fidelidade” para consumidores individuais, incluindo até a emissão de “cartões de fidelidade”, alguns deles personalizados.

     

    Atitudes: relativamente a um produto existem sempre atitudes diferentes por parte dos potenciais consumidores; assim, existem aqueles que desconhecem o produto, aqueles que apenas conhecem a sua existência, outros que já estão bem informados mas a quem o produto não interessa e os que estão bem informados e a quem o produto interessa, e ainda aqueles que estão desejosos de o adquirir num futuro próximo. Todas estas atitudes podem dar origem a programas de marketing específicos. E uma extensão das informações, transações, habilidades, facilidade com que as firmas entram e saem do mercado.

  • Segmentação baseada no comportamento do consumidor: dividi os compradores em grupos com base no conhecimento em relação a determinado produto, nas atitudes direcionadas a ele, no uso que se faz desse produto e nas reações a ele. (p. 168)

    Ocasiões: ocasião comum, ocasião especial

    Benefícios: qualidade, serviço, economia, praticidade, rapidez. (*)

    Status do usuário: não usuário, ex-usuário, usuário potencial, usuário iniciante, usuário regular.

    Classificação dos usuário (Índice de utilização): pequenos, médio e grandes usuários. 

    Status de fidelidade: nenhuma, média, forte, absoluta. 

    Estágio de preparação: desconhecedor, consciente, informado, interessado, desejoso, pretende comprar. 

    Atitude em relação ao produto: entusiasta, positiva, indiferente, negativa hostil.  

    -------------------

    (*) Benefícios procurados: uma forma poderosa de segmentação é agrupar os consumidores de acordo com os diferentes benefícios que eles buscam no produto. Essa segmentação requer que se descubram as principais vantagens que as pessoas procuram em uma classe de produtos, os tipos de pessoas que procuram cada um desses benefícios e as principais marcas que oferecem as vantagens procuradas. (p. 169)

     

    Fonte: Kotler e Armstrong, 2007.  

  • Diferentes consumidores compram produtos iguais buscando diferentes benefícios.

    Segmentar com base em benefícios está dentro da Segmentação Comportamental.