SóProvas


ID
2437564
Banca
IBADE
Órgão
PC-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A perícia médico-legal em um cadáver indica uma lesão na cabeça, com característica estrelada na pele, forte impregnação de fumaça e detritos granulares provenientes da incombustão da pólvora no conduto produzido através da massa encefálica. Nesta, foi encontrado um objeto metálico, totalmente feito de chumbo, em forma ogival. Na lateral deste objeto foi identificada a presença de estriações. Com base nesses dados, pode-se dizer:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    o enunciado trata de uma lesão por disparo de arma de fogo na modalidade tiro encostado.

    a lesão no caso trata da câmara de mina de Hoffman, também conhecida por:

    Sinal da boca da Mina de Hoffman – na pele que recobre osso. Sempre acompanhada do sinal de Benassi. 

                 § Sinal de Benassi – sujeira trazida pelo PAF, no osso, quando acontece a lesão de boca de mina de Hoffman

    ATENÇÃO: A lesão provocada por PAF é perfurocontusa.

  • a impregnação de fumaça, ou seja, a zona de esfumaçamento é  constatação de disparo de paf à curta distância, em consonância com a alternativa E. Na alternativa D, o correto seria lesão pérfuro-contundente. Na C, o que impossibilita o cone de dispersão é o disparo à longa distância. A alternativa B é o oposto do respondido na E e na C. Por fim, na alternativa A, o Sinal de Nerio Rojas é o sinal do dilaceramento crucial, que se caracteriza pelo rasgão em forma de cruz, no orifício de entrada de projétil de arma-de-fogo causado no tecido da roupa.

  • Ferimentos de entrada em tiros encostados: estes ferimentos com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases de explosão penetram o ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. Muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de hoffmann.

    Nos tiros dados no crânio, costelas e escápulas, principalmente quando a arma está sobre a pele,  pode -se encontrar um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada (Sinal de Benassi). 

    MEDICINA LEGAL -GENIVAL VELOSO DE FRANÇA - DÉCIMA EDIÇÃO - PÁGINA 116

  • ·         com característica estrelada na pele: sem dúvida esta característica refere-se a “câmara de mina de Hoffmann”;

     

    ·         da pólvora no conduto produzido através da massa encefálica: Esse sinal trata-se do sinal de “Schusskanol”; Diferentemente do sinal de Benassi que deixa impregnado no PERIÓSTEO halo de fuligem; Sinais parecidos, mas diferentes SCHUSSKANOL ≠ BENASSI

     

  • COMENTÁRIOS DO MESTRE, NA PAGINA (facebook) DO PROF PAULO VASQUES DO CURSO DAMASIO

    Trata-se de lesão provocada por projétil de arma de fogo, portanto, perfurocontusa. A lesão em forma estrelada no couro cabeludo (pele) indica lesão de entrada com formação de câmara de mina de Hoffman, que ocorre em tiros encostados, ou lesão de sáida. O achado de pólvora e fumaça no conduto (túnel de lesão) indica que a lesão é de ENTRADA. Poderíamos ter também o depósito de fumaça e pólvora ao redor do orifício de entrada no osso do crâneo, sinal de Benassi, o que não foi descrito pelo autor.

    O projétil ogival, estriado ou não, é projétil que não tem características que nos permitam afirmar ser de alta energia cinética, como também as características da lesão.

    PORTANTO, temos lesão de camara de mina de Hoffman que ocorre em tiros encostados no crâneo

    GABARITO: E

  • Sinal de Nerio Rojas - Também conhecido como sinal do dilaceramento crucial, que se caracteriza pelo rasgão em forma de cruz, no orifício de entrada de projétil de arma-de-fogo causado no tecido da roupa.

    Fi pesqisar, pois este e não sabia.

  • A alternativa "C" afirma que o disparo à curta distância impossibilitaria a formação do cone de dispersão.

    Assertiva ERRADA, pois a formação do cone de dispersão é inerente aos disparos efetuados por arma de fogo, independente da distância em relação à vítima. Se à curta distância, o que pode acontecer é que o próprio cone de dispersão gere os efeitos secundários dos tiro na pele da vítima (queimadura, chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem).

     

  • Sinal da boca da Mina de Hoffman: Quando se dá um tiro encostado com osso por baixo, como não tem como empurrar o osso, a pele fica pra fora, evertida, ela vira ao contrário, ficando suja de pólvora por dentro. Surge uma brecha com um ferimento muito grande. Foi equiparada a uma boca de mina de carvão, nome dado por Hoffman.

     

    Cuidado para não confundir, o sinal de Hoffman fica na pele, ao passo que o sinal de Benassi é fixado no osso. Ambos em razão do tiro encostado.

     

    A boca de mina de Hoffman desaparece junto com a pele, já o sinal de Benassi permanece com o osso, quando da esqueletização.

     

    Fonte: Medicina Legal - Material de Apoio - Curso Mege.

  • No caso, ocorre a BOCA DE MINA OU CÂMARA DE MINA DE HOFFMAN em tiros encostados/apoiados; localiza-se entre a pele e o osso e decorre da expansão dos fases oriundos da queima da pólvora, gerando ruptura do tecido, sendo normalmente, de forma estrelada. É o que é descrito na questão.

     No presente caso, poderíamos verificar também o sinal de Benassi- Cueli Benassi- ocorre nos tiros encostados/apoiados- tiros dados no crânio ou em escápulas, em que geralmente é encontrado um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada.

    A) INCORRETO- SINAL DO RASGÃO DE NERIO ROJAS- nos tiros a curta distâncias, a roupa é rasgada apresentando um aspecto cruciforme.

    B) INCORRETO- O caso demonstra um caso de tiro encostado/apoiado.

    C) INCORRETO- um tiro a curta distância não impediria a formação do cone de dispersão.

    D) INCORRETO-  O meio mecânico,  O agente é perfurocontundentE; A lesão, A ferida é perfurocontusA.

    E) CORRETO- conforme explicação inicial.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

  • Gab E

     

    Mata questão quando fala a forma estrelada da lesão. ( Câmara de mina de hofman) Ocorre no tiro encostado. 

  • a) Sinal de Nerio Rojas caracteriza-se por rasgãoem forma de cruz no orifício de entrada causado no tecido da roupa.

    b) As característica da lesão (impregnação de fumaça, incobustão de polvora) indicam tiro encostado.

    c) O cone de disperção é caractr´tico de tiro de longa distancia.

    d) Lesões produzidas por projétil são perfurocontusa.

    e) CORRETO

  • SINAIS DE TIRO ENCOSTADO:

    sinal de Benassi

    sinal de boca de mina deHoffman

    O sinal de cone/funil de Bonnet não serve para medir distância do tiro, mas para identificar os orificios de entrada e saída do projetil.

  • Até o rasgão da roupa em forma de cruz tem nome próprio: sinal de Nerio Rojas.

    Sinal de Nerio Rojas - Também conhecido como sinal do dilaceramento crucial, que se caracteriza pelo rasgão em forma de cruz, no orifício de entrada de projétil de arma-de-fogo causado no tecido da roupa. (site concurseiro incansável)

    Bons estudos! Vai valer a pena!

  • TIRO ENCOSTADO, principais características=== -câmara de mina de hoffman

    -sinais de benassi

    -sinais de werkgaertiner

    -orifício de entrada é amplo, irregular e em forma de boca de mina- estrelado

    -efeito primário e secundário

    -sinal de schusskanol

  • ENCOSTADOS:

    ▪CÂMARA (BOCA) DE MINA DE HOFMANN; (gases de explosão no osso)

    ▪SINAL DO FUNIL DE BONNET; ( ENTRADA+ SAÍDA- "CONE" Buraco de saída + amplo)

    ▪SINAL DE BENASSI; (FULIGEM NO OSSO)

    ▪SINAL DE PUPPE-WEKGARTNER. (Marca boca e mira do cano NO PLANO NA PELE) "patognomônico"

  • Quando falou no sinal de Hoffman já dava pra matar a questão. Tiro encostado.

  • impregnação de fumaça e detritos granulares provenientes da incombustão da pólvora no conduto produzido através da massa encefálica = Sinal de schusskanol para tiros encostados.

  • Temos uma lesão em PAF (projétil de arma de fogo) de forma encostada, já que trouxe uma lesão estrelada na pele em formato de boca de mina (sinal de Hoffman); além disto apresenta esfumaçamento no plano ósseo abaixo da pele e detritos granulares, pólvora, já que não houve espaço para o cone de dispersão (sinal de benassi);