-
Gabarito A
Provas de aborto
o Maceração fetal – devido ao alto nível de água no útero, depois da morte do feto. O grau de maceração pode indicar o tempo do aborto.
o Lipopédio – feto mumificado (petrificado) dentro do útero
o Feto papiráceo –
o Mola Hidatiforme
o Docimasias negativas – exame; teste; prova de nascimento
§ Tipos de docimasias:
· Respiratórias
o Pulmonares (As que mais caem nas provas: docimasia hidroestática de Galeno; docimasia microscópica de Baltazar)
o Extrapulmonares
· Circulatórias
-
Autólise: Trata-se de fenômeno cadavérico abiótico transformativo destrutivo.
-
ALT. "A"
MACERAÇÃO: Trata-se também de um fenômeno destrutivo que se afigura através da destruição de tecidos moles quando em contato com a água. É resultante dos fenômenos de autólise, às vezes associada à putrefação e que ocorre principalmente em fetos mortos intra-útero, natimortos e afogados.
Segundo a doutrina, a maceração se apresenta em três graus:
1º grau: presença de flictenas (bolhas);
2º grau: rotura das flictenas (bolhas);
3º grau: deformação craniana e infiltração hemoglobínica nas vísceras.
Fonte: Sinopses Juspodivm + Genival V. de França + Curso Supremo TV + Cadernos do Roberto Blanco.
-
Maceração: a maceração é um processo especial de transformação que sofre o cadáver do feto no útero materno, do sexto ao nono mês de gravidez. Esse fenômeno pode ser séptico, de acordo com as condições do meio onde o corpo permanece.
Os fetos retirados do útero post mortem sofrem a maceração asséptica. Os cadáveres mantidos em meio líquido sob a ação de germes, como os afogados, marcham para a maceração séptica.
Esse fenômeno é mais bem observado na maceração fetal, na qual a epiderme se destaca facilmente e os tegumentos apresentam uma tonalidade avermelhada, devido ao fenômeno da embebição da hemoglobina. O corpo perde a consistência inicial, o ventre se achata e os ossos se livram dos tecidos ficando como se estivessem soltos.
FONTE: MEDICINA LEGAL - GENIVAL VELOSO DE FRANÇA - DÉCIMA EDIÇÃO - PÁGINA 456.
-
Trata-se de uma questão que aborda sinais em cadáver. Nesse caso, sinais ou fenômenos transformativos destrutivos (não são "conservadores" como a mumificação e a saponificação). Também não podemos falar em fenômenos abióticos.
Fenômenos transformativos destrutivos em cadáver que permanece em meio líquido chama-se MACERAÇÃO, que pode ser asséptica, quando diz respeito a "feto morto retido" no líquido amniótico da bolsa gestacional (o que é o caso em tela), ou asséptica, em meio líquido contaminado como lago, rio etc.
Portanto, trata-se de um caso de MACERAÇÃO.
Obs.: carbonização é o quarto grau de queimaduras e eletroplessão é a lesão produzida por eletricidade industrial.
GABARITO: A
-
A) Maceração: Lembrar-se da vítima que morre em meio liquido, podendo esta característica se apresentar nos afogados ou nos feto que morre em meio ao liquido amniótico, a pele começa a se destacar – CORRETA;
B) Saponificação: É um fenômeno transformativo conservador, que ocorre normalmente com vítimas que morrem em local argiloso com pouca ventilação, o corpo vira uma espécie de “sabão”, gorduroso - INCORRETA;
C) Eletroplessão: É causada por descarga elétrica de alta tenção, muitas vezes provocadas pelo contato da vítima com a eletricidade e água. Sinal de Jellineck - INCORRETA;
D) Carbonização: Ocorrem nas queimaduras de 4° grau, atingem planos anatômicos abaixo da pela, apresentando carbonização do plano ósseo - INCORRETA.
-
GABARITO A
Atentar ao fato de que, dentro da Maceração, já explicada pelos colegas, há o Sinal de Spalding, que é ocasionado quando há a Maceração por mais de sete dias e os ossos do crânio do feto estão soltos e cavalgando uns sobre os outros.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
-
a) AUTÓLISE - processo de destruição das células caracterizado pela ação de suas próprias enzimas.
b) SAPONIFICAÇÃO (= ADIPOCERA) - fenômeno que transforma o tecido do corpo em sustância amarelo-acinzentada, untuosa, mole e quebradiça. Há necessidade de um meio quente, úmido e pouco arejado (Blanco). Marcado por um odor de quijo rançoso (Hygino).
c) MACERAÇÃO - há destruição dos tecidos moles do cadáver pela ação prolongada de líquidos.
d) MUMIFICAÇÃO - tem origem química. Pode ser provocado ou artificial (embalsamento), geral ou local, espontâneo ou natural, superficial ou profunda. Condição essencial é a falta de umidade.
e) PUTREFAÇÃO - decomposição da matéria orgânica por ação de diversos micro-organismos. Depende de fatores extrínsecos e intrínsecos ao corpo. Fases: 1- coloração (= cromática); 2- gasosa (= enfisematosa); 3- coliquativa; 4- esqueletização.
-
Apenas complementando, a MACERAÇÃO se subdivide em:
Séptica: corpo imerso em líquido como num afogamento
Asséptica que é o caso da questão, fetos mortos dentro do utero
-
Vamos analisar as alternativas.
A) CERTA- MACERAÇÃO que consiste em um processo de transformação em que há a destruição dos tecidos moles do cadáver, através da ação prolongada de líquidos. Pode ocorrer em: I) indivíduos: a) séptica; b) asséptica; II) fetos
B) ERRADA- SAPONIFICAÇÃO também conhecida como ADIPOCERA- comum em covas com mais de um indivíduo. Ocorre em ambiente muito úmido, quente e pouco arejado. Cadáver fica com aspecto mole, untuoso, lembrando um sabão ou cera.
C) ERRADA- ELETROPLESSÃO: lesões provocadas por eletricidade INDUSTRIAL.
D) ERRADA- Mumificação consiste em um fenômeno transformativo conservador proveniente da falta de umidade no local.
E) ERRADA- CARBONIZAÇÃO- é uma queimadura de 4º grau, podendo se dar de forma superficial ou profunda. Atinge todos os tecidos, inclusive, os tecidos ósseos. Gera a morte do indivíduo.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
-
Letra A correta. Mas lembrando que tem a possibilidade de o feto sofrer saponificação também. No entanto, nesses casos, o feto tem menos de 5 meses. E trata-se de um fenomeno conservativo. Claramente a questão descreveu um fenômeno destrutivo, além de salientar o ambiente líquido...
-
Letra A, maceração se assemelha a putrefação, todavia, ocorre em corpos submersos em água.
-
meio líquido . maceração
-
denominado FETO MACERADO. Já me vem na cabeça aquela foto que todos os profs. de Medicina Legal usam de um bebê com a cor avermelhada como se tivesse enrolado na fita durex vermelha.
-
GABARITO: LETRA A
A maceração é a transformação cadavérica destrutiva em meio líquido.
A maceração asséptica ocorre no feto morto retido dentro do útero. Feto fica macerado em razão da presença do líquido amniótico. A decomposição se inicia em ambiente líquido. Acontece normalmente no 6º ao 9º mês de gestação.
Principais sinais: descolamento da epiderme; derme vermelha, brilhante e visível; sinal de Spalding (cavalgamento dos ossos do crânio).
-
GAB LETRA A!!!!!!
MACERAÇÃO trata-se de um EFEITO TRANSFORMADOR DESTRUTIVO onde a morte ocorre em MEIO LÍQUIDO;
Quando o sujeito da morte for criança haverá o "SINAL DE SPALDING" onde o crânio do feto fica com aspecto inchado, demonstrando deformidade.
"....Observem ainda a presença de conteúdo acentuado próximo a nuca do feto: Sinal de Spalding.
Sinal de Spalding – cavalgamento das suturas cranianas – ocorre porque os ossos do crânio do feto assim como dos recém-nascidos não estão totalmente formados, e quando ocorre ao processo de maceração os ossos ainda em formação se “amontoam” uns sobre outros, apresentando aspectos de deformidade."
-
MACERAÇÃO: Processo de transformação que há destruição dos tecidos moles do cadáver por ação prolongada de líquidos. Nesse tipo a derme e a pele ficam ESBRANQUIÇADAS E ENRUGADAS.
Podem ser:
-Séptica: exposição prolongada do cadáver em um líquido contaminado por micro-organismos que não impede a putrefação.
- Asséptica: não há contaminação do líquido. Normalmente ocorre com os fetos que morrem na barriga e estão submersos no líquido amniótico.
-
Maceração: destruição dos tecidos moles do cadáver, através da ação prolongada pelos líquidos, podem ser: 1)
- Pode ocorrer em: I) indivíduos: a) séptica (com germes); b) asséptica (sem germes); II) fetos do 6 ao 9 mês;