SóProvas


ID
243763
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa que atua na área de exploração e refino de petróleo decidiu diversificar seu negócio e investir na geração de energia a partir do vapor liberado em seu processo produtivo. Para tal, criou uma nova empresa, formada por um conjunto de usinas termelétricas localizadas junto às unidades de negócio de exploração e refino de petróleo.
O motivo para a estratégia de diversificação é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E

    A integração vertical é o grau de extensão de propriedade que uma organização tem na rede da qual faz parte, podendo ser total ou parcial, ou seja, uma empresa pode ter todo o controle das operações ou apenas gerenciar ou supervisionar alguns dos elos.

    As justificativas da integração são basicamente assegurar abastecimento e reduzir custos, auxiliando na qualidade e no melhor conhecimento em outras atividades, mas além de custos existem outros fatores como: garantia de fornecimento, conflitos nas relações, compras inadequadas, concentração em um único fornecedor, etc.

    A decisão de integrar ou não resulta na forma de como esta organização competirá no mercado versus seus objetivos de desempenho. Estrategicamente, envolvem a análise da conveniência de adquirir fornecedores e/ou clientes, avaliando ganhos e perdas. Às vezes, dependendo do caso, a desverticalização é mais adequada, principalmente quando a redução de custos não é tão perseguida em uma empresa verticalizada e o abastecimento não corre o risco de ser comprometido.


    Fonte:http://pt.shvoong.com/business-management/1931523-integra%C3%A7%C3%A3o-vertical/
  • Discordo do gabarito. Integração vertical, como pode se entender inclusive no comentário da colega, é obter vantagens com parcerias, joint ventures, aquisicao de companhias, enfim, VERTICALMENTE... por exemplo: comprar a cia. distribuidora/fornecedora; ou adquirir a empresa de transporte/logística.

    A questão fala em abrir uma empresa, que vai utilizar de um vapor gerado na outra... pra produzir algo com.. com..Economias Financeiras!!! vai se valer do espaço físico (qdo diz q será anexa à ja existente cia.) e , principalmente, utilizará um elemento gerado pela cia de origem, para obter ganhos.

    nao diz em nenhum momento q a nova empresa vai participar da cadeia produtiva da cia inicial, oq Porter chama de Integração pra Frente ou pra Trás.
    é basicamente uma "integração HORIZONTAL" a meu ver... e nada de Vertical.

    Fica a crítica.

    Base: Estratégia Competitiva. Michael E. Porter; ed. Campus.

    Abs,

    sergio.harger@gmail.com
  • Discordo do colega Sergio,

    Ao meu ver, o gabarito está correto.

    Trata-se de integração vertical, pois a energia é insumo do processo de refino de petróleo. Portanto, a distribuidora de energia atuaria como fornecedora em tal processo produtivo. Ao gerar sua própria energia, a empresa estaria sim realizando integração vertical. A questão não afirma que o objetivo da criação das termelétricas fosse o de vender energia no mercado ou algo do tipo, mas deixa subentendido que ela seria utilizada nas atividades produtivas da empresa.

    Bons estudos!
  • Como a questão não traz muito detalhes sobre a diversificação e o propósito da energia gerada, vale a pena avaliar qual a melhor opção dentre as alternativas.

    Portanto, integração vertical é a melhor das alternativas, considerando que será utilizada como parte do seu insumo.

     

  • LETRA E

    “Algumas empresas optam pelo crescimento através da aquisição de outras organizações. 

    Na integração vertical, envolve o crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. Quando uma organização adquire outras companhias que a suprem, ela se engaja na integração inversa. A organização que adquire outras empresas que estejam mais próximas dos usuários finais do produto (atacadistas, varejistas) está engajada na integração direta. A integração vertical é usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros através de maior eficiência, ou melhor esforço de vendas.


    Na integração horizontal, envolve o crescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios. É adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização.


    Na diversificação, envolve o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios. Quando a empresa adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercados similares aos da empresa compradora, a estratégia é chamada de diversificação relacionada ou concentrada. Ela é utilizada quando a organização pode adquirir maior eficiência ou impacto no mercado através do uso de recursos compartilhados. Quando a empresa adquirida é de uma linha de negócios completamente diferente, a estratégia é chamada de diversificação não-relacionada ou conglomerada.


    Uma empresa também pode crescer através de fusões e joint ventures. Na fusão, uma companhia se une a outra para formar uma nova organização. Na joint venture, uma organização trabalha com outra num projeto específico, muito grande para ser controlado somente por ela, tal como alguns elementos do programa espacial.”


    Só terminando, falar da tal da concorrência multiponto. São quando empresas com vários negócios concorrem com outras do mesmo jeito. Notem que, na concorrencia multiponto, não é criada uma nova empresa e sim uma empresa multinegócio concorrendo com outras multinegócio.


    Podemos perceber facilmente, depois dessa leitura rápida, que a questão está nos dando uma estratégia de integração vertical, já que está se unindo ou adquirindo companhias da mesma cadeia produtiva. Mineração, siderurgia e logística, funcionando como canal de distribuição. O finalzinho da questão manda uma termelétrica para tentar confundir o candidato. Mas notem, que em momento algum, ele fala onde vai ser usada a energia gerada. Mas a questão não é clara, foi só para tentar confundir mesmo.



    Fonte: http://admcomentada.com.br/petro2010/44-cesgranrio-petrobras-administrador2010/ e capítulo 4 do Livro Administração Estratégica do Samuel Certo
     
    Comentário equivocado do Sérgio.

    Bons estudos !!!

  • TO LATE TEN YEARS...

    CÁLCULO DE FORMA OBJETIVA.

    2008 - > 1.500.000, LOGO EM 12 MESES(1 ANO)= 1.500.000/12 = 125.000 (TEMOS A1)

    A1: 125.000 / A2: 175.000 / A3:? PERCEBA QUE A RAZÃO DE UM MÊS P/ O SEU SUBSEQUENTE É (R=50.000)

    QUAL O VALOR DO ÚLTIMO MÊS (DEZ-12)?

    -> AN = A1 + (N - 1) x R

    -> A12 = 125.000 + (12 - 1) x 50.000

    -> A12 = 125.000 + 550.000 = 675.000

    -> A12 = 675.000

    LOGO, POR ANO(12meses) QUAL SERÁ A SOMA GERAL?

    Sn = (A1 + AN) x N / 2

    S12 = (125.000 + 675.000) x 12 / 2

    S12 = 4.800.000

  • Espero que ele ja tenha passado no concurso