SóProvas



Questões de Segmentação de Mercado


ID
23542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A necessidade de segmentar a base de clientes dos bancos é vital para a orientação das vendas dos produtos e para a prestação de serviços. A segmentação de mercado é feita por meio de tecnologia, canais e cultura de venda que são fundamentais para o sucesso de qualquer instituição e, particularmente, para as instituições financeiras bancárias. A segmentação da base de clientes tem o propósito de racionalizar ainda mais o uso dos recursos das agências bancárias e dos canais eletrônicos. Acerca da segmentação de mercado, julgue os itens subseqüentes.

A segmentação de mercado é quase totalmente direcionada para clientes pessoas físicas, por serem de fácil comprovação de renda, contrariamente ao que ocorre com os clientes pessoas jurídicas.

Alternativas
Comentários
  • Tanto os clientes de pessoas físicas quantos os de pessoas juridicas são igualmentes segmentados.
  • cuidado pra não confudir Quantidade com tratamento
  • "Segmentação de mercado é a divisão do todo em pequenos grupos de mercado. Segmentar é dar enfoque, identificar e servir ao mercado escolhido. Facape (2007), ainda divide a segmentação de mercado em: Segmentação Geográfica (países, estados, cidades, bairros, ruas); Segmentação Demográfica (idade, sexo, tamanho da família); Segmentação Psicográfica (classe social, etilo de vida, personalidade); Segmentação Por Conduta (conhecimento, atitudes, costumes); Segmentação Por Volume (pequenos, médios e grandes) e Segmentação Por MIX de Marketing (mercados que respondem aos diferentes fatores de marketing, como preço, praça, propaganda ou tipo de produto)."  Facape (2007)
    http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/a-segmentacao-de-mercado-sua-influencia-no-planejamento-de-marketing/648/

    A questão torna-se errada ao dizer que a segmentação é voltada mais para pessoas físicas por serem de fácil comprovação de renda, quando na verdade pessoas físicas estão segmentadas por volume, pois estão em grande quantidade.
  • A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

    Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.

  • questão de interpretação...


ID
63013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Marketing diferenciado ocorre quando a empresa pretende atingir vários segmentos do mercado e planeja ofertas separadas para cada um deles.

Alternativas
Comentários
  • Marketing diferenciado: significa adequar o produto de maneira a vender para dois ou mais segmentos de mercado previamente estabelecidos. Com um mesmo produto, atender-se-ia a vários segmentos de uma maneira diferenciada. Marketing concentrado: é a escolha de somente um segmento como mercado alvo

ID
63016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Mercado-alvo consiste em um grupo de compradores com necessidades e características comuns às quais a empresa decide atender.

Alternativas
Comentários
  • No marketing, "mercado alvo" refere-se ao segmento do mercado que uma empresa identificou como contendo um grupo de clientes com necessidades similares aos quais ela deseja atender

    gab. correto


ID
63073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.

Alternativas
Comentários
  • O marketing institucional é aquele cuja finalidade é trabalhar para a promoção da imagem a empresa no mercado, com ênfase em ações de responsabilidade social, qualidade de trabalho e produto e demais ações. O marketing institucional vem seguindo uma tendência de aprofundar as ações do marketing social, como forma de humanizar a imagem da empresa junto ao mercado consumidor e à sociedade com um todo. O marketing social também é conhecido como Marketing para Causas Sociais (MCS), segundo Pingle & Thompson :“(…) como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. Um programa de Marketing para Causas Sociais pode ser desenvolvido por meio de uma aliança estratégica entre uma empresa e uma organização voluntária, ou beneficente, comprometida com a área social definida em benefício de uma “causa”, pode dar a uma marca um “credo”ou “sistema de crenças” e resultar numa percepção e intenção de compra significativamente melhor, por parte do consumidor. O MCS também pode estabelecer relacionamentos valiosos com uma série de outras partes importantes relacionadas a uma empresa, como os funcionários, fornecedores e órgãos do governo”.O marketing social impulsiona positivamente uma empresa, sobretudo quando busca-se um equilíbrio entre necessidades de participação do mercado, governo e sociedade. Busca posicionar a empresa perante as pessoas através de boas ações mercadológicas e sociais, a empresa produz com responsabilidade, a empresa distribui com responsabilidade, respeita o seu consumidor e além de tudo ajuda a sociedade investindo e participando de projetos sociais que promovam determinada comunidade.

ID
172717
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Contrapondo-se ao marketing de negócios, o marketing social

Alternativas
Comentários
  • "Marketing social é a gestão estratégica da transformação e mudança social, guiada por preceitos éticos e de equidade social." (http://www.socialtec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1:o-que-e-marketing-social&catid=1:conceito&Itemid=13)


    "Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedaderelacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

    Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos." (Wikipedia)

  • Esta no livro Marketing para o seculo XXI, do Kotler, vale a pena a leitura! 

  • Vou ter de comprar o livro do Kotler

  • Marketing social ou marketing de causas é adotado por uma empresa para apoiar determinada causa. O marketing social é adotado por uma organização sem fins lucrativos ou governamental para promover uma causa, como “diga não às drogas” ou “exercite-se mais e coma melhor”. 

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 693).  . Edição do Kindle. 

  • GABARITO:

    b) procura modificar as atitudes ou comportamentos do mercado-alvo.


ID
185620
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Algumas organizações deslocam a atividade de marketing exclusivamente para as ações de venda, sendo que as organizações que agem dessa forma terão dificuldades em competir em economias mais competitivas.

PORQUE

Em economias mais competitivas, o mercado tem muitas opções e se divide em diversos mercados menores, cada um com desejos específicos, percepções particulares e preferências e critérios de compra característicos.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Errei feio :P

    Fui na letra B. Achei que a segunda afirmação, que trata da segmentação de mercado, não poderia ser uma justificativa válida para a primeira, já que o marketing não trata exclusivamente de vendas nem de segmentação; portanto, há muitas outras atividades do marketing que tornaria difícil para a empresa ser competitiva se focasse apenas nas vendas...



  • Ao deslocar as ações de marketing apenas para as ações de venda, você acaba se preocupando apenas com os resultados e com a lucratividade e esquece do consumidor e de suas necessidades. É por isso que uma empresa que não cuida em trazer valor ao cliente e apenas procura ter um maior número de vendas tem dificuldades em mercados mais competitivos, pois como há muitas opções e gostos diferentes, as empresas precisam se diferenciar e conhecer seu público alvo, para formar um relacionamento com o cliente que comece antes da venda de seu produto e se estenda além dela.

    Por isso, a letra A é a certa e a primeira e a segunda frase estão corretas e a segunda justifica a primeira.


  • Se uma empresa foca as ações de mkt exclusivamente para vendas, ela pode achar um nicho do mercado adequado a aquele produto produzido/oferecido por ela, porém terá dificuldade de enfrentar uma empresa que entenda melhor esse cliente (mercado mais específico) produzindo/oferecendo o mesmo produto porém adaptado de acordo com o consumidor.


ID
197050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A revista Acta Cirúrgica Brasileira, publicação oficial
da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em
Cirurgia (SOBRADPEC), editada a cada três meses até dezembro
de 2001, passou a ser publicada a cada dois meses a partir de
2002. Tem por missão publicar trabalhos originais de pesquisa
básica e aplicada em cirurgia e ciências biomédicas, novas
técnicas cirúrgicas, revisões relacionadas a investigações em
biomedicina, artigos sobre ensino, avanços em biomedicina e
comunicação científica. Essa revista é disponível livremente na
Internet no sítio www.scielo.br/acb.

A SOBRADPEC, fundada em 1986, é uma associação
sem fins lucrativos que tem por finalidade organizar e executar o
aprimoramento científico e técnico de médicos, biomédicos e
estudantes, promover o aperfeiçoamento do padrão médico e
biomédico e incentivar as pesquisas e divulgação de novos
métodos, drogas e aparelhos que possam beneficiar aqueles que
necessitem de assistência médica especializada de cirurgia.

Internet: www.sobradpec.org.br>.

Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes, a
respeito da formação e do desenvolvimento de coleções no
contexto de uma biblioteca especializada em saúde.

Quanto a estudos de comunidade e técnicas empregadas nesses
estudos, julgue o item.


A segmentação de mercado é uma das técnicas de pesquisa de mercado aplicadas em estudos de comunidade. Categorização da comunidade por critério geográfico ou por variáveis demográficas são padrões empregados na segmentação de mercado. No entanto, uma das limitações desse tipo de segmentação é o uso de fatores descritivos e não causais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Pesquisas descritivas: descrevem características ou funções do mercado estudado

    Pesquisas causais: objetivam encontrar evidências acerca de relações de causa e efeito.

     

    Fonte: http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/viewFile/78981/83062


ID
221146
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Os exemplos a seguir relacionam cinco empresas que atuam na capital de um estado brasileiro e seus respectivos produtos ou serviços. A única que atende a uma célula de mercado é a

Alternativas
Comentários
  • As empresas podem querer identificar grupos ainda menores de clientes com características comuns, que representam uma oportunidade no mercado, esses grupos podem ser chamados de células de mercado.

    As empresas de hoje desenvolvem bancos de dados de clientes, contendo informações demográficas, o histórico de compras, preferências e outras características.

    Algumas empresas utilizam um serviço conhecido por data mining (ou triagem de dados), que utiliza técnicas analíticas e estatísticas de grande alcance permitindo extrair modelos comportamentais e fatos interessantes sobre os clientes (KLOTER, 1999).

  • A questão é resolvida quando observamos a alternativa que é um grupo mais específico possível e que reflete em menor número de pessoas. Por isso que marquei LETRA E.
    Muitas questões são resolvidas pelo bom senso, interpretação e conhecimento de mundo. Só a teoria nos livros não nos torna preparados. Fica a dica. Bons estudos!
  • a letra b tambem nao seria um exemplo???


    b) Delicatte - rede de lojas de vestuário para senhoras acima dos 59 anos.

  • A letra B não está correta pelo fato de a Delicatte ser uma rede de lojas, ou seja, atenderá senhoras acima dos 59 anos de diversos locais diferentes (ainda que de um mesmo estado), visto que cada local possui uma cultura diferente, fazendo assim uma especialização seletiva.  

  • Acredito que a letra B não está voltada suficientemente para um público específico como na letra E, neste caso podemos ainda ter vários "filtros" vamos dizer assim. Ex: Senhoras acima dos 59 anos ricas ou pobres, gordas ou magras, altas ou baixas...

  • Não tinha visto essa expressão nos meus estudos. Obrigado.

  • Interessante, explicação a do nosso colega Carlos Campos, pois me faz lembrar da matéria de informática, que explica o que é Data mining, esses links nos ajudam bastante. Obrigada!!


ID
243724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

Alternativas
Comentários
  • Segmentação comportamental

    Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto:

    • Ocasião de compra: é muito comum estabelecer-se uma distinção entre as chamadas viagens de trabalho e viagens de lazer, pois o comportamento é obviamente diferente: pois quem viaja em trabalho privilegia nas suas escolhas de, por exemplo, uma companhia aérea que lhe proporcione uma minimização da perda de tempo em viagem, enquanto quem viaja em lazer irá certamente privilegiar o preço, não se preocupando tanto com as eventuais escalas que seja obrigado a fazer.
  • Comportamental, com base nos benefícios:
    os consumidores podem ser classificados de acordo com os benefícios que eles procuram e podem ser identificados dentro de um grupo de 05 benefícios:

    1) o grupo dos que procuram por serviços de qualidade
    2) o grupo F: fast food, fast fuel, fast service
    3) o grupo dos que procuram boas marcas e serviços confiáveis
    4)o grupo "home bodies": conveniência
    5) o gurpo dos que procuram preço baixo.

    Nesta questão, a segmentação foi feita com base nos que procuram preço baixo e nos que querem serviços VIP e conveniência.

    Alternativa D correta!
  • Essa questão deveria ser melhor debatida e compreendida em profundidade, na minha opinião.

    Principalmente, porque a variável rendimento (ponto fundamental do enunciado) encontra-se dentro das características da segmentação de mercado demográfica.

    Para quem quer entender bem a questão, de acordo com uma base teórica confiável, recomendo a leitura da página 235 do livro Administração de Marketing de Kotler (Editora Atlas / 5a Edição), Página 232, Tabela 9.1 e na página 235, Segmentação Comportamental no subtítulo, Benefícios.
  • GAbarito: Comportamental, com base nos benefícios.

    A questão fala em termos como em Postos VIP e Rede Popular, em uma tentativa da banca, de confundir o candidato com consumidores segmentados demograficamente por classes sociais. Na verdade nada se fala sobre isso. Pode muito bem existir consumidores da classe C que priorizem a qualidade acima do preço, e o contrário também é verdadeiro.
  • Segmentar o mercado - é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos. 
    Geográfica - Localização física do "target": país, estado, cidade, região, microregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, concelhos, regiões, bairros...
    Demográfica - Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação...
    Psicográfica -  Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude... A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais .

    ComportamentalClassifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto: Ocasião de compra, Benefícios procurados, Utilização,  Atitudes.
    Item D
  • Alguem pode me explicar pq não é segmentação psicográfica?
    Obrigado
  • Concordo que a comportamental esta inserida na psicografica

  • Pesquisa comportamental - Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades. Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este facto, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.

  • Na minha opinião o detalhe da questão é atentar-se a observação "consumidores individuais", pois a segmentação comportamental foca o "one to one" - respostas individualizadas, já as variáveis psicográficas foca em hábitos, estilos de vida, personalidade de grupos.

  • Eu errei a questão. Fui direto na Psicografica.


    Analisando com mais calma percebi que o correto é Comportamental mesmo.

    Nessa segmentação o critério é o comportamento das pessoas em relação ao produto. 

    E neste caso nos beneficios oferecidos pelo combustivel.

    As pessoas podem ter motivações diferentes ao comprar um MESMO PRODUTO e podem ser segmentadas de acordo com essa motivação. Assim sendo, ao abastecer o veículo, alguns buscam somente economia, outros já buscam serviços de qualidade, mais opções na hora de abastecer como combustíveis especiais e lojas de conveniência.


    Foco, Força e Fé.  Tamo junto!!



  • Comportamental

     

    Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto:

     

    Ocasião de compra: é muito comum estabelecer-se uma distinção entre as chamadas viagens de trabalho e viagens de lazer, pois o comportamento é obviamente diferente: pois quem viaja em trabalho privilegia nas suas escolhas de, por exemplo, uma companhia aérea que lhe proporcione uma minimização da perda de tempo em viagem, enquanto quem viaja em lazer irá certamente privilegiar o preço, não se preocupando tanto com as eventuais escalas que seja obrigado a fazer.

     

    Benefícios procurados: para um mesmo produto as motivações de compra dos consumidores podem apresentar muitas diferenças; por exemplo, na compra de uma pasta de dente, pode haver quem procure o tratamento das gengivas, ou o branqueamento, ou o sabor, ou ainda o preço baixo. Estas diferentes motivações podem dar lugar à criação de produtos especificamente destinados ao grupo que apresenta cada uma destas preocupações e eventualmente, até a combinação de algumas delas.

     

    Utilização: O volume ou taxa de utilização pode ser um critério que dê origem à identificação de grupos de clientes específicos; é muito normal, sobretudo nos negócios entre empresas (B2B), que os clientes com maior volume de compra beneficiem de condições especiais. Tornou-se igualmente muito comum o “prémio de fidelidade” para consumidores individuais, incluindo até a emissão de “cartões de fidelidade”, alguns deles personalizados.

     

    Atitudes: relativamente a um produto existem sempre atitudes diferentes por parte dos potenciais consumidores; assim, existem aqueles que desconhecem o produto, aqueles que apenas conhecem a sua existência, outros que já estão bem informados mas a quem o produto não interessa e os que estão bem informados e a quem o produto interessa, e ainda aqueles que estão desejosos de o adquirir num futuro próximo. Todas estas atitudes podem dar origem a programas de marketing específicos. E uma extensão das informações, transações, habilidades, facilidade com que as firmas entram e saem do mercado.

  • Segmentação baseada no comportamento do consumidor: dividi os compradores em grupos com base no conhecimento em relação a determinado produto, nas atitudes direcionadas a ele, no uso que se faz desse produto e nas reações a ele. (p. 168)

    Ocasiões: ocasião comum, ocasião especial

    Benefícios: qualidade, serviço, economia, praticidade, rapidez. (*)

    Status do usuário: não usuário, ex-usuário, usuário potencial, usuário iniciante, usuário regular.

    Classificação dos usuário (Índice de utilização): pequenos, médio e grandes usuários. 

    Status de fidelidade: nenhuma, média, forte, absoluta. 

    Estágio de preparação: desconhecedor, consciente, informado, interessado, desejoso, pretende comprar. 

    Atitude em relação ao produto: entusiasta, positiva, indiferente, negativa hostil.  

    -------------------

    (*) Benefícios procurados: uma forma poderosa de segmentação é agrupar os consumidores de acordo com os diferentes benefícios que eles buscam no produto. Essa segmentação requer que se descubram as principais vantagens que as pessoas procuram em uma classe de produtos, os tipos de pessoas que procuram cada um desses benefícios e as principais marcas que oferecem as vantagens procuradas. (p. 169)

     

    Fonte: Kotler e Armstrong, 2007.  

  • Diferentes consumidores compram produtos iguais buscando diferentes benefícios.

    Segmentar com base em benefícios está dentro da Segmentação Comportamental.


ID
257941
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

Alternativas
Comentários
  • Critérios de Segmentação de Mercado, segundo Kotler (A bíblia do Marketing)

    Deve ser:
    • Mensurável:  tamanho, poder de compra, e características dos segmentos devem ser passíveis de mensuração.
    • Substanciais: devem ser grandes e rentáveis suficientes para serem atendidos.
    • Acessíveis: devem ser possíveis de alcançar e servir os seguimentos
    • Diferenciáveis: para ser segmentado, o mercado deve ter características passíveis de diferenciação
    • Acionáveis: deve ser possível desenvolver programas efetivos para atrair e atender aos segmentos.

    Então, na questão, pelo que ela quis dizer foi que um segmento deve ser distinto (diferenciáveis), mensurável, viável (substanciais), apropriado ( acionáveis) e sustentável (acessíveis).
  • Critérios de segmentação de mercado:

     

    Diferenciáveis: para ser segmentado, o mercado deve ter características passíveis de diferenciação.

    Mensuráveis: tamanho, poder de compra e características dos segmentos devem ser passíveis de medição.

    Substanciais: devem ser grandes e rentáveis o bastante para serem atendidos.

    Acionáveis: deve ser possível desenvolver programas efetivos para atrair e atender aos segmentos.

    Acessíveis: devem ser possíveis de alcançar e servir os segmentos.

     

    Todo segmento deve ser: 

     

    Distinto (diferenciável)

    Mensurável

    Viável (substancial)

    Apropriado (acionável)

    Sustentável (acessível)

  • Heterogêneo/distinto: devem existir diferenças claras nas preferências do consumidor pelo produto

    Mensurável: devem ser identificáveis e capazes de serem relacionadas a variáveis mensuráveis, como idade, sexo, estilos de vida, usos do produto etc.

    Acessível/viável: o segmento de mercado proposto deve ser prontamente acessível e atingível com programas direcionados

    Acionável/apropriado: responder a preferências com um composto de marketing adequado e lucrativo

    Substancial/sustentável: o segmento de mercado proposto deve ter tamanho e poder aquisitivo suficientes para ser lucrativo

  • Embora não necessário p/ responder a questão, concordo com a correspondência feita pelo Rafael.

    ---------

    P/ meus comentários:

    Para ser útil, os segmentos de mercado devem ser:

    Substancias: grandes e lucrativos o suficientes para serem atendidos. Um segmento deve ser um grupo o maior e mais homogênio possível, para que compense desenvolver programas de marketing sob medida para ele. (sustentável)

    Mensurável: o tamanho, o poder de compra e o perfil dos segmentos podem ser mensurados, embora para alguns segmentos isto é uma tarefa difícil. 

    Acessíveis: alcançados e atendidos de maneira eficiente (viável)

    Acionáveis: podem ser desenvolvidos programas eficientes para atrair o segmento e atendê-los. Ex.: embora uma cia áerea tenha identificado sete segmentos diferentes, entenderam que sua equipe não dispinha de pessoas suficiente para desenvolver programas de marketing distintos para cada um deles. (apropriados)

    Diferenciáveis: os segmentos são conceitualmente distintos, respondem de maneira diferente a programas e elementos do mix de marketing diversos. 

     

    Fonte: Kotler e Armstrong, 2007, p. 172


ID
263287
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Dados os itens seguintes, referentes aos procedimentos de Segmentação de Mercado,

I. Marketing Indiferenciado – Opera em diferentes segmentos e adota programas heterogêneos para cada segmento.

II. Marketing Diferenciado – Procura o mercado com uma única oferta.

III. Processo de seleção de segmentos de mercado concentra-se em segmentos diversos, não especializado por produto nem por mercado.

IV. Os principais requisitos para uma segmentação eficaz são mensuráveis, substanciais, diferenciáveis e acessíveis.

V. Segmentação por Multicriterios – busca o cruzamento de variáveis, tentando identificar grupos alvos menores e mais bem definidos.

está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • marketing indiferenciado - trata todos os compradores, ou potenciais compradores, como um grupo homogêneou seja, é o marketing de massa.

    marketing diferenciado - as empresas criam uma imagem altamente especializada.

    segmentação de mercado - é o processo de dividir o mercado em grupos de potenciais consumidores com necessidades e/ou características similares e que estão propensos a ter um mesmo comportamento de compra.

    Segmentação multicritérios - é a análise comparativa de projetos alternativos ou medidas heterogêneas, levando em conta diversos critérios, simultaneamente, para a análise de uma situação complexa. 


  • Marketing diferenciado: um marketing só para segmentos diferentes


ID
263863
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Depois de realizar uma pesquisa de mercado, o diretor de marketing de uma rede de postos de combustíveis percebeu que deveria atuar mais fortemente junto aos consumidores que abastecem semanalmente seus carros. A segmentação realizada pela empresa foi feita com base

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A resposta está na própria questão. (...) junto aos consumidores que abastecem semanalmente seus carros. Ora, aqui estamos a falar de um comportamento do consumidor, o que ele faz, com que frequência.
  • SEGMENTAÇÃO BASEADA EM COMPORTAMENTO DE COMPRA

    Os profissionais de marketing podem segmentar o mercado de acordo com o comportamento de compra do consumidor. O comportamento de compra pode ser: prudente, impulsivo, pessimista, tradicional e confiante. A segmentação baseada no comportamento dos consumidores geralmente centra-se em alguma combinação de freqüência de uso, situação de lealdade e situação de usuário.
  • Segmentar o mercado - é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos. 
    Geográfica - Localização física do "target": país, estado, cidade, região, microregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, concelhos, regiões, bairros... 
    Demográfica - Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação...
    Psicográfica -  Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude... A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais 

    ComportamentalClassifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto: Ocasião de compra, Benefícios procurados, Utilização,  Atitudes.
    Item A 
  • Sidnei, muito bom seu comentário. Mas cuidado, classe social não entra em segmentação psicográfica e sim em demográfica.

  • Pessoal, com relação ao comentário do Sidnei e a correção de Janaina. 

    Atenção, pode ser um 'pega em questão': a classe social é sim uma variável psicográfica. Da mesma forma que renda pode ser considerada variável demográfica (pois essa classificação não dispõe do conjunto de variáveis socioeconômico). Quem faz essa classificação são Kotler e Armstrong (2007, p. 166).

    --------

    De acordo com a classificação adotadas por Kotler e Armstrong, as principais variáveis de segmentação de mercados consumidores são: 

     

    Geográfica: região do mundo, país, estado e mesmo bairros; tamanho da cidade/densidade populacional; clima.

    Demográfica: idade, sexo, tamnho da família, ciclo de vida familiar, renda, ocupação, nível de instrução, religião, etnia, geração, nacionalidade.

    Psicográficas: classe social, estilo de vida, persolnalidade.

    Comportamental: ocasiões, benefícios, status do usuário, classificação do usuário, status de fidelidade, estágio de preparação, atitude em relação ao produto. 

     

  • Segmentação Comportamental com base em Ocasião de Compra.

     

    As ocasiões podem ser definidas em termos de hora do dia, semana, mês, ano ou outros aspectos temporais bem definidos da vida de um consumidor.

  • “consumidores que abastecem semanalmente seus carros.”

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Certo. Abastecer o carro uma vez por semana é um comportamento, assim como abastecer diariamente, de dois em dois dias, etc. Na segmentação comportamental os consumidores são divididos segundo suas atitudes, conhecimentos ou reações a um produto.

    Alternativa B e D. Errado. Na segmentação psicográfica os consumidores são divididos em grupos compostos por traços psicológicos, personalidade, estilo de vida e valores diferentes.

    Alternativa C. Errado. Na segmentação demográfica os consumidores são divididos de acordo com algumas variáveis como sexo, renda, idade, tamanho da família, etc.

    Alternativa E. Errado. Na segmentação geográfica os consumidores são divididos em estados, cidades, bairros ou nações.

    Gabarito: A


ID
265315
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo o Anuário estatístico da EMBRATUR (2009), entraram no Distrito Federal 29.485 turistas por via aérea. Segundo a nacionalidade, o volume de egressos mais representativo veio da Argentina (8.190 visitantes), seguido dos que chegaram de Portugal (5.597), da Itália (3.591), da Espanha (1.672) e da Alemanha (1.387). Comparando o contingente dos três maiores emissores de turistas para o DF com os demais visitantes, percebe-se que os gestores do turismo local, em vez de promoverem o destino de forma massiva, podem dividir mercados em grupos de consumidores potenciais, com necessidades e(ou) características semelhantes, pois provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes.

Sérgio Roberto Dias. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva (com adaptações).

A estratégia mencionada nesse texto refere-se a

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

     


ID
463996
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Depois de analisar o mercado brasileiro de combustíveis, uma distribuidora de atuação nacional, percebeu que poderia atuar de forma mais lucrativa se concentrasse suas atividades em cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes. A diretoria, então, realizou um levantamento dessas cidades e traçou suas metas operacionais. Considerando essa característica, a decisão de segmentação dessa empresa é classificada como

Alternativas
Comentários
  • b) correta
    A segmentação geográfica requer a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas, como:
    •  Nações;
    •  Estados;
    •  Regiões;
    •  Condado;
    •  Cidades ou
    •  Bairros

    A empresa pode atuar em uma, em algumas ou em todas as áreas geográficas, prestando atenção nas variações locais.
    Principais Variáveis de segmentação para Mercados Consumidores

     Região
    •  Pacífico;
    •  Montanhas;
     Porte da cidade ou região metropolitana
    •  Menos de 4.999;
    •  De 5 mil a 19.999;
    •  De 20 mil a 49.999;
    •  De 50 mil a 99.999;
    •  De 100 mil a 249.999;
    •  De 250 mil a 499.999;
    •  De 500 mil a 999.999;
    •  De 1 milhão a 3.999.999 e
    •  Acima de 4 milhões
     Densidade
    •  Urbana;
    •  Suburbana e
    •  Rural
     Área
    • Norte
    •  Sul
  • O processo de segmentação de mercado utiliza sempre a pesquisa. Com ela, é possível que se chegue ao resultado do agrupamento desejado (segmento-alvo). As formas ou critérios para a segmentação são:

    Segmentação demográfica estuda estatisticamente as populações e usas características como faixa etária, sexo, tamanho médio da família, estado civil, números de unidades domiciliares, nacionalidade, religião, raça e genealogia.
    Segmentação socioeconômica divide o mercado com base nas características sociais e econômicas da população como classe social, renda, escolaridade, ocupação profissional, etc.
    Segmentação geográfica divide o mercado com base em critérios geográficos, como localização e densidade populacional.
    Segmentação por benefícios divide o mercado com base nos benefícios procurados pelos clientes.
    Segmentação por grau de utilização divide o mercado com base no nível de consumo.
    Segmentação Psicografia divide o mercado com base no modo como as pessoas pensam e levam suas vidas.

    Fonte: Gestão de Marketing – Departamento de Mercadologia da FGV, Capitulo 02, pág: 18 a 35.
  • Gabarito letra B:
    Geográfica: divisão do mercado em partes geográficas como países, cidades, regiões ou de acordo com critérios como densidade demográfica (sim, apesar de ter esse “demográfica” no nome, densidade demográfica é geográfica. Pegadinha presente em diversas provas de administrador já).
    Na questão a empresa segmentou o mercado em cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes. Ela fez uma segmentação geográfica, já que levou em consideração o tamanho da população.

    Bons estudos!
  • • Segmentação geográfica:

    É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta.



  • De acordo com a classificação adotadas por Kotler e Armstrong, as principais variáveis de segmentação de mercados consumidores são: 

     

    Geográfica: região do mundo, país, estado e mesmo bairros; tamanho da cidade/densidade populacional; clima.

    Demográfica: idade, sexo, tamnho da família, ciclo de vida familiar, renda, ocupação, nível de instrução, religião, etnia, geração, nacionalidade.

    Psicográficas: classe social, estilo de vida, persolnalidade.

    Comportamental: ocasiões, benefícios, status do usuário, classificação do usuário, status de fidelidade, estágio de preparação, atitude em relação ao produto. 

     

     

  • Questão sobre os tipos de segmentação, vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. Na segmentação socioeconômica os consumidores são divididos com base nas características econômicas da população como classe social, escolaridade, ocupação profissional, renda, etc.

    Alternativa B. Certo. Na segmentação geográfica os consumidores são divididos em estados, cidades, bairros ou nações.

    Alternativa C. Errado. Na segmentação psicográfica os consumidores são divididos em grupos compostos por traços psicológicos, personalidade, estilo de vida e valores diferentes.

    Alternativa D. Errado. Na segmentação demográfica os consumidores são divididos de acordo com algumas variáveis como sexo, renda, idade, tamanho da família, etc.

    Alternativa E. Errado. Na segmentação comportamental os consumidores são divididos segundo suas atitudes, conhecimentos ou reações a um produto.

    Gabarito: B


ID
521191
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segmentando um mercado, um gerente de marketing pode identificar necessidades específicas de um grupo de consumidores. Há diversas bases a partir das quais se pode proceder à segmentação de mercados com a finalidade de se atingir mercados-alvo. Assinale a opção em que apenas três das variáveis apresentadas servem como base para segmentação de mercados.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi nada? A opção B) não faz parte de segmentação demográfica?


  • sim, faz parte, cada alternativa tem 4 opções, o objetivo é vc achar aquela que possui uma das opções erradas. 

  •  Correta:
      e)  Renda familiar, sexo, faixa etária e estágio no ciclo de vida do produto.

  • Essa foi uma boa pegadinha. Se o cara ler correndo nem vai ver que o examinador pediu a alternativa com somente 3 certas e vai quente na B por ter todas certas.

    Gab. E - Estágio no ciclo de vida do produto não é base para segmentação. 

  • Essa foi para aprender a fazer prova, prestar atenção! É cada uma :(

  • "volume de consumo" da alternativa "A" não é base para segmentação. Questão deveria ser anulada.


ID
543211
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que

Alternativas
Comentários

  • Cauda longa (do inglês The Long Tail) é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente.

    No mercado do consumo de bens, é vulgar encontrar curvas deste tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Tipicamente, procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos.

    Na Economia Tradicional, os custos fixos de manutenção de estoques e catálogos permitem calcular um valor para a procura que define a fronteira entre o lucro e o prejuízo.No caso da Nova Economia, este raciocínio é colocado em xeque, muito particularmente no caso dos produtos digitais. Por exemplo, o custo de manutenção de um produto muito procurado é igual ao custo de manutenção de um produto procurado apenas por um número mínimo de consumidores.

    Apostar na Cauda Longa torna-se economicamente interessante, ao contrário do que acontecia antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem um valor comercial equivalente aos dos produtos populares.




     

  • Letra B

    Não sou de fazer isso (criticar), mas acho péssimos esses comentários copia e cola sem nem se dar o trabalho de uma simples edição/formatação, pior que mesmo lendo o comentário não dá pra ter nem uma vaga ideia de qual seria a resposta correta e porque. Se for pra comentar, que faça algo em relação à questão e como complemento, uma informação copiada da net, não tem problema, mas vomitar o primeiro texto que se encontro pq viu um termo na questão e jogar aqui na verdade até atrapalha!

    Basicamente, com as vendas na internet, as lojas e seus produtos puderam alcançar diversos públicos quando antes era impossível, aí é correto afirmar que determinados segmentos (nichos de mercado), dada uma certa região e perfil de consumidor, podem mesmo surpreender e vender mais que um produto líder de mercado. Isso ocorre com alguns modelos de carros ou marcas/modelos de computador, telefones celulares e até mesmo roupas.

  • Gabarito: B

    No gerenciamento do estoque de mercadorias das lojas físicas, predomina a regra dos 80/20, por conta das limitações impostas pelos elevados custos de armazenagem e distribuição. Com isso, a oferta de produtos dessas lojas se concentra nos campeões de venda.
    A teoria da cauda longa mostra que em lojas virtuais, esse conceito se modifica.
    Exemplo de uma pesquisa feita nos Estados Unidos:
    Uma livraria (loja física) possui em média 100 mil títulos diferentes para venda.
    Já uma loja virtual pode ultrapassar a quantia de 3 milhões de títulos (mas não necessariamente terá todos em estoque).
    Dentro deste estudo com as lojas virtuais, notou-se que o faturamento dos livros menos populares (nichos) representa em torno de 25% do faturamento total.
    Para uma loja de espaço físico limitado, estes 25% de vendas torna-se inviável, pois são muitos títulos com pouca venda: é uma grande quantidade para pouco rendimento.
    Já para as lojas virtuais, esta cauda longa demonstra um grande poder.

  • GAB B

    A Cauda Longa (Cris Anderson) – Esta teoria, que é o titulo do trabalho dele, demonstra que antes da Internet a indústria cultural, ou seja, o mercado só investia em grandes hits de massa. Agora, o mercado ainda se interessa pelos fenômenos de massa, no entanto, ele indica que a receita total de uma multidão de produtos segmentados, com poucas vendas, é igual à receita total dos poucos grandes hits, daí que ele denomina este efeito de cauda longa.

    Fonte: Unyleya

    Perfeito o comentário do colega Klaus Serra. No afã de comentar por comentar alguns colegas simplesmente despejam conceitos captados na internet, ao invés de buscar a verdadeira resposta e as bibliografias consagradas.


ID
561013
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A distribuidora de combustíveis YYZ estima que 35% dos consumidores de combustíveis estejam interessados em utilizar etanol. Desse percentual de consumidores de etanol, apenas 10% compra combustível da YYZ. Esse grupo de consumidores pode ser classificado, pela distribuidora YYZ, como mercado

Alternativas
Comentários
  • “O mercado penetrado é o conjunto e consumidores que estão comprando o produto da empresa.” (KOTLER,

    2000, p.141)

    “O mercado-alvo (também chamado de mercado servido) é a parte do mercado disponível qualificado – o

    conjunto de consumidores que possuem renda, interesse, acesso e qualificações para a oferta ao mercado.”

    (KOTLER, 2000, p.141)

    “O mercado disponível é o conjunto de consumidores que possuem renda, interesse e acesso a uma

    determinada oferta.” (KOTLER, 2000, p.141)

  • Essa questão tem algumas peculiaridades relacionadas ao texto e à interpretação de texto.

    A questão fala de um grupo de 35% (os interessados) e de um grupo de 10% (os clientes da empresa XYZ). Na frase seguinte, o examinador começa a pergunta com a palavra "Esse". O entendimento do que significa "esse" permite saber que o examinador não está falando de todos (os 35%), mas perguntando sobre os 10%. Isso porque "esse" se refere à referência mais próxima (os 10%). Se o examinador falasse "aquele", se referiria a referência mais distante (os 35%).

    Sabendo disso, descobrimos que o examinador quer saber qual o nome do mercado que já é atingido pela empresa XYZ. O nome do mercado em que a empresa já atua é "mercado penetrado".

    A) penetrado - o mercado em que a empresa já atua. [ALTERNATIVA CERTA]

    B) alvo - o mercado que a empresa não atua mas pretende atuar e já foi qualificado pela empresa

    C) servido - mesma coisa que mercado alvo.

    D) disponível - é um mercado que ainda não foi qualificado e a empresa ainda não o definiu como alvo.

    E) disponível qualificado - um mercado com consumidores qualificados para uma determinada oferta, mas ainda não é alvo da empresa.

    As camadas do mercado são essas:

    Mercado potencial > mercado disponível > mercado disponível qualificado > mercado alvo > mercado penetrado.

  • Na verdade a referência mais próxima certa a ser utilizada seria este (mais próximo). Quando há dois referentes o este é ao mais próximo e o aquele é o mais longe. O esse é para referência anafórica e este para catafórica.


ID
788242
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um gerente pretende reorganizar o departamento de vendas da empresa, cuja linha de produtos é composta por apenas dois óleos lubrificantes. A empresa precisa de mais flexibilidade no contato com seus clientes, seus vendedores precisam ser estimulados e ter suas responsabilidades definidas mesmo que, para isso, seja necessário investir em sistemas de controle de trabalho. Seus clientes são bastante homogêneos e estão concentrados em áreas centrais das cidades.

Dadas as características da empresa e de seus clientes, o departamento de vendas dessa empresa deve ser organizado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA B

    VENDAS POR TERRITÓRIO:
    É quando existe a divisão por região geográfica, ou seja, podem ser definidos setores por cidade, estado, etc. as regiões poderão ser administradas por um gerente regional que poderá delegar a um outro gerente e este será responsável por equipes de vendedores que atuarão em áreas específicas e com responsabilidades pré-definidas em sua área de atuação.
    Esta opção é muito interessante quando existem clientes com características e potenciais semelhantes. Apesar de ser uma condição atrativa, é necessária uma excelente administração para que se tenha um perfeito controle.
    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/como-organizar-um-departamento-de-vendas/33261/
  • Quando o enunciado diz que os clientes se encontram nas areas centrais das cidades (no plural) subtende-se que a empresa atende varias cidades, dessa forma a resposta é por territorio.

  • um departamento de vendas pode ser estruturado das seguintes formas: por território, por clientes, por produtos ou de forma mista (utilizando mais do que uma destas possibilidades apontadas). Vamos entender cada uma das possibilidades logo abaixo:

    VENDAS POR TERRITÓRIO:

    É quando existe a divisão por região geográfica, ou seja, podem ser definidos setores por cidade, estado, etc. as regiões poderão ser administradas por um gerente regional que poderá delegar a um outro gerente e este será responsável por equipes de vendedores que atuarão em áreas específicas e com responsabilidades pré-definidas em sua área de atuação.

    Esta opção é muito interessante quando existem clientes com características e potenciais semelhantes. Apesar de ser uma condição atrativa, é necessária uma excelente administração para que se tenha um perfeito controle.

    VENDAS POR CLIENTES:

    Quando o atendimento é realizado a clientes com características e necessidades muito distintas esta opção é a mais adequada. Para esta forma de atuação são definidas quantidades específicas de clientes a determinados vendedores que serão responsáveis pelo suporte e venda a estes clientes. A distribuição destes clientes pode ser feita por tamanho ou segmento.

    Esta forma de atuação tem a vantagem de estreitar o relacionamento com os clientes e identificar mais facilmente as necessidades do mesmo, porém acarretam um aumento no custo de vendas, considerando a quantidade de profissionais necessários e a freqüência maior de visitas aos mesmos clientes.

    VENDAS POR PRODUTOS:


    Quando as empresas possuem grandes quantidades de linhas de produtos, esta opção é muito interessante. Para este caso, existirão vendedores para cada tipo de linha pois poderá ser necessário um conhecimento mais técnico, exigindo que o vendedor seja um especialista e desta forma é mais fácil Conhecer profundamente seu produto, em vez de ter que entender de uma quantidade muito grande de produtos, sem saber assim, diferenciá-los de seus concorrentes.

    A maior desvantagem deste tipo de atuação é a necessidade e existir mais de um vendedor por cliente o que pode causar alguma confusão junto ao cliente bem como significará um maior custo da empresa.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/como-organizar-um-departamento-de-vendas/33261/

  • Um território de venda pode ser uma área geográfica, um grupo de clientes ou, ainda, possíveis clientes, que será de responsabilidade de determinado vendedor. A criação dos territórios possibilita uma maior cobertura do mercado, reduz o custo das vendas, permite uma melhor avaliação do desempenho da cada profissional, através do monitoramento dos territórios, estabelece responsabilidades e, ainda, melhora a relação entre vendedor e cliente, pois ao longo do tempo esta relação vai se estreitando, tornando mais fácil para o vendedor conhecer e entender as necessidades do seu cliente.

  • " Seus clientes são bastante homogêneos e estão concentrados em áreas centrais das cidades."

    Vendas por territorio: Divisão em areas geográficas, bairros, estados, municipios...

    Vendas por clientes: Atendimento a cliente com necessidades distintas...


ID
828202
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Mercado é o conjunto de todos os compradores reais e potenciais de um produto. Para avaliá-lo, é importante verificar, dentre outros fatores, o mercado-alvo. Este é definido como sendo o conjunto de consumidores

Alternativas
Comentários
  • É a letra C. Definição de mercado-alvo.

    “O mercado-alvo (também chamado de mercado servido) é a parte do mercado disponível qualificado – o conjunto de consumidores que possuem renda, interesse, acesso e qualificações para a oferta ao mercado.” (KOTLER, 2000, p.141)


ID
828205
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma das abordagens mais comuns, usada em pesquisas de marketing para segmentação de mercado, envolve três etapas, dentre elas, o estágio de levantamento, que inclui

Alternativas
Comentários
  • A identificação de segmentos de mercado, passa por três estágios, a saber: levantamento, análise e determinação do perfil.

     

    Levantamento

    É feito, primeiramente, através de Pesquisa Qualitativa (grupos de foco, entrevistas em profundidade ou outras técnicas adequadas para cada caso), para ter uma perspectiva das motivações, preferências, comportamentos e atitudes dos consumidores.

     

    Após isso, é realizada uma Pesquisa Quantitativa, por meio de coleta de dados através de um questionário para a classificação de importância dos atributos, identificação de características demográficas, geográficas, psicográficas, preferências de mídias e canais de distribuição, percepção da  imagem da marca e a utilização dos produtos e serviços.


ID
850150
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Unidade Estratégica de Negócios de uma empresa (UEN) detecta uma oportunidade de lançamento de um determinado serviço em um mercado em crescimento.


Nesse caso, esse novo serviço

Alternativas
Comentários
  • Para resolver a questao, podemos pensar de acordo com a matriz BCG,por ainda estar em estágio de introducao em um novo mercado, o produto vai demandar alto investimento e a principio, terá baixo retorno, pois ainda tem baixa participação no mercado. Vale a pena estudar BCG, especialmente para entender produtos e mercados. 
  • Oi Isabela,

    O que é BCG? :/

  • Matriz BCG é uma técnica utilizada para analisar portfólio de produtos, nichos de atuação e unidades de negócio, tendo como base o ciclo de vida de cada produto ou mercado.

    Esta metodologia foi criada por Bruce Henderson nos anos 70 para a empresa americana Boston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos administradores.

    Através de uma análise do ciclo de vida dos produtos ofertados pela empresa, a Matriz BCG consiste basicamente no cruzamento do índice de market share (participação de mercado) e do índice de crescimento do produto no mercado, com o objetivo de se identificar as características e determinar as prioridades de cada produto na formação do portfólio da empresa

    A matriz BCG é dividida em quatro quadrantes que representam a combinação entres os índices de Market Share e crescimento no mercado. Os quadrantes são nomeados da seguinte forma: Estrela, Vaca Leiteira, Em Questionamento e Abacaxi.


  • Segundo Kotler e Keller (Livro Adm. de Marketing), ao tratar o Ciclo de Vida do Produto (CVP), o estágio de introdução de determinado produto/serviço é "um momento de baixo crescimento nas vendas, uma vez que o produto está sendo introduzido no mercado. Não há lucros neste estágio devido às pesadas despesas com a introdução do produto". 

  • No caso, o produto está na fase "estrela": alto investimento inicial e alto potencial de crescimento.

  • Então, é a mesma lógica de quando o avião vai decolar - gasta muito combustível e despeja potência. Em seguida, quando na velocidade 'de cruzeiro', é só manutenção.

  • Se pararmos para pensar numa situação hipotética a resolução da questão fica mais simples, por exemplo:

    O mercado de venda de banheiras está em alta, uma grande demanda de possíveis compradores. Há duas coisas a se considerar:

    1. Vou precisar investir alto se quiser ter uma boa participação de mercado.
    2. Investir alto significa ter bons resultados? Não, pois é preciso tempo para ter retornos, mesmo o mercado estando em alta é preciso cativar os clientes, se tornar conhecido no meio para conseguir prospects (clientes ideais).

    Por isso, a alternativa correta é:

    B) necessitará de um alto investimento, uma vez que sua participação no mercado é baixa mesmo lançado em um mercado crescente

  • Ciclo de vida do produto: os estágios sucessivos e encadeados de um sistema de produto, desde a aquisição da matéria-prima ou geração de recursos naturais até a disposição final. (Q452806)

    1. Desenvolvimento:  projeto ainda preso ao campo das ideias. 
    2. Introdução: fase que mais exige investimentos em marketing por parte da empresa. baixo volume de produção e de vendas.
    3. Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.
    4. Maturidade: alcança o seu máximo potencial e suas vendas se estabilizam. baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência.
    5. Declínio

  • Utilizando a classificação da matriz BCG, esse seria um produto interrogação, pois combina alto crescimento do mercado com baixa participação relativa do mercado.


ID
850162
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada

Alternativas
Comentários
  • - Monopólio puro: somente uma empresa oferece um produto ou serviço em um país

    ou região. Um monopolista pode cobrar preços elevados, fazer pouca ou nenhuma propaganda

    e oferecer o mínimo em termos de atendimento. Um monopolista sob regulação é obrigado a

    praticar um determinado nível de preço e nível de serviço.

    - Oligopólio puro: poucas empresas fabricam o mesmo produto (commodity) e tem

    dificuldade de cobrar preços mais altos. A maneira de conseguir vantagem competitiva é

    reduzir os custos.

    - Oligopólio diferenciado: poucas empresas fabricam produtos parcialmente

    diferenciados, podendo cobrar um preço mais alto devido à diferenciação.

    - Concorrência monopolista: muitos concorrentes são capazes de diferenciar suas

    ofertas no todo ou em parte, podendo impor um preço mais alto.

    - Concorrência pura: muitas empresas oferecem o mesmo produto ou serviço

    praticando basicamente o mesmo preço.


  • Oligopólio Diferenciado

    > Segundo Possas (1985), no oligopólio diferenciado, a disputa das empresas pelo mercado se dá por meio da diferenciação de produtos. Não há concorrência via preços, pois tal competição geraria riscos à estabilidade do mercado e à sobrevivência da empresa.

    > As empresas, tendo como principal forma de concorrência a diferenciação de bens leva a implicações sobre a estrutura de mercado, ao passo de que o esforço competitivo está focado, basicamente, nas despesas de publicidade e comercialização de produtos existentes, como de novos produtos (POSSAS, 1985).

    > Neste modelo de oligopólio, as economias de escala de diferenciação dão origem às barreiras, à entrada, juntamente, com o hábito do consumidor de se apegar a marcas específicas. Assim, fazendo com que empresas que desejem ingressar no meio, tenham que dispender elevados gastos em investimento para obter uma pequena parcela do mercado consumidor. Possas (p. 187, 1985) aponta que “[...] a presença de barreiras à entrada não significa que a estrutura do oligopólio diferenciado tende a permanecer estável porque a diferenciação de produtos requer, para produzir os efeitos desejados, uma contínua renovação dos produtos”.

    > As indústrias de bens de consumo não duráveis, empresas farmacêuticas, de perfumaria, cigarros e bebidas se enquadram em oligopólio diferenciado (MATTOS, 2003)

  • Exemplos de oligopólio puro: empresas de telecom, bebidas - são poucas empresas e produzem a mesma coisa, sem muitas diferenças, mas são substitutos muito próximos.
    Exemplos de oligopólio diferenciado: empresas automobilísticas - são poucas empresas, mas seus produtos são diferenciados.

  • Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada:

    E) Oligopólio diferenciado.

  • Existem 04 tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais): 

    Monopólio puro (Monopólio) 

    • ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um “substituto” no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços. 
    • Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado. 

    Oligopólio puro (Oligopólio) 

    • ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa "limitação" de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos  de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação. 
    • Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado. 

    Competição monopolista (Concorrência pura) 

    • ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existem um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado, que estão familiarizados com os produtos que apresentam muita similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos. Trata-se de um mercado “ideal”, que está no lado oposto do monopólio puro. Por exemplo: agricultores locais realizam feiras informais para venderem frutas e verduras. 
    • Nesse caso, não existe qualquer barreira de entrada no mercado. 

    Competição perfeita (Concorrência monopolista) 

    • Da mesma forma que na classificação anterior, existem muitos vendedores, e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar “diferenciar” seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.

    Uma situação de concorrência imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço. Concorrência pura é um tipo de concorrência perfeita.


ID
926407
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para o profissional de marketing, mercado consumidor é o

Alternativas
Comentários
  • Questão simples. Gab: B

    "Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compra ou utiliza os produtos de empresas específicas."

  • A letra A é incoerente, em plena era da internet, onde muitas vendas ocorrem virtualmente. Antes disso já existia venda por telefone e até mesmo venda postal (lembra do Instituto Universal Brasileiro?).

  • Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas.


    Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.


    Alguém vende algo, outro alguém precisa deste algo, no momento que ambos se encontram, temos o mercado. Se dissermos que mercado é o ponto de encontro entre oferta e procura, não estamos errados, como também seremos precisos se dissermos que mercado é a relação entre a oferta e a procura.


    O consumidor como pessoa física, se preocupa com a aplicação de sua renda ou salário, é individualista. O empreendedor tem o enfoque diferente em relação ao mercado: percebe as necessidades de seus clientes e procura supri-las objetivando a plena satisfação deles. No geral essa interação com o mercado é mais empolgante do que o resultado favorável do empreendimento.

  • A alternativa que descreve o conceito de mercado consumidor é a alternativa B.

    Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas. Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.

    Gabarito: B


ID
926428
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Paulo, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise

Alternativas
Comentários
  • Segundo Philip Kolter, um segmento de mercado é formado por consumidores que reagem de maneira similar a determinado conjunto de esforços de marketing.
  • Segmentação de mercado direciona as ações estratégicas da empresa

    Quem é o seu cliente? Por que ele escolhe consumir o seu produto ou serviço? Todo empreendedor deve saber responder a essas duas perguntas básicas. “Quem não determina seu mercado acaba perdendo o foco.
    segmentação de mercado objetiva concentrar esforços de marketing para que seu produto atinja de forma adequada o seu público, satisfazendo da melhor forma possível a demanda. Cada grupo de consumidores deve apresentar diferenciações a respeito de traços psicográficos, geográficos, pretensão de compra, decisão de compra, entre outros fatores.

  • ESSA SEGMENTAÇÃO FAZ PARTE DO MARKETING ESTRATÉGICO

  •  Dividir o mercado em grupos distintos = segmentação do mercado.

  • Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.


    Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.


ID
1045621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de noções de marketing e gestão de relacionamento com o cliente, julgue os itens a seguir.

Cabe ao profissional de marketing entender as necessidades, desejos e demandas do mercado-alvo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


ID
1075492
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando-se as bases que compõem a segmentação do mercado consumidor, relacione, quanto a agrupamento de consumidores em segmentos, as características apresentadas na 1a coluna com o respectivo tipo de segmentação da 2a coluna.

Características

I - Nações, estados, regiões, cidades, bairros
II - Renda, classe social, escolaridade, raça, geração
III - Estilo de vida, personalidade, valores

Segmentação

P - Geográfica
Q - Demográfica
R - Comportamental
S - Psicográfica

Alternativas
Comentários
  • Base teórica: Na grande maioria da bibliografia de administração e gestão de empresas, você vai encontrar 4 grandes maneiras de segmentar um mercado, são elas:

    a) Segmentação Demográfica: Esse tipo de segmentação diz respeito às características, como o nome já diz, demográficas do segmento em questão. Ou seja, você vai agrupar seus clientes por sexo, idade, gênero, ocupação, escolaridade, rendimento da família, etc.

    b) Segmentação Geográfica: Neste caso, o critério principal é a localização dos clientes ou até mesmo do tipo do terreno. Tipicamente, esse é um tipo de segmentação para grandes empresas, mas veremos casos aplicados também à pequenos negócios.

    c) Segmentação Psicográfica: Aqui, a teoria começa a ficar um pouco mais rebuscada. O critério utilizado agora é o estilo de vida da pessoa e as suas características psicológicas como agitada, tímida, séria, etc.

    d) Segmentação Comportamental: Muito confundida com a Psicográfica, esse corte tem como foco pensar no momento da pessoa. Ou seja, qual é o comportamento dela no momento de consumo do produto. Está passeando, assistindo TV, mexendo no Facebook, etc.

    - See more at: http://blog.luz.vc/tendencias/como-atender-mercados-inexplorados-guia-de-segmentacao-de-marketing/#sthash.pNle1zS6.dpuf

  • Segmentação geográfica:

    É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta.


    • Segmentação demográfica:

    É dividir o mercado baseado em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade.

    Este tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estarem associadas às variáveis demográficas. Outra razão é que as variáveis demográficas são mais fáceis de serem identificadas e mensuradas.


    • Segmentação psicográfica:

    Aqui os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalidade e na classe social deles.

    - A classe social exerce forte influência sobre a preferência das pessoas.

    - Os bens que as pessoas consomem expressam seu estilo de vida.

    - A personalidade das marcas corresponde à personalidade das pessoas.

    • Segmentação comportamental:

    Nesta os consumidores são divididos em grupos, tomando-se por base seu conhecimento, atitude, uso ou resposta a um produto.





  • Vamos relacionar de acordo com o tipo de segmentação.

    I- Nações, estados, regiões, cidades, bairros – Segmentação Geográfica.

    Na segmentação geográfica os consumidores são divididos em estados, cidades, bairros ou nações.

    II - Renda, classe social, escolaridade, raça, geração – Segmentação Demográfica.

    Na segmentação demográfica os consumidores são divididos de acordo com algumas variáveis como sexo, renda, idade, tamanho da família, etc.

    III - Estilo de vida, personalidade, valores – Psicográfica.

    Na segmentação psicográfica os consumidores são divididos em grupos compostos por traços psicológicos, personalidade, estilo de vida e valores diferentes.

    Assim temos I – P, II – Q, III – S

    Alternativa C está correta.

    Gabarito: C

  • 1.     GEOGRÁFICA: Localização, território...

    2.     DEMOGRÁFICA: Perguntas que o IBGE faz - Idade, renda, carro ou apto, filhos, profissão...

    3.     PSICOGRÁFICA: O dia a dia das pessoas, hábitos e costumes.

    4 . COMPORTAMENTAL: Critérios de tomada de decisão na hora da compra


ID
1276888
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando uma empresa divide um mercado em grupos menores de compradores para, dessa forma, oferecer produtos e serviços mais adequados a seus clientes, está sendo realizada a atividade de

Alternativas
Comentários
  • O processo de segmentação de mercado utiliza sempre a pesquisa. Com ela, é possível que se chegue ao resultado do agrupamento desejado (segmento-alvo). As formas ou critérios para a segmentação são:

    • Segmentação demográfica estuda estatisticamente as populações e usas características como faixa etária, sexo, tamanho médio da família, estado civil, números de unidades domiciliares, nacionalidade, religião, raça e genealogia.

    • Segmentação socioeconômica divide o mercado com base nas características sociais e econômicas da população como classe social, renda, escolaridade, ocupação profissional, etc.

    • Segmentação geográfica divide o mercado com base em critérios geográficos, como localização e densidade populacional.

    • Segmentação por benefícios divide o mercado com base nos benefícios procurados pelos clientes.

    • Segmentação por grau de utilização divide o mercado com base no nível de consumo.

    • Segmentação Psicografia divide o mercado com base no modo como as pessoas pensam e levam suas vidas.

  • A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.


    Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.


    Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.


    gab C

  • Estrategia de marketing orientada para o cliente (4 etapas): nas duas primeiras (segmentação + determinação do público alvo), a empresa escolhe os clientes que vai atender (quais?). Nas duas finais, a empresa toma decisões sobre proposições de valor (diferenciação e posicionamento) (como?).

     

    Segmentação de mercado: divisão de um mercado em grupos menores de compradores com necessidades, caracterísitcas ou comportamentos diferentes que podem requerer produtos ou mixes de marketing distintos. Existem diferentes maneiras de segmentar um mercado, dentre elas estão: geográficas (região, tamanho de cidade, clima), demográfica (idade, sexo, religião, nacionalidade), psicográficas (classe social, estilo de vida, personalidade), comportamentais (ocasiões, benefícios, status de fidelidade).

    Determinação do mercado alvo: consiste em avaliar a atratividade de cada segmento e seleção de um ou mais desses para atuar. 

    Diferenciação:  envolve realmente diferenciar a oferta da empresa ao mercado para criar valor superior para o cliente. 

    Posicionamento: consiste em fazer um produto ocupar um lugar claro, distinto e desejável na mente dos consumidores alvo em relação oas produtos concorrentes. 

     

    Fonte: Kotler e Armstrong

     

  • Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. Posicionamento de mercado é a posição que uma marca ocupa na mente de um consumidor.

    Alternativa B. Errado. A pesquisa de marketing visa coletar dados em relação ao mercao em que a empresa atua.

    Alternativa C. Certo. Segmentar o mercado significa dividir em “fatias” menores.

    Alternativa D. Errado. A comunicação integrada de Marketing visa juntar o planejamento, estratégias com os meios de comunicação para que uma organização alcance seus objetivos.

    Alternativa E. Errado. A determinação de preço baseado no valor significa baixar significativamente os preços a fim de atrair mais clientes, redesenhando as operações da empresa com o intuito de reduzir custos, assemelha-se a estratégia de liderança em custos de Michael Porter.

    Gabarito: C


ID
1286956
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma pesquisa revelou que os compradores de óleos lubrificantes são extremamente sensíveis a preço.

Nesse mercado, um fabricante de óleos lubrificantes que deseje maximizar sua participação de mercado deve selecionar seu objetivo de determinação de preços como

Alternativas
Comentários
  • A penetração de mercado é o trabalho de expansão de marcas para conquistar mais consumidores dentro de seus segmentos, sem precisar lançar novos produtos. Esse trabalho passa por estratégias de aproximação e engajamento, criando ressignificações e garantindo que o público tenha mais interesse pela empresa e o que ela vende.

  • penetração de marcado- ampliar a sua presença em um mercado em que vc já atua

    desenvolvimento de mercado- vender produtos existentes em um novo mercado

    desenvolvimento de produto- vender produtos novos em um mercado existente

    diversificação- lançar um produto novo em um mercado novo.

  • A penetração de mercado é essencial para potencializar marcas em segmentos de alta concorrência, mas sem que isso signifique lançar novos produtos.

    GAB: B

  • PENETRAÇÃO DE MERCADO= EXPANSÃO DA MARCA

  • A Matriz Ansoff classifica 04 tipos de estratégias: 

    • Penetração de mercado:  A organização busca aumentar a sua participação em um mercado existente, através de produtos que também já existem.  
    • Desenvolvimento de Mercado:  Nesse tipo de estratégia, a organização busca explorar um mercado novo, através de produtos que já existem. Por exemplo: uma empresa de cartão de crédito lança um produto (cartão de crédito – produto existente) para crianças (mercado novo). 
    • Desenvolvimento de Produto: É a estratégia que tem por objetivo explorar mercados que já existem, com a criação de novos produtos. Por exemplo: o Uber, conforme já explicamos. 
    • Diversificação: Aqui é tudo novo! Trata-se da estratégia que tem por objetivo explorar um mercado novo, com a criação de novos produtos. 

    O produto é novo? desenvolva o produto.

    O mercado é novo? desenvolva o mercado.

    Se os 2 já existem, o que a gente faz? penetra

    Se os 2 são novos, então o que a gente tá fazendo só com coisas novas? diversificando.


ID
1454137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa do setor de alimentação oferece ao mercado diversos produtos, porém tem observado que, nos últimos anos, o consumidor tem alterado seu padrão de consumo, buscando adotar uma postura mais consciente, em relação aos produtos que adquire, agregando à dieta alimentos mais saudáveis e incluindo produtos com menor conteúdo de gorduras e calorias. Para aproveitar essa oportunidade e conseguir maior fatia de mercado, a empresa decidiu segmentar o mercado.

Essa segmentação de mercado tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    Identificado um público alvo, no caso pessoas interessadas em adquirir produtos mais saudáveis, a empresa de alimentação passa a ter um olhar para esse mercado, isto é, se volta para esse segmento (parcela de consumidores representado por tal preferência).

    Significado de Segmentar

    v.t. Reduzir a segmentos: segmentou o tronco da árvore.
    Tirar um segmento de algo.
    V.pr. Partir-se em segmentos, dividir-se, parcelar-se.

    Bons estudos!

  • A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

     

    Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.

     

    Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.

  • Gabarito letra D mas a letra E pode gerar algumas dúvidas; no caso a segmentação é feita com base em pesquisas e não o contrário, logo, o pesquisa deve ser realizada antes da segmentação e não depois como afirma a alternativa E.

  • As empresas não podem atender a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Mas podem dividir tais mercados em grupos de consumidores ou segmentos com diferentes necessidades e desejos, para atender com eficácia. A partir dessa segmentação, elas podem escolher seus mercados-alvo e seu posicionamento - STP (segmentation, targeting e positioning).

     Segmento de mercado: necessidades e grupos (geográficos, demográficos, psicográficos comportamentais)

     Mercado-alvo: maior oportunidade de atuação.

     Posicionamento de mercado: oferta no mercado-alvo que fornece um ou mais benefícios centrais, cria valor para o cliente (pontos de diferença e pontos de paridade).

    .

    *Fonte: confia ;)

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    A única assertiva que está incorreta é a letra B

    segmentação  de  mercado  consiste  em  subdividir  o  mercado  maior  em  grupos  menores (“mercados menores”), os quais passam a ser chamados de segmentos de mercado e se tornam os mercados-alvo da organização.

    ===

    PRA  AJUDAR:

    (CESGRANRIO – BR Distribuidora - Profissional Júnior – 2010) Com base no potencial de vendas, uma distribuidora de lubrificantes dividiu os seus clientes em duas classes: postos de combustíveis e oficinas mecânicas. Na região de atuação da distribuidora, existem 238 postos de combustíveis e 124 oficinas. 

    Considerando que cada posto tem 4 visitas programadas por mês e as oficinas apenas 2 e que o número médio de visitas feitas por um vendedor, para as duas classes de clientes, é de 80 por mês, qual o número ideal de vendedores que a distribuidora deve manter em sua equipe 

    a) 8 

    b) 12 

    c) 15 

    d) 16 

    e) 24 

    Comentários:  

    Trata-se de uma questão baseada no método da abordagem da carga de trabalho proposto por Kotler e Keller. 

    Em suma, no método da abordagem da carga de trabalho primeiro devemos calcular o número total de visitas necessárias para atender a todos os clientes e, depois, dividimos esse “total de visitas” pela  “produtividade  média”  dos  vendedores  (ou  seja,  a  “capacidade  de  atendimento”  dos vendedores). Assim, encontraremos a “quantidade” de vendedores necessárias. 

    Vejamos:  

    A distribuidora de lubrificantes dividiu seus clientes em 02 grupos: 238 postos e 124 oficinas. 

    • Os postos têm 04 visitas programadas por mês (238 postos x 04 visitas = 952 visitas por mês
    • As oficinas têm 02 visitas programadas por mês (124 oficinas x 02 visitas = 248 visitas por mês

    Portanto, a empresa necessita de uma força de vendas capaz de realizar um total de 1.200 visitas por mês (952 + 248).  

    O enunciado nos diz que o vendedor, em média, consegue realizar 80 visitas por mês.  

    Portanto, a empresa precisará de 15 vendedores. Ou seja, dividimos o total de visitas necessárias (1.200 visitas) pela capacidade média do vendedor (80 visitas) e encontramos o total de vendedores necessárias (15 vendedores). 

  • De acordo com Kotler, A segmentação de mercado divide um mercado em fatias bem definidas. Um segmento de mercado consiste em um grupo de clientes que compartilham um conjunto semelhante de necessidades e desejos. Podem ser geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais.

    A única alternativa que menciona a divisão de mercado é a D, gabarito da questão.

    Gabarito: D


ID
1648558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de noções de mercado, marketing, público-alvo e relações públicas.

Um nicho de mercado é o mesmo que um segmento de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes, ou seja, é onde uma parcela dos clientes e consumidores não estão sendo atendidos. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa). 

    A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.

    Avante!

  • segmento é uma totalidade,nicho seria uma parcela de qualquer totalidade!


  • Marketing de segmento - Grande grupo de consumidores com mesmas preferências. A empresa ajusta seu mix para atender ao público alvo.


    Marketing de nicho - pequeno grupo com potencial possibilidade de crescimento. Esses clientes concordam em pagar mais, o nicho nçao costuma atrair outros concorrentes, gera receita por especialização.
  • Enquanto um segmento é um grande grupo de consumidores com características semelhantes, um nicho é um recorte deste grupo. É um mercado menor, cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Ele seria, assim, um segmento dentro do segmento.


ID
1692982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue o item a seguir.

O efetivo planejamento de vendas demanda avaliação das oportunidades de mercado, cálculo da demanda, estimativa do potencial de mercado e do potencial de vendas, para que seja gerado, com base nessas informações, o plano operacional de vendas.


Alternativas
Comentários
  • Etapas do Planejamento de Vendas

     

    O Planejamento de Vendas é composto por duas etapas: Etapa do Planejamento Estratégico e Etapa do Planejamento Operacional. Antes de começarmos a trabalhar nelas, sugerimos que você avalie cuidadosamente quais são os elementos das duas etapas que atendem as características da sua empresa. Para esta avaliação, nós aconselhamos o agendamento de um encontro de trabalho, preferencialmente fora do ambiente da sua empresa, com todas as pessoas que estarão envolvidas na elaboração do seu Planejamento de Vendas. Devem participar a equipe de gestão de vendas, bem como os responsáveis pela área de marketing. Convide também profissionais de outras áreas para participar destas discussões, como o departamento de TI, recursos humanos e finanças.

     

    http://www.planejamentodevendas.com.br/como-elaborar-o-planejamento-de-vendas/

  • Gente que responde de forma tão objetiva, merece o mundo !


ID
1756243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

     Várias tendências e forças importantes estão propiciando um novo conjunto de crenças e práticas por parte das empresas. Os profissionais de marketing estão fundamentalmente repensando suas filosofias, concepções e ferramentas. Serão bem-sucedidas as empresas que conseguirem mudar seu marketing no mesmo ritmo das mudanças de seu mercado — real ou virtual.

P. Kotler; K. L. Keller. Administração de marketing. 12.a ed. São Paulo: Pearson / Prentice-Hall, 2008, p. 25 (com adaptações)

Tendo esse texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de administração de marketing e novas tendências do mercado.

Em mercados altamente competitivos, os programas de marketing devem estar em sintonia com as necessidades dos clientes e devem buscar a inovação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a mesma teoria, as necessidades dos clientes obedecem a uma hierarquia para aquisição de produtos ou serviços. Isto significa que no momento em que o cliente atende uma necessidade básica, surge outra, em seu lugar, num nível hierárquico superior, exigindo sempre que busquem meios para satisfazê-la.


    gab CERTO
  • Eles fazem isso esperando que nenhum candidato vai entrar com recurso e eliminar uma boa parte da galera.


ID
1756246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

     Várias tendências e forças importantes estão propiciando um novo conjunto de crenças e práticas por parte das empresas. Os profissionais de marketing estão fundamentalmente repensando suas filosofias, concepções e ferramentas. Serão bem-sucedidas as empresas que conseguirem mudar seu marketing no mesmo ritmo das mudanças de seu mercado — real ou virtual.

P. Kotler; K. L. Keller. Administração de marketing. 12.a ed. São Paulo: Pearson / Prentice-Hall, 2008, p. 25 (com adaptações)

Tendo esse texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de administração de marketing e novas tendências do mercado.

Investir no atendimento a todos os mercados existentes é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso do marketing.

Alternativas
Comentários
  • o erro esta em generalizar os mercados... todos os mercados existentes ... o certo é buscar mercados em que possam buscar sucesso e depois segmentar o mercado que já atue e depois com responsabilidade indo atrás de outros mercados para atuar, pois arriscar todo o seu dinheiro em todos os mercados o risco de perda é gigantesco.


    gab ERRADO

  • O termo chave para o MARKETING é PÚBLICO-ALVO, ou seja, o foco é em segmentação de mercado e não em todos os mercados existentes.


ID
1756285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a marketing de relacionamento, segmentação e posicionamento, julgue o item que se segue.

O princípio da segmentação de mercado está relacionado à incapacidade das empresas de atenderem a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados, uma vez que os consumidores diferem entre si em muitos aspectos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar?
  • Incapacidade?? Como assim?

  • primeiro o que significa incapacidade :

    1. qualidade de incapaz.

    2. insuficiência ou nulidade de qualificação; incompetência, inaptidão.


    depois colocar isso no mkt e no que a banca (cespe) quis insinuar.

    A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.


    Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.


    com os dois conceitos e o que banca quis passar e que uma empresa não consegue  que seu produto "chegue" a todos os indivíduos, por isso depois de um produto lançado ela segmenta o seu mercado seja por , renda, comportamental, classe social e por ai vai.

    O grande problema da questão foi em uma única palavra INCAPACIDADE... foi uma palavra forte para o tema... se ela usasse outro termo teria mais chance de acerto mais como concurso foi feito para eliminar ... muita gente marcou errado e errou a questão.. tudo que a Cespe mais deseja.


    gab CERTO

  • Acho que segmentação quer dizer separar, dividir, ou seja, as empresas são incapazes de atender todos os públicos e sim uma parte deles de acordo com seus aspectos culturais e psicológicos por exemplo.

     

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • O princípio da segmentação de mercado está relacionado à incapacidade das empresas de atenderem a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados, uma vez que os consumidores diferem entre si em muitos aspectos.


ID
1791055
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando um consumidor é levado a pensar que ao comprar determinado produto está adquirindo algo que nenhum outro produto lhe oferece, ou seja, o produto tem uma funcionalidade única, encontra‐se diante de uma estratégica genérica definida como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D -  Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.

    (FONTE: 6 Porter, Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência, 1986).
  • Porter descreveu a estratégia competitiva como ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável dentro da indústria, ações que são uma resposta às cinco forças competitivas que o autor indicou como determinantes da natureza e grau de competição que cerca uma empresa.

     

    5 forças competitivas: Rivalidade entre os Concorrentes, Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes​, Ameaça de Produtos Substitutos, Poder de Barganha dos Clientes, e Poder de Barganha dos Fornecedores. 

     

    Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas separadamente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo.

    A primeira é a estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

    A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.

    A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, em que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, dessa forma, a empresa pode oferecer algo considerado único pelos seus clientes.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gias_competitivas_gen%C3%A9ricas 

  • f) sou socialista kkkkkkk


ID
1816546
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa.
A segmentação na qual os compradores são divididos em diferentes grupos, com base em seu estilo de vida, sua personalidade e seus valores, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Psicográfica


    Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades. Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este facto, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.

  • Geográfica (localização: país, estado, cidade, bairro, rua...)

    Demográfica (idade, sexo, classe social, ocupação, renda...)

    Psicográfica (estilo de vida, personalidade...)
  • essa multiatributo existe? 

  • geografica

    demografica e/ou socieconomica - classe social, idade, sexo, raca,nacionalidade

    comportamental - ocasioes, beneficios, fidelidade, influencias

    psicografica - vaepp  valores, atitude, estilo de vida, personalidade e percepcao

  • Segmentação psicográfica

    “Na segmentação psicografia, os compradores são divididos em diferentes grupos, com base em seu estilo de

    vida, sua personalidade e seus valores. Pessoas do mesmo grupo demográfico podem ter perfis psicográficas

    diferentes.” .” (KOTLER, 2000, p.288)

  • Base geográfica: agrupar indivíduos de acordo com a região, estado, cidade ou vizinhança.

    Aspectos demográficos e socioeconômicos: sexo, idade, estado civil, renda, escolaridade etc. Lembrar do IBGE, que pesquisa dessa forma.

    Aspectos comportamentais: grau de uso do produto, lealdade à marca.

    Psicográficos: valores, crenças e atitudes compartilhadas.

  • Geográfica : Divide com base na localização.

    Demográfica: Segmenta com base em qualidades demográficas: idade/ sexo/ ocupação / educação/ renda/ nacionalidade.

    Psicográfica: Personalidade/ atitudes de vida/ traços mentais e emocionais/ interesses e valores.

    Comportamental: Divididos com base nos conhecimentos do cliente sobre o produto/serviço, experiência de uso, fidelidade do cliente.

  • Questão sobre segmentação de mercado. A questão diz que os consumidores são divididos em grupos com base no estilo de vida, personalidade e valores, caracterizando a segmentação psicográfica. Já sabemos que a alternativa C está correta, mas vamos analisar as demais.

    Alternativa A. Errado. A segmentação geográfica divide o mercado em unidades geográficas como bairros, cidades, nações, etc.

    Alternativa B. Errado. Na segmentação demográfica os consumidores são divididos em idade, sexo, renda, ocupação, raça, tamanho da família, etc.

    Alternativa D. Errado. A segmentação geodemográfica utiliza informações mais detalhadas de consumidores e bairros.

    Alternativa E. Errado. A segmentação multiatributo é um tipo de segmentação que se utiliza da conglomerados geográficos para obter informações mais específicas sobre os clientes. 

    Gabarito: C


ID
2157952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação a composto mercadológico e segmentação e posicionamento de mercado, julgue o item seguinte.


As estratégias de marketing direcionadas a embalagens de produtos são definidas pelo componente do composto mercadológico denominado praça, item responsável pela determinação de táticas para colocação e distribuição de produtos no mercado e em pontos de venda.

Alternativas
Comentários
  • O componente na verdade é o produto que definirá quais os atributos e características  a serem oferecidos.

  • A embalagem faz parte do produto. 

  •  

    a) Composto Produto: Kotler e Keller (2006) afirmam que o produto pode ser definido como tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, ou seja, bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.



    b) Composto Promoção: O marketing moderno é muito mais do que apenas criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado consumidor, é indispensável neste processo a comunicação com os clientes ( KOTLER e KELLER, 2006). Ainda de acordo com os autores, as principais ferramentas do Composto Promoção são: propaganda, promoção de vendas, venda pessoal e relações públicas.



    c) Composto Preço: Kotler e Keller (2006) salientam que o preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita, os demais produzem custo, os autores avaliam ainda que por meio da determinação do preço uma empresa pode perseguir objetivos que definem estratégias como de sobrevivência, maximização do lucro atual, maximização da participação de mercado ou liderança de qualidade de produto. Os itens restantes que tangem o Composto Preço para os quais estão previstos descontos, concessões, condições e prazos de pagamento são igualmente importantes, mas devem levar em consideração principalmente o momento e a circunstância da venda, baseados também em uma realidade de mercado imposta pela concorrência, com o intuito de igualar-se ou criar diferencial competitivo.


    d) Composto Ponto de Vendas (Praça): A distribuição pode referir-se ao canal de marketing que corresponde a um sistema de organização pelo qual o produto, recursos ou informações passam de produtores a consumidores, ou pode estar relacionada à distribuição física, que é a movimentação de produtos ou serviços, com local, quantidade e prazos determinados, e que se feita corretamente prioriza a manutenção e otimização de custos. O Ponto de Vendas ou Praça pode ser entendido como a combinação de agentes os quais o produto flui, desde o vendedor inicial (geralmente o fabricante) até o consumidor final. Uma empresa pode, dependendo da logística planejada, utilizar-se do atacadista, do distribuidor, do varejista, do correio, de loja própria, ou de qualquer outro canal para distribuir seus produtos na praça.

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/composto-mercadologico-famosos-4-ps-do-marketing/31416/

  • parei de ler em PRAÇA - ERRADO


ID
2179753
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É importante observar que tipo de produto ou serviço a empresa comercializa para identificar em que tipo de mercado ela se encontra. Os conceitos econômicos de mercado ajudam nessa análise.
Assim, uma empresa pode se encontrar entre uma das seguintes situações concorrenciais:

Alternativas
Comentários
  • Uma situação de concorrência imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço. São exemplos de concorrência imperfeita: monopólio, oligopólio, e concorrência monopolística.

    Concorrencia pura é um tipo de concorrencia perfeita.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Existem 04 tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais): 

    ➤ Monopólio puro (Monopólio

    • ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um “substituto” no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços. 
    • Por exemplo: empresas de utilidades locais (tais como os serviços de água e esgoto), os quais são fortemente regulamentadas pelas agências reguladoras. 
    • Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado. 

    ➤ Oligopólio puro (Oligopólio

    • ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa "limitação" de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos  de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação. 
    • Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado. 

    ➤ Competição monopolista (Concorrência pura

    • ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existem um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado, que estão familiarizados com os produtos que apresentam muita similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos. Trata-se de um mercado “ideal”, que está no lado oposto do monopólio puro. Por exemplo: agricultores locais realizam feiras informais para venderem frutas e verduras. 
    • Nesse caso, não existe qualquer barreira de entrada no mercado. 

    ➤ Competição perfeita (Concorrência monopolista

    • Da mesma forma que na classificação anterior, na competição monopolista existem muitos vendedores, e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar “diferenciar” seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.

ID
2199496
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Relacione o tipo de variável a seus respectivos contexto e exemplo.

(A) Cultural

(B) Social

(C) Pessoal

(D) Psicológico


( ) A loja “varejo.com” viu suas vendas aumentarem nos últimos 6 meses, após direcionar suas campanhas de acordo com sexo e idade, pois viram que a decisão de compra de seus clientes era muito diferente entre homens e mulheres e entre as diversas faixas etárias atendidas.

( ) Após uma pesquisa de mercado, a empresa de acessórios masculinos, “Homem moderno”, descobriu que 60% de seus clientes pertenciam a uma estratificação geográfica específica e que possuíam preferências semelhantes a determinados estilos e design de produtos.

( ) A nova campanha da empresa “Vida saudável”, que trabalha com alimentos orgânicos, foi direcionada a nutricionistas e a professores de educação física. Isso porque um estudo da empresa demonstrou que esses profissionais costumam ser os líderes de opiniões nos grupos de referência de várias pessoas que compartilham o desejo de uma vida mais saudável.

( ) O restaurante “Ouro Fino” pretende despertar em seus clientes emoções e memórias positivas, tendo como estratégia fazer dos jantares momentos especiais dos clientes, com algumas surpresas e presentes.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • As principais forças do macroambiente de uma empresa são:

    Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

    Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

    Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

    Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

    Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

    Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

  • ( ) A loja “varejo.com” viu suas vendas aumentarem nos últimos 6 meses, após direcionar suas campanhas de acordo com sexo e idade, pois viram que a decisão de compra de seus clientes era muito diferente entre homens e mulheres e entre as diversas faixas etárias atendidas. Está relacionado com a pessoa (sexo e idade)

    ( ) Após uma pesquisa de mercado, a empresa de acessórios masculinos, “Homem moderno”, descobriu que 60% de seus clientes pertenciam a uma estratificação geográfica específica e que possuíam preferências semelhantes a determinados estilos e design de produtos. Na "estratificação geográfica" = Na estratificação geográfica, as pessoas são heterogêneas, devido as camadas sociais existentes, mas estão agrupadas via suas relações e valores culturais, sendo isso, um fator de separação em classes, por exemplo.

    ( ) A nova campanha da empresa “Vida saudável”, que trabalha com alimentos orgânicos, foi direcionada a nutricionistas e a professores de educação física. Isso porque um estudo da empresa demonstrou que esses profissionais costumam ser os líderes de opiniões nos grupos de referência de várias pessoas que compartilham o desejo de uma vida mais saudável.

    Os profissionais irão influenciar um certo grupo social nas academias, por exemplo.

    ( ) O restaurante “Ouro Fino” pretende despertar em seus clientes emoções e memórias positivas, tendo como estratégia fazer dos jantares momentos especiais dos clientes, com algumas surpresas e presentes. Se falou em despertar emoções, relaciona-se com o emocional, com o psicológico.

    Pessoal - Cultural - Social - Psicológico

    insta

    @jpthinkbses


ID
2199514
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


A logística de mercado envolve o planejamento da infraestrutura e o controle de fluxos físicos com o objetivo de satisfazer as exigências dos clientes e gerar valor. As quatro etapas do planejamento de logística envolvem: decisão sobre a proposta de valor e padrões de entrega; seleção do melhor sistema e estrutura do canal; desenvolvimento de excelência operacional em algumas áreas, como previsão de vendas e gestão de transportes; e implementação da solução e controle. 

                                             

 PORQUE


Do ponto de vista do cliente, o objetivo final dos sistemas planejados de distribuição é conseguir soluções econômicas ótimas.


É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Na segunda, o ponto de vista não é do cliente e sim da empresa.


ID
2236264
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O termo ‘marketing social’ apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, o termo passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos de adotantes escolhidos como alvo. Recorre a conceitos de segmentação de mercado, pesquisa de consumidores, desenvolvimento e teste de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria da troca, para maximizar a resposta dos adotantes como alvo. A instituição patrocinadora persegue os objetivos de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.

(KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 1992.)

Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de marketing social.

Alternativas
Comentários
  • Organização pública preservando patrimônio não é marketing social, é ação de governo.

  • VALEU, MÔNICA GELLER!

    Organização pública preservando patrimônio não é marketing social, é ação de governo.


ID
2284594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a marketing institucional, julgue o próximo item.

Para formular a missão de uma instituição é preciso identificar as esferas competitivas — vertical, geográfica ou de competências — e compreender em quais delas a instituição atuará.

Alternativas
Comentários
  • Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.


ID
2340736
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler (2000), o mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Relacione os componentes do composto de marketing, apresentados na coluna da esquerda, às suas respectivas variáveis entre as indicadas na coluna da direita.

I) Produto
II) Preço
III) Promoção
IV) Praça

M) Transporte, Cobertura, Variedades
N) Publicidade, Relações Públicas, Força de vendas
O) Variedade, Qualidade, Garantias
P) Prazo, Descontos, Concessões

Está CORRETA a seguinte associação:

Alternativas
Comentários
  • a) produto: de acordo com Kotler (2004), o produto é a base para a existência das empresas e seus negócios, que visam oferecer algo cada vez melhor para suprir as necessidades de seus clientes, superando a concorrência. Segundo Madruga et. al. (2004), o produto “além de corresponder às necessidades e aos desejos dos consumidores, oferece benefícios e valores como conforto, prestígio e segurança”.

     

    b) preço: é o valor monetário aplicado ao produto, conforme a percepção de valor que o consumidor atribui a ele. Quanto maior o benefício percebido do produto para a satisfação de sua necessidade, maior o preço que o consumidor estará disposto a pagar para ter acesso a ele. De acordo com Serrentino (2009), o valor que o consumidor atribui ao produto é a relação entre seu benefício percebido e o seu custo.

     

    c) praça: de acordo conforme Kotler (2003), para tornar seus produtos ou serviços disponíveis ao público-alvo, cada empresa deve estudar o mercado e definir como atingi-lo, da melhor maneira possível e ao menor custo possível. Cada produto possui características próprias que levam a que sua distribuição e disponibilização sejam dadas através de um formato mais apropriado, variando conforme as estratégias de cada empresa.

     

     

    d) promoção: de acordo com Kotler (2004), a “promoção cobre todas aquelas ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público-alvo”. A promoção de um produto ou serviço engloba todas as estratégias que as empresas utilizam para que seus produtos sejam os escolhidos pelo consumidor, dentre todas as opções existentes. Para Mestriner (2008), a propaganda, a promoção de vendas, o marketing e a exposição dos produtos no ponto de venda e a força de vendas são os principais aspectos de comercialização dos produtos no varejo.

     

  • Rafael, deculpe, mas kd o gabarito???? 

  • GABARITO LETRA A

  • Marketing mix, mix de marketing ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Produto é o que a organização produz, visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, variedade, qualidade, pesquisas, testes e desenvolvimento, garantia e padronização.

    Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, prazos, descontos e reduções, concessões, condições e formas de pagamento.

    Praça está relacionada à localização, aos mercados de atuação, canais de distribuição, variedades, transporte, cobertura, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções/força de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.

    Vamos associar os itens da coluna da esquerda, que contém os componentes de marketing, com as variáveis da coluna da direita:

    I) Produto - O) Variedade, Qualidade, Garantias

    II) Preço - P) Prazo, Descontos, Concessões

    III) Promoção - N) Publicidade, Relações Públicas, Força de vendas

    IV) Praça - M) Transporte, Cobertura, Variedades

    Podemos concluir que a alternativa A é a certa (I – O, II – P, III – N, IV – M).

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2368288
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do processo de segmentação de mercado baseado em variáveis, analise as afirmativas a seguir.
I. A variável demográfica pode ser exemplificada por dados referentes à religião.
II. A variável psicográfica pode ser exemplificada por dados referentes à personalidade.
III. A variável comportamental pode ser exemplificada por dados referentes à fidelidade à marca.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado divide um mercado em grupos menores de compradores para, dessa forma, oferecer produtos e serviços mais adequados a seus clientes

     

    Os segmentos são:

     

    Geográfico - Localização física do "target": país, estado, cidade, região, microregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, concelhos, regiões, bairros...

     

    Demográfica - Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação...

     

    Psicográfica - Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude... A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais .

     

    Comportamental - Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto: Ocasião de compra, Benefícios procurados, Utilização, Atitudes.

  • Errei porque li REGIÃO ao invés de RELIGIÃO kkkkkkkk


ID
2384827
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação de mercado é uma técnica utilizada para agrupar consumidores com comportamentos de compra semelhantes para, a partir daí, realizar esforços concentrados e especializados de Marketing sobre este segmento. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os segmentos escolhidos devem ser analisados em termos de volume, tendência de crescimento e potencial de lucro, mesmo se não forem mensuráveis, acessíveis, estáveis e significantes.

II. São critérios de segmentação do mercado consumidor: demografia (idade, sexo, renda), psicologia ( ideias, opiniões, atividades, interesses, estilo de vida) e geografia (países, estados, regiões).

Alternativas

ID
2407507
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em MARKETING, segundo Kotler & Armstrong (2006), qual tipo de segmentação de mercado divide os compradores em grupos com base no conhecimento em relação a determinado produto, nas atitudes direcionadas a ele e no uso que se faz desse produto?

Alternativas
Comentários
  • Segmentação de mercado, ou mercadológica, baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum e no tratamento destes grupos de acordo com essas características. Pode ocorrer com base em aspectos geográficos, demográficos, comportamentais, psicográficos, por benefícios e por índice de utilização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errada. A segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Ligada aos canais de distribuição, preocupa-se em entender algumas características do local onde os consumidores efetivos e em potencial habitam (zona urbana ou rural; litoral ou interior; tipo de clima, relevo) para atendê-los de modo adequado.

    B) Errada. A segmentação psicográfica, ou de personalidade, associa-se a aspectos mais subjetivos, como opiniões, interesses, atitudes e valores das pessoas.

    C) Certo. A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).

    D) Errada. A segmentação demográfica baseia-se na escolha de indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idade, gênero, ocupação, religião, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia e escolaridade.

    E) Errada. Não existe uma segmentação reconhecida pelos principais autores de marketing, nacionais ou estrangeiros, denominada “Comercial".

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2413483
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A observação direta extensiva é uma técnica de pesquisa e realiza-se através do questionário, formulário, medidas de opinião e técnicas mercadológicas.
Analise as afirmativas referentes à observação direta extensiva:
I. O questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.
II. O pré-teste serve pra verificar se o questionário apresenta três elementos importantes: fidedignidade, validade, operatividade.
III. O formulário se caracteriza pelo contato face a face entre pesquisador e informante e o roteiro de perguntas deve ser preenchido pelo entrevistado.
IV. A vantagem do questionário é a flexibilidade, pois o entrevistador pode reformular itens ou ajustar o questionário à compreensão de cada informante.
V. A desvantagem do formulário é pela insegurança das respostas, por falta do anonimato.
A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:

Alternativas

ID
2434717
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler e Armstrong (2006), existem quatro ní­veis de segmentação de mercado. Em quais níveis, respectivamente, a empresa não pratica a segmentação e a pratica de forma completa?

Alternativas

ID
2564404
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Marketing Cultural é uma poderosa estratégia de aproximação entre empresa e público. Por meio dessa aproximação:

Alternativas
Comentários
  • Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso de ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização. Tem como objetivos a diferenciação perante seus concorrentes, a conquista e manutenção da simpatia do público, o fortalecimento institucional e associação com causas que vão além do lucro. Pode ser praticado de quatro formas: marketing cultural de fim, de agente, de meio e misto.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Conhece melhor o funcionamento gerencial da empresa não tem relação com o marketing cultural. Para compreender adequadamente a essência de uma organização (como sua identidade e seus valores), pode-se analisar a comunicação institucional. Para entender como são transmitidas as mensagens entre diretoria e os colaboradores subordinados, pode-se observar a comunicação interna.

    B) Certo. Por meio do marketing cultural, uma organização pode reforçar sua marca na mente do público que participa em determinado evento patrocinado por ela; isso, por sua vez, pode atrair novos consumidores para seu produto.

    C) Errado. A redução do seu quadro funcional não tem relação com o marketing cultural. Essa ação está ligada diretamente às áreas de recursos humanos.

    D) Errado. O desaquecimento do mercado não tem relação com o marketing cultural. Essa vertente do marketing visa estimular o consumo e ampliar as aquisições por meio de ações culturais bem planejadas.

    E) Errado. A empresa não se torna uma produtora cultural ao praticar ações de marketing cultural. Uma produtora tem como objetivo final realizar atividades culturais em benefício de uma organização; a organização utiliza as ações culturais como um meio para alcançar seu objetivo.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013. 

ID
2574232
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“O marketing usado no esporte é uma ferramenta poderosa utilizada por diversas organizações para alavancar suas marcas e criar oportunidades em novos mercados, além de consolidar a fidelidade dos clientes existentes”.

(MORGAN e SUMMER, 2008: 288)


Nesse contexto do marketing esportivo, as opções a seguir apresentam afirmativas corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Marketing do Esporte
    De maneira simplificada, o Marketing do Esporte é qualquer ação voltada para a promoção das atividades/modalidades esportivas, ou seja, são ações de Marketing voltadas para o Esporte. O Marketing do Esporte está aliado ao marketing de uma instituição esportiva, uma federação, um clube, uma modalidade de esporte.
    Por exemplo: quando se está promovendo um campeonato, seja através da mídia televisiva, banners, cartazes, enfim, existem várias estratégias para isso, nesse caso estamos utilizando do Marketing do Esporte, pois o que se pretende promover é o campeonato e a modalidade esportiva. Ou seja, a pretenção é promover o esporte.

    Marketing no Esporte
    Nesse segundo caso, o Marketing é utilizado através do esporte no sentido de promover uma marca, um patrocinador, empresas organizadoras do evento, entre outras, e não a modalidade esportiva em si. Ou seja, empresas, marcas, utilizam do esporte para se promoverem.
    De forma exemplificada, tomamos o Banco do Brasil que investe na seleção de Vôlei Brasileiro. Ele utiliza de estratégias para se promover através da modalidade esportiva, através do patrocínio. Dessa forma a sua marca vai estampada em vários produtos da seleção, por exemplo.

    fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/marketing-do-esporte-x-marketing-no-esporte/55148

  • O marketing pode ser utilizado como ferramenta para qualquer atividade humana, inclusive para o esporte, e por meio do planejamento, das técnicas e atividades, contribui para alavancar marcas, criar oportunidades em novos mercados e consolidar a fidelidade dos clientes.

    O marketing do esporte é uma especialização do marketing e tem como objeto central o esporte, encarado como produto, marca ou experiência. Nessa abordagem, os enfoques são incentivar a aquisição de acessórios esportivos (como chuteiras, raquetes, pranchas, etc.), estimular a participação em eventos esportivos (presencialmente em estádios ou por meio de transmissões televisionadas e pela internet) e garantir que o torcedor continue fiel ao seu time (por meio de clubes e programas de fidelidade), entre outras.

    Com base nessa explicação, vamos identificar qual alternativa está ERRADA.

    A) ERRADO.  O marketing do esporte e o marketing usado no esporte NÃO podem ser considerados conceitualmente como sinônimos.

    B) CERTO

    C) CERTO

    D) CERTO

    E) CERTO

    Gabarito do professor : Letra A.

     

    Fonte:

    - Melo Neto, Francisco Paulo de. Marketing esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Editora Best Seller. 2020.

ID
2676712
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa de capital aberto tem como um de seus públicos mais relevantes os acionistas e investidores.


O assessor de comunicação, ao elaborar um planejamento para se relacionar com esse público, deve buscar informações específicas com o setor de:

Alternativas
Comentários
  • O que seria esse setor DRM?
    Putz... até pesquisando no papai ''Google'' não consegui encontrar algo relacionado.

    Gab. A

  • DRM : Departamento de Relações com o mercado.

  • Muita sacanagem da banca colocar um sigla e não por extenso.

  • Colegas, acertei a questão porque fiz associação a outra sigla CMR (essa sim mais conhecida por nós) e pensei que pudesse ter relação com a alternativa 'a', como de fato teve. Entendo acionistas e investidores como um tipo de cliente das empresas abertas as quais precisam de seu capital. Nesse sentido, a temática diz respeito ao CMR (Customer Relationship Management) ou, Gestão de Relacionamento com o Cliente

     

    De acordo com Kotler e Armstrong, em sentido menos amplo, a área de CRM "envolve gerir informações detalhadas sobre clientes individuais e cuidadosamente administrar 'ponto de contato' com os clientes para maximizar a fidelizade deles". [reparem que são justamente informações detalhadas daquele público que o acessor de comunicação precisa]. Já em uma perspectiva ampla, os autores definem CRM: "é o processo geral de construir e manter relacionamento lucrativos com o cliente entregando-lhes valor superior e satisfação". 

     

    Fonte: Kotler e Armstrong, 2007, p. 10.

    ---------------------

    Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: Banestes Prova: Analista de Comunicação

    A ferramenta de marketing que fornece mais subsídios para os profissionais de comunicação ajustarem suas estratégias e ações, visando à lealdade dos clientes, quando há um grande volume de informações, é o(a): 

     a) CRM; (GAB)

  • Temos que estar atentos as pegadinhas.

    Departamento

    Relações

    Mercado

    Na própria pergunta tem as palavras:

    RELACIONAR = Relacionamento. SETOR = DepartamentoO." ASSESSOR de comunicação, ao elaborar um planejamento para se relacionar com esse PÚBLICO, " = Mercado

  • Para responder essa questão é necessário ter conhecimento prévio de alguns termos relacionados à área financeira.

    Vamos analisar cada alternativa para encontrarmos a opção correta.

    DRM é a tradução do termo inglês “Investor Relations Departament" e significa Departamento de Relações com o Mercado. Empenha-se para que a empresa seja compreendida e encarada favoravelmente nos mercados financeiros e de capitais, e pela comunidade investidora; e responde a pedidos de relatórios e informações dos acionistas, profissionais do mercado de investimento, corretores e imprensa especializada. (Dicionário de Termos Financeiros e de Investimento)

    O setor de marketing é o responsável por desenvolver ações nas quais as pessoas obtêm o que elas precisam e querem por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços de valor com outros. Seu foco é o mercado consumidor. (Kotler)

    A Auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos por meio da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, compliance, controle e governança. (Manzi)

    O termo Compliance tem origem no verbo inglês “to comply", que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. Esse departamento é o responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis à organização. Seu público-alvo são os encarregados dos setores da empresa, que devem consequentemente, disseminar as normas e procedimentos aos subordinados.

    Planejamento estratégico é o processo de elaborar uma estratégia organizacional e definir maneiras de ela ser aplicada.  O alvo é a organização e seus departamentos.

    Diante das explicações, concluímos que o assessor de comunicação, ao elaborar um planejamento para se relacionar com investidores e acionistas, deve buscar informações com o DRM.

    Gabarito do professor: Letra A.

     Fonte:

    - Dicionário de termos financeiros e de investimento. Downes, John e Goodman, Jordan Elliot. NBL Editora. 1993.

    - Kotler, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª. edição. Atlas. 1998.

    - Manzi, Vanessa A., Compliance no Brasil – Consolidação e Perspectivas. Editora Saint Paul. 2008

ID
2676724
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um banco tem entre seus clientes diversos segmentos heterogêneos, que dificultam a comunicação para um público amplo e tornam necessária a realização de diversos ajustes em produtos e serviços. Dessa forma, o custo para captação de clientes é mais alto do que o dos concorrentes.


A direção do banco implementou um plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

Alternativas
Comentários
  • Podemos dizer que um dos pilares do Marketing de Relacionamento é a avaliação contínua de seus resultados.

    Há vários indicadores importantes que devem ser medidos. Por exemplo, se os objetivos da empresa são: redução do índice de perda de clientes, conquista de novos clientes por meio de comunicação boca a boca, aumento do volume de vendas e conhecimento da marca as avaliações dos resultados devem ser feitas através observações, relatórios estatísticos orais ou escritos, questionários, dentre outros. As percepções da avaliação desses resultados devem ser comparadas com os padrões estabelecidos pela empresa e os possíveis erros de ação e objetivos mal formulados devem ser corrigidos.
    OU SEJA, DEPENDE DO OBJETIVO DA ORGANIZAÇÃO PARA DEFINIR OS INDICADORES, A QUESTÃO NÃO DEIXOU ESSE OBJETIVO CLARO.
    Inclusive tinha colocado letra C) o uso dos serviços
    Mas, enfim, não adianta ser contrária a banca.

    Gabarito B

  • Exatamente Gabrielli.

     

    Questão mal elaborada. Pois se fala de uso de indicador para avaliar relacionamento, por que haveria de ser por meio de uma ferramenta que quantifica a perda de clientes? Essa ferramente pode ser a posteriori / corretiva, mas não a anteriori / preventiva, nem concominantemente. Ou seja, após a perda, não há o que se avaliar em relcionamentos.

     

    Pensei no uso dos serviços, mas achei mais genérico, pois seria adequado para segmentar ou classificar os clientes. Então, marquei o número de reclamações, tendo em vista que sabendo onde o cliente não está satisfeito, há margem para ajustes, de forma a buscar retê-lo. Seria, então, um idicador para avaliar o relacionamento CLIENTE X BANCO.

     

    Mas, enfim...

  • A questão tem uma lacuna quanto ao objetivo do plano.

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  • PLANO DE MARKETING

    PRINCIPAL INDICADOR PARA AVALIAR O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO: A PERDA DE CLIENTES

  • Esse tipo de questão parece que só serve para diminuir o nível de aprendizado do candidato. Li todos os comentários e a maioria marcou a mesma alternativa que eu, "C", não consigo visualizar um banco fazer avaliação da segmentação dos serviços após a perda de um cliente. Eu, como cliente se estou insatisfeita, o banco não vai atrás de mim após eu fechar minha conta e devido o nível cada vez maior de exigências do cliente, após decepção geralmente o cliente não volta.

    Também fiquei muito triste ao ver que o QConcurso não tem vídeos sobre essa matéria.

  • O marketing de relacionamento é um conjunto de ações e atitudes praticadas por uma organização que visa construir e manter parcerias duradouras e lucrativas com seus clientes por meio da contínua satisfação das necessidades e expectativas destes.

    Apesar de existirem outros aspectos no relacionamento com os clientes (número de reclamações, retenção e fidelização do cliente, por exemplo), o principal indicador que avalia o relacionamento com o público é a perda de clientes.

    A) ERRADO.

    B) CERTO.

    C) ERRADO.

    D) ERRADO.

    E) ERRADO.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Cobra, Marcos. Estratégias de marketing e serviços. Cobra. 2001.

    - Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. Pearson Education do Brasil. 2012.
  • Incrível. Uma questão formulada que não condiz com a realidade.

  • Pessoal explicando o inexplicavel....

    GABARITO CORRETO A

  • Eu sei que quando erramos uma questão dá raiva, mas cuidado com o que vocês publicam aqui, isso pode confundir quem está começando os estudos. Engraçado que a questão é mal formulada quando erramos, mas quando acertamos, não falamos nada. Perder clientes NÃO é o ÚNICO indicador e sim o PRINCIPAL.

    Gabarito B


ID
2696983
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa publica anualmente um documento chamado “Critério Brasil”, com dados atualizados sobre a distribuição de classes, o qual serve como diretriz de ordem geral por entidades prestadoras de serviços. Esse documento apresenta uma distribuição de classes no Brasil por letras, bem como suas subdivisões, tendo uma abordagem básica

Alternativas
Comentários
  • O Critério de Classificação Econômica Brasil ou CCEB é um sistema de classificação de preços ao público brasileiro. Tem o objetivo de ser uma forma única de avaliar o poder de compra de grupos de consumidores.Wikipédia

  • A questão trata sobre uma segmentação clássica que ouvimos muito na televisão e rádio, a qual divide a população em Classes A, B, C e D. Essa classificação é feita a partir de critérios socioeconômicos e visa mensurar o potencial de consumo dos indivíduos.

    Gabarito: B

  • O Critério Brasil é um indicador criado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) usado para segmentar a população com base em critérios socioeconômicos e para entender seu potencial de consumo. Avalia o poder de compra de grupos homogêneos de pessoas a fim de determinar públicos-alvo mais fieis para os diferentes mercados de produtos de massa e os preços de anúncios em veículos de mídia.

    Com base nessa explicação, concluímos que a resposta correta é a B.

     
    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Site da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP)

ID
2703538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O ambiente de marketing e vendas em que as empresas operam atualmente é caracterizado, dentre outros fatores, pelo

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica pq a D está errada?

  • Gabarito: letra A

     

    Colega GABRIEL SAGRILLO,

     

    A pergunta versa sobre: "O ambiente de marketing e vendas em que as empresas operam ATUALMENTE...".

     

    O mercado de massas é uma estratégia de marketing, onde os profissionais tentam atrair todos os tipos de compradores. Tal estratégia vem caindo em desuso, ao contrário do que afirma a alternativa D (incremento dos mercados de massa).

     

    Atualmente as empresas utilizam, dentre outros, do Marketing de Segmento, que é voltado para consumidores identificáveis.

     

    O grau de comprometimento determina o sucesso.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    O mercado (ambiente em que as empresas atuam) está cada vez mais competitivo

    O aumento da competitividade, inclusive, fez com que o foco da administração de vendas mudasse. Hoje, em função do aumento da competitividade, o foco da área de vendas passou a ser no cliente, com o objetivo de avaliar suas expectativas e necessidades. 

  • O ambiente de marketing pode ser dividido em dois tipos: o microambiente (forças próximas que interferem internamente no desempenho das atividades – fornecedores, concorrentes e clientes são alguns exemplos) e o macroambiente (forças ligadas à estrutura e conjuntura maiores, que oferecem oportunidades e apresentam ameaças à organização – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais).


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Certo. O aumento da competitividade é uma característica do ambiente de marketing. Pode ser tratada como uma ameaça externa à organização ou uma oportunidade para melhorias de performance.


    B) Errado. O incentivo, não o cerceamento, à internacionalização faz parte do ambiente de marketing em que as organizações atuam hoje.


    C) Errado. O direcionamento ao mercado, e não à produção, é uma característica do ambiente de marketing em que as organizações atuam hoje.


    D) Errado. O incremento dos mercados segmentados, não de massa, é uma característica do ambiente de marketing em que as organizações atuam hoje.


    E) Errado. O livre-comércio, não o protecionismo governamental, é uma característica do ambiente de marketing em que as organizações atuam hoje.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa A é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa A.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.


ID
2703556
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Após a realização de um grande levantamento dos hábitos de consumo de gás em domicílios de uma determinada cidade, os pesquisadores perceberam que havia dois tipos de consumidores desse produto naquela região. Um grupo de consumidores utilizava gás apenas em fogões e fornos para a preparação de alimentos, enquanto outro grupo utilizava gás unicamente para aquecer a água utilizada em banhos diários.

Nesse caso, a pesquisa apresenta um mercado de consumo de gás segmentado, com base na variável

Alternativas
Comentários
  • Segmentação comportamental

     

    Na segmentação comportamental, os consumidores são divididos em grupos segundo seu conhecimento, atitude, uso ou reação a um produto.

    Necessidades e benefícios = nem todos os que compram um produto têm as mesmas necessidades ou buscam os mesmos benefícios.

     

    No caso da questão, um mesmo produto, o gás, foi comprado por consumidores que buscam diferentes resultados.

     

    Gab. E

  • Gabarito do Professor


    A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Ligada aos canais de distribuição, preocupa-se em entender algumas características do local onde os consumidores efetivos e em potencial habitam (zona urbana ou rural; litoral ou interior; tipo de clima, relevo) para atendê-los de modo adequado.

    B) ERRADO. A segmentação incremental está relacionada às áreas de computação e de engenharia rural. Não tem associação com a matéria em análise.

    C) ERRADO. A segmentação psicográfica associa-se a aspectos mais subjetivos, como opiniões, interesses, atitudes e valores das pessoas.

    D) ERRADO. A segmentação demográfica baseia-se na escolha de indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idade, gênero, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia.

    E) CERTO. A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).

    No enunciado da questão, observamos que a segmentação tinha relação com o modo como o gás era utilizado (esquentar comida ou esquentar água para banho). Isso é abordado na segmentação comportamental.

    RESPOSTA: E

    Fonte de pesquisa:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.
  • A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    -A segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Ligada aos canais de distribuição, preocupa-se em entender algumas características do local onde os consumidores efetivos e em potencial habitam (zona urbana ou rural; litoral ou interior; tipo de clima, relevo) para atendê-los de modo adequado.

    -A segmentação incremental está relacionada às áreas de computação e de engenharia rural. Não tem associação com a matéria em análise.

    -A segmentação psicográfica associa-se a aspectos mais subjetivos, como opiniões, interesses, atitudes e valores das pessoas.

    - A segmentação demográfica baseia-se na escolha de indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idade, gênero, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia.

    -A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Perceba que o enunciado nos destaca que os consumidores têm comportamentos diferentes: “um grupo de consumidores utilizava gás apenas em fogões e fornos para a preparação de alimentos, enquanto outro grupo utilizava gás unicamente para aquecer a água utilizada em banhos diários.” 

    Perceba que são “padrões de consumo” diferentes. Os consumidores utilizam o produto (gás) de maneira  diferentes.  Trata-se,  portanto,  da  Segmentação  Comportamental  (por  Padrões  de Consumo), a qual Segmenta o mercado através dos conhecimentos, atitudes, utilização ou resposta dos  clientes  para  determinado  produto/marca.  Por  exemplo:  hábitos  de  compra,  intenção  de compra,  lealdade  à  marca,  influência  na  compra,  grau  de  utilização  do  produto,  frequência de 

    compra, local de compra, etc. 

  • Procure entender...

    Segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Geograficamente.

    Segmentação psicográfica Para entender... Aspectos Psicológicos, mente... opiniões, interesses... pensamentos...

    Segmentação demográfica Quando jogamos um jogo no modo DEMO tem apenas as coisas principais... logo idade, gênero, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia.

    Segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra.

    Valeu !


ID
2736646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.


A estratégia de marketing de uma organização se baseia na definição de mercados-alvo, em sua posição competitiva e ainda no desenvolvimento de um mix de marketing eficaz que permita atingir os clientes escolhidos.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado sintetiza muito bem o que acabamos de aprender com o exemplo. A estratégia de marketing é basicamente definir um mercado-alvo (cliente) e traçar os meios necessários, ou seja, desenvolver um mix de marketing (produto, preço, praça e promoção) apropriado para atender a esse mercado.

    Gabarito: Certo

  • Estratégia de marketing é uma maneira de conduzir os esforços de uma organização para alcançar determinado objetivo mercadológico, como aumento das vendas, a construção ou manutenção da imagem positiva ou a conquista da lealdade dos clientes.

    Definir as estratégicas de marketing é uma das etapas do planejamento estratégico de comunicação organizacional, bem como analisar o ambiente interno e externo, identificar e selecionar os públicos-alvo e estabelecer as ações necessárias (como o desenvolvimento do mix de marketing).

    A definição do mercado-alvo não faz parte das estratégias de marketing, mas é uma etapa anterior do planejamento. Antes de escolher como impactar determinado público, é necessário identificá-lo e selecioná-lo.

    O desenvolvimento de ações com base no mix de marketing tampouco faz parte das estratégias de marketing, mas é uma etapa posterior. Somente depois de escolher como agir é que de fato a organização executa algo.

    O gabarito da banca afirma que o enunciado está correto, mas devido às explicações dadas acima, o enunciado está errado. Diante dessa dúvida, a questão é passível de anulação.

     

    GABARITO DA BANCA: CERTO.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.

    Fonte:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • PRA QUEM NÃO É ASSINANTE:

    Estratégia de marketing é uma maneira de conduzir os esforços de uma organização para alcançar determinado objetivo mercadológico, como aumento das vendas, a construção ou manutenção da imagem positiva ou a conquista da lealdade dos clientes.

    Definir as estratégicas de marketing é uma das etapas do planejamento estratégico de comunicação organizacional, bem como analisar o ambiente interno e externo, identificar e selecionar os públicos-alvo e estabelecer as ações necessárias (como o desenvolvimento do mix de marketing).

    A definição do mercado-alvo não faz parte das estratégias de marketing, mas é uma etapa anterior do planejamento. Antes de escolher como impactar determinado público, é necessário identificá-lo e selecioná-lo.

    O desenvolvimento de ações com base no mix de marketing tampouco faz parte das estratégias de marketing, mas é uma etapa posterior. Somente depois de escolher como agir é que de fato a organização executa algo.

    O gabarito da banca afirma que o enunciado está correto, mas devido às explicações dadas acima, o enunciado está errado. Diante dessa dúvida, a questão é passível de anulação.

     

    GABARITO DA BANCA: CERTO.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.

    Fonte:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.


ID
2837539
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A análise do comportamento do consumidor é uma das fontes para melhor definir um processo de segmentação de mercado. Acerca do comportamento do consumidor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    O aspecto comportamental diz respeito ao modo de comprar produtos ou contratar serviços pelos indivíduos. É percebido na ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto e lealdade à marca.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A frequência nas compras é definida por ocasiões normais ou especiais.

    B) Certo. Entre os motivos de compra, estão: necessidade real, status e realização pessoal.

    C) Errado. As compras por impulso não geram lealdade e fidelização. O que gera esses benefícios é a oferta de produtos com valor superior, que satisfazem a expectativa do cliente e, em muitos, casos, produzem o encantamento.

    D) Errado. Os consumidores podem comprar produtos sem informação prévia, muitas vezes por impulso (com base em aspectos emocionais), por status (com base em aspectos sociais), por pressão do vendedor ou de terceiros.

    E) Errado. O benefício psicológico buscado pelo consumidor está ligado aos aspectos intangíveis do produto, podendo ser diretos ou indiretos.

    De acordo com as explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B. 
    Gabarito do professor: Alternativa B

    Bibliografia:

    - Cobra, Marcos. Marketing básico: uma abordagem brasileira. Atlas, 1997.
  • Alternativa A. Errado. A frequência nas compras é definida por um conjunto de fatores, em especial, o padrão de consumo. O pão, por exemplo, tende a ter uma maior frequência de compras do que um carro, afinal, o padrão de consumo desses produtos é completamente diferente. O pão é consumido com recorrência por muitos indivíduos, enquanto a aquisição de um carro é um evento esporádico.

    Alternativa B. Certo. A alternativa apresenta alguns dos motivos de uma compra. 

    Alternativa C. Errado. As compras por impulso não geral lealdade e fidelização. Na verdade, esse tipo de compra costuma provocar efeitos psicológicos adversos, tais como: culpa e remorso. A lealdade e fidelização são construídas a partir da satisfação com um produto.

    Alternativa D. Errado. A alternativa apresenta uma regra geral. Em regra, a decisão de compra ocorre após o levantamento de informações prévias. Caso não houvesse uma alternativa disponível, poderíamos considerar essa alternativa como a alternativa apropriada. Ocorre que, apesar de essa ser a regra geral, existem exceções importantes, isto é, situações em que os consumidores realizam compras sem informação prévia (compras por impulso, por exemplo).

    Alternativa E. Errado. Um produto fornece benefícios psicológicos que vão além do desempenho racional do produto. Um carro da Mercedes, por exemplo, fornece um conjunto de benefícios psicológicos (status, realização pessoal, prestígio) que não possuem qualquer relação com o desempenho funcional do carro.

    Gabarito: B

  • Os clientes se comportam de várias maneiras, pois cada pessoa é um ser individual com seus próprios desejos, princípios, motivações, então alguém pode comprar algo para ter status, satisfazer somente uma vontade, por posse, entre outras. Cada consumidor tem suas preferências e conforme mencionei acima, suas motivações.


ID
2837548
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do marketing global padronizado.

Alternativas
Comentários
  • A preocupação com a possibilidade de padronização de alguns elementos da estratégia de marketing surgiu no inicio da década de 60 e teve como preocupação básica a utilização da mesma propaganda em diversos países. O argumento utilizado por Elinder1, considerado autor pioneiro neste enfoque, foi a emergência de similaridade entre os consumidores europeus que permitiria a utilização de uma propaganda uniforme. De certa forma, podemos considerar que, até os anos 80, a maior parte dos estudos realizados sobre a tendência de globalização de mercados se deu no campo da propaganda.

    Apesar da publicação do artigo de Buzzèll2 a respeito da possibilidade de empresas multinacionais padronizarem seu marketing, a preocupação do autor não estava centrada somente na padronização da estratégia mercadológica, mas também na coordenação das atividades de marketing.

    Foi somente em 1983, com a publicação do artigo "A Globalização de Mercados", que Theodore Levitt3 estabeleceu as bases do que se tomaria conhecido como MarketingGlobal, ou seja, adotar uma estratégia mercadológica padronizada para todos os mercados. Neste ponto é importante fazermos a distinção entre Marketing Global, que age como se o mundo fosse um grande mercado de preferências homogêneas e Estratégia Global, que significa a centralização do planejamento e da coordenação das atividades de marketing, a fim de definir a forma de competição que as empresas irão adotar a nível global. Neste sentido, o conceito proposto por Levitt poderia ser considerado como apenas uma das possibilidades dentro de uma ampla variedade de estratégias possíveis.

    Este artigo tem como preocupação fundamental demonstrar que o conceito de Marketing Global desenvolvido por Levitt constitui mais um dos mitos de marketing e que as tentativas de vários autores para validá-lo foram de tal maneira restritivas que o transformaram em algo vago, impreciso e de utilidade limitada.

    Resposta correta Letra C

  • Antes de atuar internacionalmente, uma organização deve escolher o programa de marketing e decidir como vai lidar com as condições e exigências de cada praça. Existem basicamente dois tipos de programa de marketing global: padronizado e adaptado.

    O marketing global padronizado visa atender às demandas de maneira genérica. Kotler e Keller (2012) apresentam como vantagens: economias de escala em produção e distribuição, custos mais baixos de marketing, poder e escopo, consistência em imagem de marca, habilidade para alavancar boas ideias com rapidez e eficiência e uniformidade em práticas de marketing. Esse programa, no entanto, ignora necessidades, desejos e padrões singulares no uso dos produtos, as respostas divergentes em relação a elementos do mix de marketing, as diferenças no ambiente jurídico, entre instituições de marketing e entre os procedimentos administrativos.

    Já o marketing global adaptado defende que é essencial atender às variações nas necessidades e desejos de consumo local.  Após exame de vários elementos, como características da mercadoria, rótulo, cores, promoção de vendas, veiculação de propaganda, nome da marca, embalagem e preço, por exemplo, são feitas as devidas adequações para satisfazer cada mercado-alvo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. O marketing adaptado é o programa que apresenta customização da comunicação e das práticas de marketing, não o marketing padronizado.

    B) Errado. Ignorar diferenças entre as instituições de marketing e os procedimentos administrativos são as desvantagens, e não as vantagens, do marketing global padronizado.

    C) Certo. Apresentar consistência em imagem de marca é uma vantagem do marketing global padronizado. Esse aspecto está relacionado à habilidade de uma organização em alinhar sua comunicação e suas ações a sua identidade e de construir algo sólido e reconhecido no mercado em que atua.

    D) Errado.  Não considera as diferenças em ambiente jurídico é uma desvantagem do marketing global padronizado, não uma vantagem.

    E) Errado. O marketing global padronizado ignora diferenças em respostas de consumidores a elementos do mix de marketing; isso é uma desvantagem, não uma vantagem.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2871550
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere aos conceitos e surgimento da segmentação de mercado, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O processo de segmentação de mercado tem por objetivo a determinação de diferenças (heterogeneidade) significativas entre grupos de compradores/consumidores, separando-os em conjuntos diferenciados, para que a empresa possa selecionar segmentos que se apresentem mais favoráveis à concentração de esforços.

  • A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São seis os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental, psicográfico, por benefícios e por índice de utilização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção errada:

    A) Errada. O processo de segmentação visa dividir mercados heterogêneos em pequenos grupos, que sejam formados por consumidores homogêneos entre si.

    B) Certo. A atitude de uma empresa de não segmentar o mercado significa que ela faz uso da estratégia de marketing único, não diferenciado. Nessa situação, busca-se atingir vários segmentos de mercado em uma única vez.

    C) Certo. O processo de divisão de um mercado visa criar, entender e atender subconjuntos distintos de consumidores, com necessidades ou características comuns.

    D) Certo. A segmentação do mercado parte da constatação de que existem diferenças entre os consumidores, com necessidades e demandas específicas. A partir dessas carências, são criados grupos e desenvolvidos compostos de marketing específicos.

    E) Certo. A necessidade de segmentação foi também favorecida pela concorrência. Com o objetivo de evitá-la, ou de minimizar as rivalidades entre empresas do mesmo segmento, os profissionais de marketing buscam novos grupos de consumidores, ainda não atendidos, o que ocasionou a formação de novos segmentos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa (que apresenta a opção errada) é a A.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Cobra, Marcos. Marketing básico: uma abordagem brasileira. Atlas, 1997.
  • O processo de segmentação de mercado divide o mercado heterogêneo (misto, clientes diversificados) para um homogêneo (centrado em clientes específicos, com interesses iguais)

  • A

    O processo de segmentação visa dividir mercados homogêneos em pequenos grupos, que sejam formados por consumidores heterogêneos entre si.


ID
2892982
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual é a definição correta de marketing?

Alternativas
Comentários
  • É a definição da American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6) e citada também por Peter Bennett (Dictionary of marketing terms, 1995):

    Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

  • letra c

    1 MARKETING

    A palavra Marketing origina-se da palavra inglesa “market”, cuja tradução é mercado e pode ser conceituada de inúmeras formas. Contudo, a American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6), a partir de 1985, adotou a seguinte definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.

    fonte: CONCEITOS EXPOSITIVOS SOBRE MARKETING: UMA REVISÃO LITERÁRIA, Maurício Barth

  • O termo marketing é objeto de estudo há décadas. Ao longo do tempo, sua definição vem sofrendo alterações e adaptações para conseguir abranger tudo o que ele é e faz, de fato. É importante enfatizar que as muitas definições convergem para pontos em comum: possibilidade de trocas entre pessoas (físicas e jurídicas), satisfação de necessidades e desejos, oferta de produtos e serviços são alguns.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Ações articuladas dentro do mercado é uma definição incompleta do termo marketing. O marketing consiste em processos planejados e articulados, baseado em estudos e análises, que, por meio de estratégias e ações voltadas para atender necessidades e desejos do mercado, atingem os objetivos mercadológicos de uma organização. As ações, portanto, são apenas parte do que o marketing é ou faz.

    B) Errado. O termo marketing deriva da palavra inglesa market (mercado, em português), mas não estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização. Quem lida com públicos de uma organização são as Relações Públicas. Um dos objetivos do marketing é estudar as relações entre os consumidores (atuais e em potencial) e a organização a fim de proporcionar trocas satisfatórias entre eles para atender necessidades e desejos.

    C) Certo. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais. Yanaze (2009) afirma que essa é a definição literal de marketing criada pela Associação Americana de Marketing (AMA) e que trabalha basicamente os quatro P's, (produto, preço, promoção e ponto).

    D) Errado. O conjunto de conhecimentos sistematizados que orientam as ações de uma organização ou profissional liberal faz parte dos elementos que compõe o marketing, mas não define plenamente o termo. Marketing consiste em estudar e analisar os cenários interno e externo a fim de planejar ações para atender objetivos mercadológicos de um ou mais indivíduos. O conhecimento, portanto, é apenas parte do que o marketing é ou faz.

    E) Errado. A análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado, é uma das etapas do marketing, mas não define plenamente o termo. Estudar e obter informações oportunas sobre a concorrência é importante para ajustar ações e estratégias e atingir os objetivos mercadológicos da organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • O marketing, de maneira bem simples, pode ser conceituado como o processo de suprimir necessidades por meio de trocas de modo a obter lucro. Para que o marketing seja realizado, é preciso realizar um processo composto, segundo a abordagem tradicional, por 4 elementos: a) produto, b) preço, c) praça (ponto de venda), d) promoção.

    A alternativa C é a alternativa que melhor descreve o conceito de Marketing.

    Gabarito: C

  • C

    Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

    • "A American Marketing Association propõe a seguinte definição: o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo."(KOTLER e KELLER, 2012, p.3)

ID
2945560
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para aumentar a probabilidade de conquistar mais defensores da marca, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) propõem aos profissionais de marketing apostar em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Netizens são os cidadãos da internet, do mundo virtual.

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os consumidores são impactados por três fatores antes de adquirirem um produto ou contratarem um serviço: comunicações de marketing em diferentes mídias (anúncios na televisão, na internet ou impressos e ações de relações públicas); opiniões de amigos, familiares e terceiros; e conhecimentos e experiências pessoais.

    Quando um indivíduo satisfaz suas necessidades ou seus desejos, dentro ou acima das suas expectativas, este tem grande chance de se tornar advogado da marca e passar a defender a bandeira da organização, fazendo comentários positivos nos ambientes online e offline, reagindo favoravelmente às suas atividades e influenciando pessoas inexperientes.

    Para aumentar a probabilidade de conquistar defensores da marca, os profissionais de marketing deveriam apostar nos JMN – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet). Esses três grandes segmentos são os mais influentes na era digital e representam, em termos de tamanho, uma parte bastante lucrativa.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    RESPOSTA: E

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945569
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), apesar de alguns gerentes de marca acreditarem que a participação na lembrança do consumidor (top of mind) seja um bom indicador da participação de mercado, isso não ocorre em todos os setores. Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Existem indicadores que demonstram aspectos específicos relacionados à marca: share of Market, share of mind, share of heart e share of voice.

    Quando a disputa é pela lembrança da marca na mente dos consumidores, estamos falando de share of mind. Possuir a maior fatia desse índice significa que a marca atingiu o top of mind, ou seja, é a mais lembrada da categoria. Isso, em grande parte das vezes, é benéfico pois influencia no momento da escolha do produto ou serviço, sobrepondo a concorrência.

    Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), no entanto, a conquista do top of mind nem sempre é garantia de preferência na seleção da marca. Muitos profissionais de marketing investem grandes somas de dinheiro para que sua marca seja a mais lembrada, mas vacilam no momento de efetivação da venda; não fazem a intervenção necessária e permitem que o cliente selecione produtos ou serviços da concorrência.

    A consciência de marca é, de fato, importante em setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (ou seja, bens de consumo embalados, para os quais a consciência de marca sozinha às vezes basta para levar à compra). Porém, nos setores com alto envolvimento e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    Vamos analisar as alternativas:

    Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

    A) ERRADO. Em setores com baixo nível de informação e envolvimento (como o farmacêutico e de HPC), a consciência de marca, sozinha, não leva os consumidores, com maior frequência, à compra.

    B) CERTO. Nos setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (como o de bens de consumo embalados) são mais frequentes as compras influenciadas pela consciência da marca.

    C) ERRADO. Nos setores com alto envolvimento dos consumidores e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    D) ERRADO. Nos setores de seguros e finanças, a consciência de marca é apenas o primeiro passo para incentivar a contratação dos serviços.

    E) ERRADO. Nos setores com alta credibilidade e ciclo de compra médio, a consciência da marca serve apenas de início na conquista da preferência do cliente.

    Com base na explicação, podemos concluir que a alternativa B é a correta.

    RESPOSTA: B

     

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
3179854
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto às Indicações Geográficas é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 1. No âmbito do direito da proteção de bens de propriedade industrial, abrangem os seguintes ramos:

    - Marca;

    - Patente;

    - Desenho Industrial;

    - Indicação Geográfica;

    - Segredo Industrial & Repressão à Concorrência Desleal;

    2. Tipos de Indicação Geográfica: denominação de origem; Indicação de Procedência;

    3. INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP): são considerados com nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou prestação de serviço >> não há características específicas naturais (clima, geografia etc) ou humanas envolvidas na produção do produto;

    Fonte: A Caminho da Inovação.


ID
3180889
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considere as assertivas a seguir acerca de informações úteis que podem ser obtidas em bases de dados sobre patentes:


I-As tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia.

II-Novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias já existentes.

III-Quais as tecnologias das quais se pode obter licenças.

IV-Possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro.

V-Patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público.

VI-Informações sobre lucratividade das empresas depositantes.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com um documento emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, emitido em 2013, e intitulado “Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas", é muito importante consultar bases de dados sobre patentes porque, além de indicar se uma determinada invenção é passível de ser patenteada, fornece informações úteis sobre:

    • as atividades de P&D de atuais e futuros concorrentes;

    • as tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia;

    • as tecnologias para obter licenças;

    • fornecedores, parceiros econômicos e colaboradores científicos potenciais;

    • possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro;

    • as patentes pertencentes a outras pessoas para ter a certeza de que os seus produtos não as desrespeitam (“liberdade de atuação");

    • patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público; e

    • novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias existentes.

    Segundo a explicação acima, vamos analisar as assertivas:

    I - As tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia. Certo.

    II - Novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias já existentes. Certo.

    III - Quais as tecnologias das quais se pode obter licenças. Certo.

    IV - Possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro. Certo.

    V - Patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público. Certo.

    VI - Informações sobre lucratividade das empresas depositantes. Errado.

    Podemos concluir, portanto, que a alternativa certa é a C (apenas 5 assertivas estão corretas).

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. – Rio de Janeiro: INPI, 2013.


ID
3188608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As principais categorias de segmentação de mercado incluem a segmentação

Alternativas
Comentários
  • Segmentação é o processo de dividir uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e tratá-los de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.). São quatro as categorias de segmentação de mercado: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte:

    - Gomes, Maurício de Brito. Gestão de produtos e marcas. Editora FGV. 2015.
  • GEOGRÁFICA: Uma das mais simples, a segmentação geográfica identifica o local onde se encontram seus clientes ou consumidores. Por exemplo: uma rede de fast food pode ter um cardápio diferenciado para cidades litorâneas ou mais quentes, com variações em relação ao que é servido em centros urbanos ou no interior.

    DEMOGRÁFICA: determina informações bastante específicas e frias, como idade, gênero, ocupação e classe social.

    COMPORTAMENTAL: Com esta segmentação é possível determinar padrões de uso que ajudam a definir ações promocionais mais assertiva, desenvolver novos atributos em produtos e serviços e personalizar a experiência de consumo de seus clientes. Por exemplo: clientes que compram o produto diariamente ou que param de comprar por um tempo sempre que há aumento de preços

    PSICOGRÁFICA: A segmentação psicográfica está mais ligada a valores e crenças de seus clientes e consumidores. Por exemplo: Pessoas que praticam esportes radicais cotidianamente, Vegetarianos, Nerds, Hipsters, Socialites e outros “rótulos”

  • TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 


ID
3194608
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A política de preços para uma dada marca pode criar associações na mente dos clientes em relação ao patamar de preços dentro de sua categoria. Nesta direção, várias estratégias de precificação podem ser utilizadas. Uma delas é a do tipo estratégia de preço premium, que é definida como: 

Alternativas
Comentários
  • As estratégias de preço são divididas em 5. Sendo elas:

    1. Preço baseado na concorrência: Utilizado em meio onde se tem muita concorrência. A intenção é chamar a atenção do consumidor;
    2. Preço por Skimming: O preço do produto é definido acima da média dos produtos do mercado, afim de atingir um público com menor sensibilidade aos preços. O preço reduz a medida que o produto vai atingindo a popularidade;
    3. Preço Alto-Baixo: Semelhante ao Skimming, a estratégia "Alto-Baixo" é utilizada para produtos de consumo sazonal (Ex.: Black Friday). Tem o intuito de ativar o gatilho mental da urgência;
    4. Preço premium: Os produtos/serviços são hierarquizados (básico,...,luxo) com base no seu nível de personalização, afim de agregar maior valor àquele que possuir maior hierarquia;
    5. Preço por projeto: O preço do produto/serviço é determinado com base no projeto; leva em consideração o tempo, material, planejamento, adequações...

    Com base nisso, a resposta correta é a LETRA D.

  • Marketing mix, mix de marketing ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.


    Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, prazos, descontos e reduções, concessões, condições e formas de pagamento.


    No que diz respeito à determinação do preço, podemos utilizar algumas estratégias, como “valor percebido", “skimming de mercado (ou premium)", “preço de entrada no mercado" e “preço baseado em concorrência".


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado.  A venda de produtos com preços superiores, e não iguais aos dos concorrentes, faz parte da estratégia “skimming de mercado (ou premium)". O alto giro do estoque geralmente ocorre em decorrência da adoção da estratégia de preço de entrada no mercado.


    B) Errado.  A fixação de preços visando maximizar o lucro corrente, o fluxo de caixa ou o retorno sobre o investimento (ROI) não faz parte da estratégia “skimming de mercado (ou premium)", mas geralmente ocorre em decorrência da adoção da estratégia de preço de entrada no mercado.


    C) Errado.  A determinação dos menores preços possíveis pode fazer parte da estratégia de preço de entrada no mercado ou do preço baseado em concorrência.


    D) Certo. A venda de produtos com preços maiores que os dos concorrentes, visando gerar impressão de melhor qualidade, e que geralmente é praticada por empresas inovadoras e/ou de tecnologia, é chamada de “skimmming de mercado (ou premium)".


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa D é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa D.

ID
3194617
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O posicionamento de produtos implica

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • É mostrar o meu produto as clientes de maneira tal que poderei a certo prazo ganhar mercado e colocar na mente do cliente a minha imagem, que ao sair de casa ele não vai pensar em preço, mas sim na marca que traz para ele melhor qualidade mesmo se o preço for um pouco mais caro.

    Letra B

  • Para entender plenamente como o marketing funciona, é necessário conhecer o conceito de oito assuntos centrais: necessidades, desejos e demandas, mercados-alvo, posicionamento e segmentação; ofertas e marcas; valor e satisfação; canais de marketing; cadeia de suprimento; concorrência; e ambiente de marketing.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar qual a opção certa:

    A) Errado. É a segmentação, não o posicionamento, que implica a divisão do mercado em grupos de clientes similares, a fim de direcionar ofertas específicas.

    B) Certo. O posicionamento implica o ato de fazer o projeto da oferta e imagem da empresa de forma que ela ocupe uma posição competitiva significativa e distrital nas mentes dos clientes-alvos, o que pode contribuir para aumentar as chances de preferência e compra.

    C) Errado. É a segmentação, não o posicionamento, que implica a identificação das bases mais produtivas (como a geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental) para que o mercado seja dividido e auxilie a organização a atender adequadamente os clientes de acordo com os segmentos a que pertencem.

    D) Errado. Posicionamento é a localização que a imagem de uma organização ocupa na mente do consumidor. Não implica a identidade da marca, isto é, sua personalidade, seus valores, suas crenças e essência.

     

    Com base nas explicações, podemos concluir que a afirmação B é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica: Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Kotler, Philip e BES, Fernando Trias. Marketing lateral: uma Abordagem revolucionária para criar novas oportunidades em mercados saturados. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

ID
3194635
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação é considerada o ponto de partida para todas as decisões tomadas em propaganda. Ela permite a transmissão de mensagens com maior precisão e evita que se desperdicem esforços com quem não faz parte do público. A segmentação comportamental 

Alternativas
Comentários
  • A segmentação envolve separar os clientes em grupos menores para atende-los de forma específica, determinando com características semelhantes. 

    TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 

  • Procura descrever como um determinado grupo de pessoas se comporta em relação a uma categoria de produtos específica.

  • A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Errado. É a segmentação psicográfica (ou de personalidade), e não a comportamental, que está diretamente ligada as expectativas, opiniões, interesses e valores das pessoas.


    B) Certo. A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).


    C) Errado. É a segmentação demográfica, não comportamental, que seleciona os indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idade, gênero, ocupação, religião, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia e escolaridade.


    D) Errado. Não há uma segmentação que descreve as expectativas em relação à natureza e às preocupações sociais (ou coletivas). A segmentação psicográfica (ou de personalidade) está diretamente ligada as expectativas, opiniões, interesses e valores das pessoas como indivíduos.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa B é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa B.


    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
3194638
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O que caracteriza o marketing direto?

Alternativas
Comentários
  • As quatro principais características do Marketing Direto são:

    1. Privacidade: A mensagem é específica para um público alvo;
    2. Personalização: A mensagem é personalizável para poder melhor se adequar ao público/indivíduo com quem se está conversando;
    3. Atualização: Essa característica é referente à mensagem que será propagada. Ela deve ser de fácil preparo para otimizar o processo;
    4. Interatividade: A mensagem deve proporcionar alterações para se adequar ao contexto da resposta que o prospect fez.

    Portanto, a questão correta é a LETRA A.

  • O Mix de Comunicação de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos durante o planejamento de comunicação para estabelecer contato, interação e/ou relacionamento com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Certo. Marketing direto é o uso de canais sem intermediários para chegar ao consumidor final e específico de maneira personalizada. Mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing são alguns exemplos dessa atividade.


    B) Errado. O foco em vendas em massa, direcionado a grupos que compartilham as mesmas categorias demográficas e perfil psicológico não é marketing direto. Toda vez que falamos em massa, estamos nos referindo a estratégias que buscam atrair novos clientes por meio da exposição da marca, do produto ou serviço para o maior número de pessoas possível usando meios de comunicação de massa (como rádio e televisão), sem distinção ou segmentação.


    C) Errado. O foco em ações de filantropia, caridade e trabalho voluntário realizado por uma empresa não tem relação com marketing direto, mas com responsabilidade social.


    D) Errado. A transferência de uma mensagem do emissor para o receptor, por meio da escrita impressa ou processada eletronicamente não tem relação com marketing direto, mas com a divulgação unidirecional, observada em anúncios publicitários e/ou em jornais.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa A é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa A.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
3194656
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Vários são os conceitos utilizados pelo profissional de mídia para elaborar seu planejamento. Dentre eles, destaca-se o conceito de GRP – Gross Rating Point. Por GRP entende-se

Alternativas
Comentários
  • GRP é a abreviação de “Gross Rating Point", ou pontos de audiência bruta. É uma unidade que indica a intensidade do impacto de um anúncio no público em uma programação específica. Sua utilização possibilita que sejam comparadas diferentes programações a fim de escolher a mais eficiente.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O número de vezes em que o cliente em potencial ou uma parcela da população será exposto ao material divulgado, em um determinado período, é chamado de frequência.

    B) Errado. O modo como as mensagens são programadas no espaço de tempo, ao longo do período de uma campanha é chamado de continuidade.

    C) Errado. O cálculo do percentual não duplicado de um público exposto ao veículo em que se está anunciando, ou à programação, pelo menos uma vez durante um determinado período de tempo é chamado de alcance.

    D) Certo. O cálculo dos pontos brutos de um determinado esforço de mídia, diante de um mercado - alvo definido, alcance multiplicado pela frequência média. Esse esforço pode ser representado pela compra de uma ou muitas mídias durante um determinado período.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.
    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Barban, Arnold M. A essência do planejamento de mídia. NBL Editora, 2001.
  • GRP = cobertura relativa x frequência média


ID
3209872
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O vendedores servem de elo pessoal entre a empresa e os clientes. O profissional de vendas é aquele que traz as tão necessárias informações sobre o cliente. Por isso, a empresa precisa considerar cuidadosamente alguns pontos na configuração da força de vendas.
Assinale a opção que apresenta os pontos principais no planejamento da força de vendas

Alternativas
Comentários
  • Professor Rodrigo Schiavon, por favor, comente essa questão! :)

  • A empresa só terá efetivamente uma força de vendas se definir objetivos específicos que devem ser atingidos. Caso contrário, contará com equipes de marketing e vendas, que podem trabalhar conjuntamente, mas nunca visando uma finalidade maior.

    Essa é uma mudança de paradigma. Se, antes, era esperado que os vendedores apenas fechassem negócio, depois eles passaram a ter mais responsabilidades. Primeiro, precisaram se preparar (estratégia) para oferecer uma solução para o problema do cliente.

    Nos últimos anos, é cada vez mais necessário que a força de vendas se constitua a partir do engajamento com a venda. Por isso, os vendedores superaram a ideia de resolver uma demanda. Na verdade, eles indicam de que forma sua empresa pode auxiliar o cliente a aumentar sua rentabilidade.

    Nesse momento, surgem os objetivos da força de vendas. De modo geral, as atividades desempenhadas pela equipe são:

    • prospecção: é a procura por novos clientes, sejam eles potenciais, sejam indicações;
    • definição de alvo: é a decisão de alocação sobre o tempo, que deve ser dividido entre clientes potenciais e atuais;
    • comunicação: constitui-se na comunicação eficiente entre empresa e clientes a respeito dos produtos e serviços;
    • venda: refere-se à abordagem, argumentação, apresentação, objeções, resposta e fechamento do negócio entre empresa e cliente;
    • serviço: é a prestação de diferentes incumbências, como assistência técnica, consultoria, entrega e orientação sobre financiamento;
    • coleta de informações: é o processo de aplicação de uma pesquisa de mercado para reunir informações;
    • alocação de produtos: é a decisão sobre quais clientes receberão produtos escassos durante períodos de privação.

  • A força de vendas é a ligação entre a organização e os clientes. Os profissionais dessa área agem de muitas formas: como representantes da empresa junto aos clientes, os vendedores captam e cativam novos clientes, transmitem informações confiáveis sobre os produtos e serviços da empresa, respondem a objeções, negociam preços e condições, fecham vendas, realizam o pós-vendas, e atendem às contas; como representantes dos clientes, retransmitem as preocupações, necessidades e desejos dos clientes aos departamentos afins, para que estes possam desenvolver produtos e serviços com maior valor agregado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Vendas diretas, vendas em grupo, reunião de vendas e seminários de vendas são maneiras de os vendedores trabalharam com os clientes. Não são, portanto, os pontos principais no planejamento da força de vendas.

    B) Errado. As análises, de território, do produto, do mercado e ações combinadas fazem parte da etapa de controle, cujo objetivo é verificar se o planejado está sendo executado adequadamente e se os resultados esperados estão sendo obtidos. Não são, portanto, os pontos principais no planejamento da força de vendas.

    C) Errado. Prospecção, comunicação, atendimento e coleta de informações são tarefas específicas realizadas pelos vendedores. Não são, portanto, os pontos principais do planejamento da força de vendas.

    D) Errado. Agrupamento de clientes, número de contas, número de visitas e número de vendedores são aspectos analisados para determinar o tamanho da força de vendas. Não são, portanto, os pontos principais do planejamento da força de vendas.

    E) Certo. O desenvolvimento de objetivos, da estratégia, da estrutura, do tamanho e da remuneração dos vendedores são os pontos principais no planejamento da força de vendas. Estão intimamente ligados ao que será feito, por que motivo, como, por quantas pessoas e por que valor.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão. Tradução: Bazán Tecnologia e Linguística. Revisão técnica: Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.


ID
3271000
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As atividades logísticas são consideradas vitais para o desempenho da empresa e sua posição competitiva no mercado.

Em relação aos diferentes elementos da logística, considere as afirmações abaixo:

I - A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas.
II - O fluxo de materiais inclui a distribuição física, o apoio à manufatura e o suprimento.
III - As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição.
IV - A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e independência dos departamentos da empresa que desempenham as funções logísticas.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas.

    CONCEITO CORRETO

    II - O fluxo de materiais inclui a distribuição física, o apoio à manufatura e o suprimento.

    EXATAMENTE

    III - As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição.

    EXATAMENTE

    IV - A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e independência dos departamentos da empresa que desempenham as funções logísticas.

    ERRADO, HÁ DEPENDÊNCIA DOS OUTROS DEPARTAMENTOS

  • A logística de marketing é um conjunto de atividades intimamente ligadas à entrega do produto certo para o consumidor certo no local e momento adequados. Também chamada de distribuição física, envolve o planejamento, a implantação e o controle do fluxo físico de produtos, serviços e informações afins, da origem até o consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes e obter lucro. É composta basicamente pela logística dirigida para fora da fábrica, logística dirigida para dentro da fábrica e a logística reversa.

    Vamos analisar as assertivas:

    I – Certo. A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas. Essa estratégia dá ênfase ao trabalho em equipe entre indivíduos, departamentos e organizações que fazem parte dos processos logístico interno e de distribuição externa.

    II – Certo. O fluxo de materiais inclui a distribuição física (responsável pela movimentação das mercadorias para entrega aos clientes), o apoio à manufatura (responsável pelo gerenciamento de estoque durante as fases de produção) e o suprimento (responsável pelo gerenciamento da entrada de materiais, de peças e de produtos acabados dos fornecedores para fábrica, e pelas operações de separação e montagem).

    III – Certo. As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição e o gerenciamento de informações logísticas. A efetividade da logística impacta significativamente a satisfação do cliente e os custos da organização.

    IV – Errado. A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e dependência dos departamentos da empresa (que afetam o desempenho logístico interno) e de outras organizações (que impactam os sistemas de recepção das matérias primas e de distribuição externo) que, juntos, desempenham as funções logísticas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E (assertivas I, II e III).

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Bowersox, Donald J; Closs, David J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001.
  • A logística de marketing é um conjunto de atividades intimamente ligadas à entrega do produto certo para o consumidor certo no local e momento adequados. Também chamada de distribuição física, envolve o planejamento, a implantação e o controle do fluxo físico de produtos, serviços e informações afins, da origem até o consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes e obter lucro. É composta basicamente pela logística dirigida para fora da fábrica, logística dirigida para dentro da fábrica e a logística reversa.

    Vamos analisar as assertivas:

    I – Certo. A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas. Essa estratégia dá ênfase ao trabalho em equipe entre indivíduos, departamentos e organizações que fazem parte dos processos logístico interno e de distribuição externa.

    II – Certo. O fluxo de materiais inclui a distribuição física (responsável pela movimentação das mercadorias para entrega aos clientes), o apoio à manufatura (responsável pelo gerenciamento de estoque durante as fases de produção) e o suprimento (responsável pelo gerenciamento da entrada de materiais, de peças e de produtos acabados dos fornecedores para fábrica, e pelas operações de separação e montagem).

    III – Certo. As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição e o gerenciamento de informações logísticas. A efetividade da logística impacta significativamente a satisfação do cliente e os custos da organização.

    IV – Errado. A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e dependência dos departamentos da empresa (que afetam o desempenho logístico interno) e de outras organizações (que impactam os sistemas de recepção das matérias primas e de distribuição externo) que, juntos, desempenham as funções logísticas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E (assertivas I, II e III).

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Bowersox, Donald J; Closs, David J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001.


ID
3293236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Diversas empresas utilizam canais comerciais e de distribuição que são formados por intermediários, como os varejistas, que têm a função de

Alternativas
Comentários
  • LETRA D. Parte da ideia do P de Praça no MIX DE MARKETING

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Os varejistas podem contribuir significativamente para a manutenção da imagem positiva de uma marca por meio da correta divulgação do produto, de políticas de preços competitivas e da logística adequada, mas sua função não é conceituar a imagem da empresa e sua marca.

    B) Errado. Os varejistas podem definir os preços que serão cobrados dos consumidores finais, mas não definem os custos de produção e de distribuição do fabricante.

    C) Errado. Os varejistas podem contribuir para comunicação dos produtos (em publicidade na TV ou merchandising, por exemplo), mas a função de planejar a comunicação institucional dos bens produzidos é do fabricante.

    D) Certo. A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

    E) Errado. Vender os produtos a atacadistas e distribuidores não é função dos varejistas, mas da própria organização que fabrica os produtos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

  • A letra E é fornecedores

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Os varejistas podem contribuir significativamente para a manutenção da imagem positiva de uma marca por meio da correta divulgação do produto, de políticas de preços competitivas e da logística adequada, mas sua função não é conceituar a imagem da empresa e sua marca.

    B) Errado. Os varejistas podem definir os preços que serão cobrados dos consumidores finais, mas não definem os custos de produção e de distribuição do fabricante.

    C) Errado. Os varejistas podem contribuir para comunicação dos produtos (em publicidade na TV ou merchandising, por exemplo), mas a função de planejar a comunicação institucional dos bens produzidos é do fabricante.

    D) Certo. A função do varejista é tornar o produto acessível para o consumidor final, quer por meio de lojas físicas ou virtuais.

    E) Errado. Vender os produtos a atacadistas e distribuidores não é função dos varejistas, mas da própria organização que fabrica os produtos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
3338086
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O grupo de foco representa uma das estratégias de pesquisa de marketing utilizadas para conhecer o ponto de vista do público-alvo de uma instituição, seja ela pública ou privada. Sobre a organização e a realização do grupo de foco, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O focus group é uma técnica na pesquisa qualitativa, cuja aplicação é muito útil (KOTLER, 2000).

    Os grupos geralmente são constituídos de 08 a 12 entrevistados que se reúnem com um moderador(4) para um debate em grupo, focando um produto ou qualquer outro assunto de interesse da pesquisa. Estas reuniões são geralmente registradas, utilizando-se aparelhos como câmaras de TV, máquinas fotográficas, etc. e, em sua maioria, observadas através de um vidro que permite ver, sem ser visto, conhecido como one-way mirror.
    No focus group os entrevistados são estimulados a debater seus interesses, atitudes, reações, motivos de estilo de vida, sentimentos acerca da categoria de produtos, experiência de uso e os moderadores vão registrando as considerações feitas pelos participantes. É importante salientar que a chave para o seu sucesso está nas livres intervenções e opiniões de seus membros, o que, no entanto, demanda habilidade do moderador para fazer com que todos participem da discussão, sem que se crie nenhum tipo de ascendência em dinâmica de grupo (ROSSI; SLONGO, 1997).

  • Grupo Focal, também conhecido como focus group, é um exemplo de pesquisa qualitativa que tem como alvo compreender profundamente um tema em estudo por meio do debate entre pessoas selecionadas segundo algumas características sociodemográficas convergentes e com a condução de um moderador.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. O tempo médio de duração de um grupo focal oscila entre 90 a 120 minutos.

    B) Errado. O grupo focal reúne em média de 8 a 10 pessoas. Grupos com menos participantes tendem a perder densidade, pelo baixo número de interações possíveis; grupos com mais membros tendem a se comportar de modo caótico.

    C) Certo. De preferência, podem ser utilizadas câmeras e espelhos do tipo one way. As câmeras servem para posterior análise e transcrição das falas. Já os espelhos possibilitam a pessoas externas, como o contratante do projeto ou seus assessores, observar o desenvolvimento da discussão.

    D) Errado. Esse tipo de pesquisa é caracterizado pela presença obrigatória de um mediador, que é o responsável pela condução do bate-papo e direcionamento da discussão. É comum, no entanto, o moderador contar com o auxílio de um assistente, cuja função é tomar nota dos pontos mais importantes.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Lima, Alexandre Correa. Pesquisas de Opinião Pública: teoria, prática e estudos de casos. São Paulo: Novatec Editora. 2017.


ID
3338128
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Bem-vindo ao maravilhoso mundo da propaganda online. Se não entende por que o seu site não gera o tráfego que você esperava, aqui encontrará a principal razão: você não investiu nele. Acostume-se a ver o seu site como uma nova empresa, com todos os direitos e obrigações que lhe correspondem. Os direitos são simples e dá para imaginá-los logo: lucro puro e simples. Porém, você realmente achava que esses direitos não lhe davam algumas obrigações? E que obrigações são estas? Felizmente, a web tem poucas. Por exemplo, não há impostos! Você não paga IPTU, taxa condominial, luz, etc., por ter um site imenso! Então, por que não reinvesti-lo em propaganda?
(CASTRO, Álvaro de. Propaganda e Mídia Digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.)

Conforme Álvaro de Castro, fazer propaganda online é, portanto, uma prática vantajosa porque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    A propaganda online é uma vertente da propaganda, é veiculada em ambiente virtual e está se tornando cada vez mais comum na atualidade. Consiste no uso de ferramentas digitais que inovam na maneira de apresentar produtos e serviços, e no relacionamento com consumidores.

    Por meio da propaganda online, os usuários têm acesso a muito mais informações sobre uma mercadoria; podem ser impactados a qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana (24-7), em vários dispositivos e plataformas; podem observar experiências, comentários e depoimentos de outros usuários; podem ser estimulados a interagir mais profundamente com a organização por meio dos canais de atendimento. O custo da propaganda online é consideravelmente menor (quando comparada à propaganda tradicional, em meios televisivos ou impressos, por exemplo). O alcance é proporcional ao investimento realizado e pode ser direcionado a públicos específicos. A facilidade em alterar informações e fazer promoções também são benefícios. E uma das maiores vantagens desse tipo de propaganda é a possibilidade de mensurar os resultados.

    No enunciado da questão, observamos que o foco foi a criação e manutenção de um site, que é uma vitrine virtual essencial quando falamos da propaganda online. Há, no entanto, outras ferramentas que podem, e devem ser usadas, para impactar positivamente os usuários: e-mail marketing, anúncios nas mídias sociais (blogs e redes sociais), anúncios patrocinados em motores de busca, rede de display, em plataformas que apresentam vídeos e no shopping, e remarketing.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A internet está no ar praticamente todos os dias do ano, 24 horas por dia. As oscilações decorrentes de falta de energia ou falhas técnicas (nos servidores, por exemplo) são insignificantes e não servem de empecilho para a adesão à propaganda online.

    B) Certo. Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico. Esse direcionamento de informações de acordo com interesse e público é uma vantagem da propaganda online, já que pode apresentar o produto certo, para a pessoa certa, no momento adequado da forma correta.

    C) Errado. Diferentemente do que ocorre na propaganda tradicional, a veiculação de anúncios na propaganda online não sofre a influência dos horários e dias escolhidos. Podemos, portanto, escolher as datas e horários mais convenientes e oportunos para a campanha usando o mesmo investimento.

    D) Errado. Ao fazer propaganda online, especialmente na modalidade de anúncios patrocinados em motores de busca, há várias formas de precificação (custos). As mais comuns são CPC (custo por clique, com base na quantidade de cliques em um anúncio, para aumentar o tráfego do site), CPM (custo por mil, com base na quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, para aumentar reconhecimento da marca) e CPA (custo por aquisição, com base na quantidade de conversões efetuadas, para aumentar o retorno do investimento). Se a campanha for bem planejada e executada, para se conseguir aumentar o número de usuários impactados deve-se aumentar o valor investido.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Resultados Digitais

    - Site de Suporte do Google
  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

    Os sites por exemplo, utilizam cookies (pequenos arquivos que salvam as preferencias) para salvar preferencias e nicho de determinado cliente, e por consequência, ter uma maior capacidade de segmentação.

    Ex: Você entra no site da americanas para comprar um celular de determinada marca, com isso, o site acessado terá uma maior capacidade de segmentação, pois irá emitir anúncios de acordo com as suas pesquisas, buscando vender mais produtos relacionados ao enfoque do cliente.

  • Sim, pois ao se valer da propaganda online, a empresa pode encontrar uma nova forma de segmentar seus clientes.

    A segmentação envolve separar os clientes em grupos menores para atende-los de forma específica, determinando com características semelhantes. 

  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

  • É o conceito de cauda longa


ID
3350119
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. CERTO. É de vital importância que as organizações estejam presentes no ambiente digital e mantenham relacionamentos achegados com seus públicos por meio de canais de comunicação (redes sociais, e-mail, telefone, etc).

    II. ERRADO. Não é uma obrigação do marketing digital desenvolver campanhas com base na responsabilidade social e não é uma regra posicionar a marca com questões socioeconômicas. Tais estratégias podem estar presentes no planejamento estratégico de marketing visando alcançar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes e agregar valor ao produto, serviço ou marca, mas não é uma exigência como afirma a questão. Outro aspecto importante: as plataformas analógicas e digitais devem manter uma mesma identidade, com as devidas adequações aos meios, para não gerar confusão e dissonância na mente do público.

    III. ERRADO. Transformar o consumidor em um aliado é um dos objetivos mais desejados pelas organizações, visto que como parceiro da marca, o cliente se mantém fiel e atua como propagador. Isso pode ser potencializado por estratégias de marketing digital. As demais ideias expressas na assertiva, no entanto, parecem perdidas na frase e se relacionam de maneira confusa: engajamento social, participação, colaboração, cultura do consumo. Será que diz respeito à preocupação que os consumidores têm com questões sociais e o desejo de contribuir de alguma forma? Se sim, isso realmente ocorre na cultura do consumo, tão individualista? Se não, será que se refere ao engajamento comumente observado nas redes sociais, em que há participação e colaboração dos usuários em questões cotidianas?

    IV. ERRADO. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental do marketing que não pode ser ignorada. É verdade que é difícil, ou praticamente impossível, verificar todas as organizações que atuam como concorrentes no ambiente digital, mas mesmo aquelas de pequeno porte podem oferecer perigos ao negócio.

    O gabarito da questão aponta as assertivas I, II e III como corretas. O professor considera que somente a assertiva I está correta. Diante da explicação, no entanto, podemos concluir que a questão é passível de anulação.

    Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito do professor: QUESTÃO ANULADA.

    Fonte:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito D)

  • empresas pequenas NÃO devem ser consideradas como peças importantes...erro encontra-se no "não"


ID
3350128
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I) CERTO.  O perfil do consumidor foi afetado positivamente pelo uso de estratégias e instrumentos de marketing digital. Os clientes passaram a ter mais controle na negociação: podem ter acesso a informações completas sobre o produto que pretendem adquirir (não mais dependendo exclusivamente do vendedor ou de propagandas para conhecer a mercadoria) e sobre a organização responsável pela sua produção (descartando empresas que desrespeitam o meio ambiente, que estão envolvidas em casos de corrupção ou problemas sociais). O marketing digital também contribui para que mais empresas apresentem seus produtos aos clientes, acirrando a concorrência e demandando ações de inovações constantes. O consumo sustentável, apesar de não ter sido estimulado pelo marketing digital em si, é uma característica do novo consumidor, que busca se engajar em causas sociais e ambientais.

    II) CERTO. O marketing digital afetou a forma de comercializar produtos. As organizações não estão mais limitadas a vender exclusivamente para consumidores locais; é possível realizar vendas de inúmeras mercadorias, por meio de lojas virtuais, para pessoas em todo o mundo. O atendimento ao cliente passou as ser 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso amplia significativamente as possibilidades de fechamentos. As estratégias promocionais também são usadas para estimular os negócios no ambiente virtual: podem ocorrer a qualquer momento, com grande potencial de visibilidade nas redes sociais, redes de pesquisa, de display e shopping; a gestão eletrônica possibilita as práticas de descontos, de cross selling (quando o cliente é incentivado a comprar coisas relacionadas ao produto adquirido) e de upselling (quando o cliente é estimulado a comprar versões melhores).

    III) CERTO. O consumidor está mais empoderado devido à participação, ao envolvimento e às conexões que possui. As organizações estão preocupadas em ter um relacionamento horizontal, inclusivo e social. Para tanto, passaram a ouvir seus clientes nas redes sociais e em centrais de atendimento com o real interesse de atendê-los eficazmente. Também estimulam o compartilhamento de informações nas mídias sociais para criar vínculos com os públicos, engajamento, e despertar o sentimento de pertencimento.

    IV) ERRADO. Os planos de marketing e as pesquisas de mercado ainda são, e devem continuar sendo usados. Ambos servem para direcionar os esforços do departamento, e da organização, em alcançar seus objetivos.

    Com base nessa explicação, concluímos que as assertivas I, II e III estão corretas (alternativa B).

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    Fontes de pesquisa:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito B)

  • O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

    I) o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais — o que se está chamando de consumo sustentável — necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.

    II) a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.

    III) o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.


ID
3357940
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Superar as expectativas do cliente é um alvo que toda a organização busca atingir atualmente. Vamos analisar cada afirmativa para encontrarmos a questão correta.

    I. CERTO

    II. CERTO

    III. Existem quatro fatores que influenciam o comportamento dos consumidores: culturais e sociais, pessoais e psicológicos, situacionais e estímulos de marketing. Não foram estes fatores os responsáveis pelo surgimento de novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet. (Kotler e Keller)

    IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro, psicológico e energia física, que devem ser menores que os benefícios da aquisição.

    Itens I e II estão corretos. Alternativa A.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. Prentice Hall. 2006.
  • .I O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

    II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.


ID
3357952
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação de marketing consiste no processo de dividir o mercado em grupos de potenciais clientes que compartilham algumas características, como necessidades ou desejos semelhantes. O desafio dos profissionais da área consiste em mensurar informações precisas para detectar a viabilidade de mercado em relação a esses grupos, questionando: “vale a pena investir nesse grupo de consumidores para atender suas expectativas?”

Sobre o tema, assinale a alternativa correta em relação às características da segmentação.

Alternativas
Comentários
  • Segmentação demográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características

    da população (faixa etária, sexo, estado civil, entre outros).

    Segmentação socioeconômica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características

    sociais e econômicas da população, como: renda, posse de bens, escolaridade,

    classe social e ocupação profissional.

    Segmentação geográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base em critérios

    geográficos, como: localização e densidade populacional.

    Segmentação por benefícios. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nos benefícios

    procurados pelos clientes (status, desempenho, entre outros).

    Segmentação por grau de utilização. É o processo de identificar segmentos de mercado com base no nível de consumo.

    Segmentação psicográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base no modo como

    as pessoas pensam (autoconceito, personalidade, valores) e levam suas vidas (estilo de vida, atividades, interesses e opiniões).

  • São quatro as categorias de segmentação de mercado: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

    A) ERRADO. A segmentação geográfica divide o mercado de acordo com a localização (país, estado, região, etc.), densidade demográfica (populoso, povoado, etc.) e clima (tropical, temperado, etc.).

    B) CERTO.

    C) ERRADO. A segmentação demográfica fraciona o mercado com base nas características da população (idade, gênero, tamanho da família, etc.)

    D) ERRADO. A segmentação psicográfica divide o mercado de acordo com a personalidade, atitudes e estilos de vida da população. Não é este tipo de segmentação que considera os critérios faixa etária e estado civil.

    E) ERRADO. Não existe segmentação cultural.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Gabarito: B

    Segmentar um mercado é dividi-lo em partes menores para atender grupos com necessidades específicas. Temos alguns tipos de segmentação:

    demográfica → Lembre-se das pesquisas do IBGE. Sempre que falar em faixa etária ou estado civil, por exemplo

    socioeconômica → Lembre-se de fatores relacionados ao dinheiro ($$). Sempre que ele citar classe

    social, renda, escolaridade, ocupação profissional etc.

    Geográfica → Lembre-se do Google Maps ou de geografia. Sempre que ele citar a localização geográfica de um estado, município etc.

    Psicografia → Lembre-se de psicologia, algo da mente. Pois a divisão feita aqui leva em consideração o estilo de vida das pessoas.

  • Base geográfica: agrupar indivíduos de acordo com a região, estado, cidade ou vizinhança.

    Aspectos demográficos e socioeconômicos: sexo, idade, estado civil, renda, escolaridade etc.

    Aspectos comportamentais: grau de uso do produto, lealdade à marca.

    Psicográficos: valores, crenças e atitudes compartilhadas.

    Fonte: Direção.

  • TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 

  • Conceitos A e C trocados

    B ta certo

    D ta errado a parte "seja influenciada pelo critério da faixa etária e estado civil."

    E não existe


ID
3376507
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. O Mix de Marketing descreve o conjunto de ferramentas à disposição da gerência para influenciar as vendas. A fórmula tradicional é chamada de 4Ps. De acordo com as informações, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

A fórmula dos 4Ps é: PRODUTO, PONTO, PRAZO e PROMOÇÃO.

Alternativas
Comentários
  • 4Ps:

    Produto

    Preço

    Praça

    Promoção

  • O composto de marketing, ou mix de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis relacionadas à atuação de uma organização no mercado:

    - produto/serviço: é o que a organização produz (produto) ou realiza (serviço), visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, entre outros aspectos.

    - ponto/praça: é localização física, os mercados de atuação (incluindo pontos virtuais) e canais de distribuição

    - preço: é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc.

    - promoção: é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (canais, fluxos, etc) para alcançar seus objetivos de marketing.

    A questão afirma que a fórmula dos 4 Ps é PRODUTO, PONTO, PRAZO e PROMOÇÃO. Isso está errado. Além de faltar o aspecto PREÇO, essa afirmação inclui indevidamente o aspecto PRAZO, que não faz parte da fórmula.

    A fórmula dos 4 Ps é PRODUTO, PREÇO, PONTO e PROMOÇÃO.

    A questão, portanto, está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. O prazo não faz partes do composto de marketing.

    Gabarito: Errado

  • A fórmula dos 4 Ps é PRODUTO, PREÇO, PONTO e PROMOÇÃO.


ID
3552784
Banca
FUNDEPES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Lupetti (2004), analise as afirmativas sobre as particularidades que envolvem o desenvolvimento do planejamento, assinalando com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(   ) A missão deve dar a visão da empresa ao longo prazo, porém pode ser redefinida caso tenha perdido sua credibilidade ou não represente o melhor caminho para a empresa.
(   ) Quando adotamos o planejamento de marketing, com o objetivo de introduzir produtos da empresa nos países pertencentes ao bloco econômico do MERCOSUL, é comum realizarmos um planejamento específico para o departamento de produtos da empresa, porém não se deve incluir objetivos e metas para cada produto.
(   ) O planejador deve ter em mãos informações sobre os principais mercados nos quais deverá atuar em comunicação e qual a ordem de importância deles; o tamanho do mercado total, potencial e o real; share de mercado e, ainda, a evolução desse mercado e do produto.
(   ) O planejamento de comunicação, por envolver decisões mercadológicas, não necessita de mais informações além do objetivo de comunicação a ser atingido.
(   ) Posicionamento é aquilo que as pessoas retêm em sua mente, a respeito de determinada empresa, produto ou pessoa. Em outras palavras, você posiciona o produto na mente do cliente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essa da pra resolver só olhando as opções V ou F que mais se repetem

  • Gabarito C.

  • Posicionamento é aquilo que as pessoas retêm em sua mente, a respeito de determinada empresa, produto ou pessoa. Em outras palavras, você posiciona o produto na mente do cliente.


ID
3576886
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O conhecimento do Ciclo de Vida do Produto (CVP) é importante para entender como as vendas se comportam com o passar do tempo, sendo usado para tomar decisões como aumentar o investimento em propaganda, diminuir o preço ao consumidor final, mudar de mercado etc. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CICLO DE VIDA DO PRODUTO .

    Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.

    Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.

    Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.

    Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair .

    GABARITO : C

  • Sa Senhora! Uma alternativa pior que a outra! Kkkk


ID
3662968
Banca
FUNDEPES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto às filosofias de marketing, analise as afirmativas abaixo assinalando com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(   ) Na fase de orientação de produção, os consumidores preferem os produtos acessíveis e produzidos em larga escala, por serem mais baratos.
(   ) Na fase de orientação de produto, os consumidores dão preferência a produtos que apresentem mais qualidade, desempenho e características inovadoras.
(   ) Na fase de orientação de vendas, os consumidores não comprarão uma quantidade satisfatória de produtos da empresa a menos que ela venda em larga escala e realize promoções.
(   ) Na fase de orientação de marketing, o alcance das metas organizacionais depende da determinação das necessidades e dos desejos dos mercados-alvo e da entrega da satisfação desejada com mais eficiência que os concorrentes.
(   ) Na fase de orientação de marketing societal, a organização deve determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e, então, entregar valor superior aos clientes, de maneira que o bem-estar do consumidor e da sociedade seja mantido ou melhorado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 

Alternativas

ID
3709639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao uso da segmentação pela mídia, julgue o próximo item.


A segmentação de mercado, um instrumento de marketing, consiste em identificar grupos de indivíduos com a finalidade precípua de lhes aplicar testes de opinião pública. 

Alternativas
Comentários
  • A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    A afirmação do enunciado, que “a segmentação de mercado serve para aplicação de testes de opinião pública" está errada. Essa etapa do planejamento de marketing – segmentação do mercado – tem como objetivo direcionar os esforços de marketing de uma organização para obter um impacto mais eficaz na divulgação e venda de produtos e serviços, e no relacionamento com os clientes.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • A segmentação de mercado busca encontrar padrões, separar em grupos e desenvolver estratégias que atinjam-os de maneira eficiente.

  • A segmentação de mercado, como o próprio nome sugere, consiste em dividir em clusters - isto é, segmentos - o ‘grande emaranhado’ de consumidores de um mesmo produto e/ou serviço. Seu objetivo é tornar mais clara e certeira a estratégia de marketing (seja ele de propaganda ou focada em desenvolvimento de produtos) voltada a um target específico. Exemplo: Um carro com direção automática está voltado para um "público x" e carros SUV atendem um "público y".
  • Na realidade, a segmentação de mercado envolve separar os clientes em grupos menores para atende-los de forma específica, determinando com características semelhantes. 

  • Errado, pois a finalidade da segmentação não é aplicar os testes de opinião. A relação é inversa: os testes de opinião são uma ferramenta para se realizar a segmentação.

  • acredito que o assunto abordado esteja voltado para a pesquisa de mercado


ID
3834079
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que diz respeito ao marketing praticado pelas organizações, julgue o item.


A customização de um produto ou serviço pode mudar o segmento, mas não o posicionamento de uma marca.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Explicação: A marca pode ganhar um grande destaque pelo tipo de produto inserido no mercado. Esse produto pode ser um upgrade, uma melhoria, uma inovação, concretizando uma melhor (ou pior) impressão da relação consumidor-empresa.

  • Existem várias formas de uma organização se posicionar no mercado onde atua: por preço, por técnica, por serviço, por inovação e por customização.

    A customização é uma maneira de segmentar o mercado e atender aos clientes. Nessa estratégia:

    - o público-alvo é formado por um número de pessoas significativamente pequeno, com características singulares

    - os clientes mantém relacionamento achegado com a organização, o que possibilita um diálogo direto e o atendimento mais adequado às suas demandas

    - os consumidores costumam ser fieis à marca

    - há baixa concorrência direta

    Ao adotar a customização, a organização passa a se posicionar como capaz de atender às necessidades de produtos e serviços altamente personalizados, o que influencia na escolha dos clientes, ciclo de vida do produto, fornecedores e até na infraestrutura.

    Portanto, essa estratégia pode mudar tanto o segmento quanto o posicionamento.

    Gabarito do professor: ERRADO.

     

    Fonte:

    - Ferreira, Maria Alice. Diferenciação, segmentação e posicionamento. Editora Senac São Paulo. 2020.

    - Jussani, Ailton Conde. Internacionalização e fatores de influência na decisão sobre customização de produtos: estudo de caso em empresa do setor de autopeças. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2009.
  • A PARTIR DE UM UPGRADE OU CUSTOMIZAÇÃO, QUE NADA MAIS É DO QUE MELHORIAS OU ADAPTAÇÃO DE UM SERVIÇO OU PRODUTO, (ATUALIZAÇÃO) CRIA-SE UM CONCEITO DIFERENCIADO SOBRE A MARCA, ASSIM A MARCA DE CERTA FORMA SOFRE UMA TRANSFORMAÇÃO EM SUA VISÃO DE MERCADO E DO CONSUMIDOR DESTE PRODUTO OU SERVIÇO

    .

  • Existem várias formas de uma organização se posicionar no mercado onde atua: por preço, por técnica, por serviço, por inovação e por customização.

    A customização é uma maneira de segmentar o mercado e atender aos clientes. Nessa estratégia:

    - o público-alvo é formado por um número de pessoas significativamente pequeno, com características singulares

    - os clientes mantém relacionamento achegado com a organização, o que possibilita um diálogo direto e o atendimento mais adequado às suas demandas

    - os consumidores costumam ser fieis à marca

    - há baixa concorrência direta

    Ao adotar a customização, a organização passa a se posicionar como capaz de atender às necessidades de produtos e serviços altamente personalizados, o que influencia na escolha dos clientes, ciclo de vida do produto, fornecedores e até na infraestrutura.

    Portanto, essa estratégia pode mudar tanto o segmento quanto o posicionamento.

    Gabarito do professor: ERRADO.

     

    Fonte:

    - Ferreira, Maria Alice. Diferenciação, segmentação e posicionamento. Editora Senac São Paulo. 2020.

    - Jussani, Ailton Conde. Internacionalização e fatores de influência na decisão sobre customização de produtos: estudo de caso em empresa do setor de autopeças. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2009.


ID
3865954
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação eficiente e dirigida, é fundamental definir as possibilidades de agrupamentos espontâneos e compreender as suas peculiaridades. Assinale a alternativa que evidencia as diferenças relativas às noções de público, multidão e massa, respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Agregado social é o agrupamento ou reunião de pessoas para atingir um objetivo comum. Podem ser divididos em cinco situações: massa, público, multidão, grupo ou comunidade.

    O público existe quando pessoas reagem de forma heterogênea a um mesmo estímulo. Com base em considerações racionais, os indivíduos apresentam ideias e soluções diversas para um mesmo problema por meio de discussões e debates. Presentes em um espaço físico comum ou não, esse agrupamento é espontâneo e prima pela interação.

    A multidão se caracteriza por ser uma aglomeração limitada de pessoas, fisicamente próximas, focadas em um mesmo objetivo e de duração momentânea. Os indivíduos geralmente agem por impulso e percorrem dois estágios: milling (pessoas são ajuntadas umas às outras em um movimento de aproximação) e rapport (pessoas juntas tomam decisões rápidas, não refletidas e espontâneas). Sem liderança ou hierarquia definida entre os participantes, na multidão os indivíduos são anônimos e indiferentes.

    A massa se forma quando várias pessoas, provenientes de qualquer situação (social, cultural, financeira), apresentam comportamentos coletivos homogêneos diante de um evento comum e optam pelas mesmas soluções. Apesar de não interagirem entre si, estes indivíduos abrem mão da sua individualidade e agem de modo passivo.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção certa:

    A) Errado. Age irracionalmente (multidão); com contiguidade física (multidão); existência de um evento excitante (multidão).  

    B) Errado.  Age racionalmente (massa); com ou sem contiguidade física (público); não perde totalmente a faculdade crítica (massa).  

    C) Errado.  O indivíduo perde a faculdade crítica e autocrítica (multidão); age irracionalmente (multidão); sem contiguidade física (massa).

    D) Certo. Existência de uma controvérsia (público); o indivíduo perde a faculdade crítica e autocrítica (multidão); age racionalmente (massa).

    E) Errado.  Com contiguidade física (multidão), existência de um acontecimento que chame atenção (massa); age irracionalmente (multidão).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Andrade, Teobaldo de. Para entender Relações Públicas. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1993.
  • Agregado social é o agrupamento ou reunião de pessoas para atingir um objetivo comum. Podem ser divididos em cinco situações: massa, público, multidão, grupo ou comunidade.

    O público existe quando pessoas reagem de forma heterogênea a um mesmo estímulo. Com base em considerações racionais, os indivíduos apresentam ideias e soluções diversas para um mesmo problema por meio de discussões e debates. Presentes em um espaço físico comum ou não, esse agrupamento é espontâneo e prima pela interação.

    A multidão se caracteriza por ser uma aglomeração limitada de pessoas, fisicamente próximas, focadas em um mesmo objetivo e de duração momentânea. Os indivíduos geralmente agem por impulso e percorrem dois estágios: milling (pessoas são ajuntadas umas às outras em um movimento de aproximação) e rapport (pessoas juntas tomam decisões rápidas, não refletidas e espontâneas). Sem liderança ou hierarquia definida entre os participantes, na multidão os indivíduos são anônimos e indiferentes.

    A massa se forma quando várias pessoas, provenientes de qualquer situação (social, cultural, financeira), apresentam comportamentos coletivos homogêneos diante de um evento comum e optam pelas mesmas soluções. Apesar de não interagirem entre si, estes indivíduos abrem mão da sua individualidade e agem de modo passivo.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção certa:

    A) Errado. Age irracionalmente (multidão); com contiguidade física (multidão); existência de um evento excitante (multidão).  

    B) Errado.  Age racionalmente (massa); com ou sem contiguidade física (público); não perde totalmente a faculdade crítica (massa).  

    C) Errado.  O indivíduo perde a faculdade crítica e autocrítica (multidão); age irracionalmente (multidão); sem contiguidade física (massa).

    D) Certo. Existência de uma controvérsia (público); o indivíduo perde a faculdade crítica e autocrítica (multidão); age racionalmente (massa).

    E) Errado.  Com contiguidade física (multidão), existência de um acontecimento que chame atenção (massa); age irracionalmente (multidão).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • Definições muito estranhas. Massas agem racionalmente? Em uma multidão vc perde a faculdade de crítica e autocrítica?


ID
4891885
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A maior responsabilidade de identificar mudanças significativas no mercado é dos profissionais de marketing de uma empresa. Eles são responsáveis por organizar o fluxo de informações do micro e macro ambientes de marketing para seus gerentes de marketing tomarem decisões.

Em relação ao tema apresentado, sobre a definição de SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) avalie as seguintes afirmações:

I - Sistema de Informação de Marketing é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos estruturados para buscar informações no mercado.
II - Como parte do trabalho do SIM, os dados que são coletados no mercado são analisados, avaliados e distribuídos apenas as informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os tomadores de decisões de marketing.
III - Sistema de Informação de Marketing é um software americano desenvolvido unicamente para realizar pesquisas de mercado e criar cenários sobre o comportamento dos concorrentes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I - Sistema de Informação de Marketing é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos estruturados para buscar informações no mercado. 

    II - Como parte do trabalho do SIM, os dados que são coletados no mercado são analisados, avaliados e distribuídos apenas as informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os tomadores de decisões de marketing.

    LETRA [C]

  • Uma das principais atribuições dos profissionais de marketing é analisar os ambientes, que podem ser divididos basicamente em dois tipos: o microambiente (forças próximas que interferem internamente no desempenho das atividades – fornecedores, concorrentes e clientes são alguns exemplos) e o macroambiente (forças ligadas à estrutura e conjuntura maiores, que oferecem oportunidades e apresentam ameaças à organização  – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais).

    O Sistema de Informações de Marketing foi criado para auxiliar na coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição das informações sobre os ambientes para aqueles que tomam as decisões de marketing, alinhando o que é realmente necessário com o que é economicamente viável obter.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    I – Certo. O Sistema de Informação de Marketing é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos estruturados para buscar informações nos registros internos, na inteligência de marketing, na análise dos ambientes e na previsão e mensuração da demanda.

    II – Certo. Como parte do trabalho do SIM, as informações, que são coletadas, analisadas e avaliadas, são distribuídas de maneira precisa e oportuna para os tomadores de decisões de marketing.

    III – Errado. O Sistema de Informação de Marketing não é um software americano, não foi desenvolvido unicamente para realizar pesquisas de mercado e não tem como objetivo criar cenários sobre o comportamento dos concorrentes.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa (I e II, apenas).

    Gabarito do professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica: Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
4891888
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O SIM tem o potencial para responder a questões do mercado e de gestores de marketing de forma confiável e sistemática, as quais determinam a qualidade da tomada da decisão. Alguns benefícios que o sistema de informação oferece para empresa são: valor agregado aos produtos, maior segurança, melhor serviço, vantagens competitivas, menos erros, maior precisão, produtos de melhor qualidade, maior eficiência, maior produtividade e mais oportunidades. Porém, para determinar como estas informações serão coletadas é necessário trabalhar com as FUNÇÕES DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING.

Considerando as alternativas abaixo, selecione a qual identifica as três principais FUNÇÕES DO SIM:

Alternativas
Comentários
  • Função de Sistema de Informação de Marketing, vai trabalhar as informações;

    LETRA [D] Identificar informações necessárias, Distribuição das Informações , Geração das Informações.

  • O Sistema de Informações de Marketing foi criado para auxiliar na coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição das informações sobre os ambientes para aqueles que tomam as decisões de marketing, alinhando o que é realmente necessário com o que é economicamente viável obter.


    O Sistema de Informação de Marketing é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos estruturados para buscar informações nos registros internos, na inteligência de marketing, na análise dos ambientes e na previsão e mensuração da demanda. Como parte do trabalho do SIM, as informações, que são coletadas, analisadas e avaliadas, são distribuídas de maneira precisa e oportuna para os tomadores de decisões de marketing.


    As três principais funções do SIM são identificar, gerar e distribuir as informações necessárias para as partes interessadas.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa D é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa D.


    Bibliografia:
    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
4891894
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

“A segmentação de mercado divide um mercado em fatias bem definidas. Um segmento de mercado consiste em um grupo de clientes que compartilham um conjunto semelhante de necessidades e desejos. A tarefa dos profissionais de marketing consiste em identificar o número apropriado e a natureza dos segmentos de mercado e selecionar como alvo um ou mais deles”. (KOTLER, KELLER). Administração de marketing. 14a edição, pg 228. Como parte do reconhecimento das diferenças entre os clientes, selecione qual alternativa compõe as principais variáveis de segmentação do marketing:

Alternativas
Comentários
  • Letra [D] - Geográfica, Demográfica, Psicográfica e Comportamental

    1. g eográfica
    2. d emográfica
    3. p sicográfica
    4. c omportamental
    1. GEOGRAFICA: Localização, território...
    2. DEMOGRÁFICA: Perguntas que o IBGE faz - Idade, renda, carro ou apto, filhos, profissão...
    3. PSICOGRÁFICO: O dia a dia das pessoas, hábitos e costumes.
    4. COMPORTAMENTAL: Critérios de tomada de decisão na hora da compra.
  • Segmentação de mercado, ou mercadológica, baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum e no tratamento destes grupos de acordo com essas características. Pode ocorrer com base em aspectos geográficos, demográficos, comportamentais, psicográficos, por benefícios e por índice de utilização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa de acordo com os referidos autores Kotler e Keller (2012):

    A) Errado. Não existem as variáveis “per capita" e “sociológica" no conceito de segmentação. “Mercadológica" está ligada ao objeto da segmentação, que é o mercado.

    B) Errado. Não existe a variável “per capita" no conceito de segmentação.  “Mercadológica" está ligada ao objeto da segmentação, que é o mercado.

    C) Errado. Não existe a variável “ambiental" no conceito de segmentação.

    D) Errado. Não existem as variáveis “tecnológica" e “sociológica" no conceito de segmentação. “Mercadológica" está ligada ao objeto da segmentação, que é o mercado.

    E) Certo. Geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental são as principais variáveis de segmentação do marketing. A segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Ligada aos canais de distribuição, preocupa-se em entender algumas características do local onde os consumidores efetivos e em potencial habitam (zona urbana ou rural; litoral ou interior; tipo de clima, relevo) para atendê-los de modo adequado. A segmentação demográfica baseia-se na escolha de indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idade, gênero, ocupação, religião, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia e escolaridade. A segmentação psicográfica, ou de personalidade, associa-se a aspectos mais subjetivos, como opiniões, interesses, atitudes e valores das pessoas. A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.