SóProvas


ID
243766
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um empresário possui uma rede de postos de combustível, localizados em um bairro de classe média baixa. Ao perceber o acirramento da concorrência, resolveu criar a sua própria distribuidora. Para tal, comprou alguns caminhões-tanque. Isso permitiu incorporar a margem de lucro referente à atividade de transporte e praticar preços ligeiramente mais baixos, quando necessário.
Nesse caso, trata-se de uma estratégia genérica de

Alternativas
Comentários
  • Foco em custos, no ambito de apenas um segmento, liderança em custos seria na industria como um todo.
  • ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER:
    *FOCO: nesse caso, o negócio concentra-se em um ou mais segmentos estreitos de mercado. A empresa acaba por conhecê-los intimamente e busca a liderança em custos ou a diferenciação dentro do segmento-alvo.
  • Pessoal,

     Adúvida que pode ocorrer no candidato é: Entre a alternativa A e a E, as outras duas são claramente equivocadas. Mas o candidato deve se ater no seguinte: Quando a empresa opta por liderança de custos , ela sempre terá preços menores. E o foco no custo a empresa pretende reduzir os custos para aumentar a margem. Enquanto a intenção da primeira da primeira é ganhar mercado e/ou ganho em escala. A questão dá a dica na parte final, falando que às vezes o empresário diminui o custo. E não sempre , com isso não pode ser liderança de custos.

    Um empresário possui uma rede de postos de combustível, localizados em um bairro de classe média baixa. Ao perceber o acirramento da concorrência, resolveu criar a sua própria distribuidora. Para tal, comprou alguns caminhões-tanque. Isso permitiu incorporar a margem de lucro referente à atividade de transporte e praticar preços ligeiramente mais baixos, quando necessário.
  • Liderança total em custos: A empresa concentra seus esforços em conseguir os menores custos de produção e de distribuição. Assim, pode oferecer preços mais baixos que a concorrência e obter uma grande participação de mercado. Ex: Webjet, Canetas BIC
    Diferenciação:  Nessa estratégia, a empresa se concentra em agregar valor, em conseguir um desempenho superior em uma área específica de benefícios valorizada por grande parte do mercado. Pode buscar a liderança em qualidade, tecnologia, serviços ou estilo, dentre outros. Mas não é possível ser líder em todas as áreas. A vantagem competitiva criada pela diferenciação é poder cobrar mais por seus produtos/serviços do que a concorrência, uma vez que a empresa precisa fazer mais investimentos para se diferenciar de seus competidores. Ex: Daslu, Tam.
    Foco: Nesse caso, a empresa se especializa no atendimento à demanda de um ou mais segmentos estreitos de mercado. A empresa acaba
    conhecendo intimamente este mercado e busca a liderança em custos ou a diferenciação dentro do segmento alvo. Ex.: Profissionais especializados em noivas.

    Fonte: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/03/estrategias-genericas-de-marketing.html

    Bons estudos!
  • Pessoal,

    Eu vi uma dica numa aula que sempre funciona. Eu já havia postado um comentário há tempos atrás, mas acredito que tudo que facilite a nossa vida é válido.

    Um empresário possui uma rede de postos de combustível, localizados em um bairro de classe média baixa. Ao perceber o acirramento da concorrência, resolveu criar a sua própria distribuidora. Para tal, comprou alguns caminhões-tanque. Isso permitiu incorporar a margem de lucro referente à atividade de transporte e praticar preços ligeiramente  mais baixos, quando necessário.

    Toda vez que a Cesgranrio delimita a atuação da empresa de alguma forma seja por: localidade, nível de atendimento, etc. Será sempre Foco em custos. Quando ela falar de forma bem genérica será sempre liderança de custo. Mas os candidatos tem sempre a liderança como primeira opção, quase nunca essa é a resposta certa.
  • O termo "quando necessário" da questão implica pensar que será necessário praticar preços mais baixos em certos momentos para atrair o "alvo restrito", ou seja, o "foco". Daí a estratégia ser o "foco em custo".

  • Outro exemplo: Q87947  da prova da Petrobrás 2011 - Administrador Junior (Cesgranrio). O proprietário de um restaurante especializado em comida japonesa, com apenas 15 mesas, localizado no centro comercial da capital, resolveu modificar sua estratégia de atuação. Visava a ganhos totais mais elevados a partir da redução da equipe de atendimento e redução do preço final aos consumidores interessados nesse tipo de comida. Para tal, optou por adotar o formato self service, com venda por quilo no horário do almoço. O caso descrito envolve a adoção de uma estratégia genérica de:

    a) Diferenciação  b) Foco em Custo.  c) Foco em Diferenciação. 

    d) Liderança em Custo.   e) Economia de Escopo.

    Resposta: letra B, foco em custo, porque, como comentou o colega Sylvio Rodrigues, primeiramente, ele fala em redução da equipe, redução do preço, já associamos ao custo. Mas nos sobra Liderança ou foco? O correto é foco, pois ele estreita o alvo de quando ele diz “consumidores interessados nesse tipo de comida”. Ou seja, restringiu a um grupo estreito de consumidores, portanto foco em custo.

  • Muito boa a dica do Renato Santos.

  • '  localizados em um bairro de classe média baixa ' = esse seria a segmentação de mercado = o foco dele continuou sendo nesse bairro. Ele não expandiu.