SóProvas


ID
2438056
Banca
IBADE
Órgão
PC-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As lesões por precipitação são provocadas por energia de ordem:

Alternativas
Comentários
  • d) mecanica

     

  • As lesões por precipitação são estudadas no capítulo das energias mecânicas – ação contundente.

    Assim temos que instrumento contundente é todo e qualquer objeto que nos cerca, capaz de causar lesão, agindo por pressão, percussão, deslizamento, esmagamento etc. São exemplos de instrumentos contundentes: paus, pedras, superfícies, cassetetes, segmentos corporais (cabeça, mãos, punhos, braços, pernas etc.).

  • Vamos analisar as alternativas:


    Trata-se de uma questão de Traumatologia (ou Lesonologia Médico-Legal), que avalia o conhecimento do candidato sobre as classificações das energias causadoras de dano, por meio de um exemplo de lesão (precipitação).


    a) ERRADA. Energias de ordem química são aquelas que causam lesões por ação física, química ou biológica, entrando em reação com os tecidos vivos. Exemplos: lesões por cáusticos ou venenos;


    b) ERRADA. Energia radiante engloba qualquer tipo de energia que se propague por meio de ondas eletromagnéticas (ex.: luz, sol). Não só não se refere ao nosso exemplo (lesão por precipitação), como não compõe uma ordem por si própria, dentro da classificação clássica das ordens de energia causadoras de danos, adotada pelas bibliografias referência em prova (França, Delton Croce);


    c) ERRADA. Energias elétricas também não fazem parte da classificação típica, mas seriam aquelas por eletricidade natural (raios) ou industrial, como na fulminação, fulguração e eletroplessão;


    d) CERTA. Energias de ordem mecânica são aquelas que, atuando mecanicamente sobre o corpo, modificam o seu estado de repouso ou de movimento. Englobam os mais diversos agentes, como armas propriamente ditas (revólveres), armas eventuais (faca, machado), naturais (pés, dentes, mãos), até os mais diversos meios (máquinas, animais, veículos, quedas, explosões e precipitações). As lesões por ação mecânica podem ter como resultado um objeto em movimento contra o corpo parado (meio ativo), ou o instrumento encontrar-se imóvel e o corpo humano em movimento (meio passivo), ou, ainda, os dois em movimento (ação mista). No caso da lesão precipitação, estamos falando de um meio passivo, pois o corpo humano é que precipita de encontro ao agente contundente (solo, por exemplo).

    e) ERRADA. Histoquímica também não é um tipo de ordem de energia. Cuidado para não confundir com energia de ordem bioquímica!


    Gabarito do professor: alternativa D.
  • GAB: LETRA D

    Lesões por precipitação: descritas por Thoinot como “pele intacta ou pouco afetada, rupturas internas e graves das vísceras maciças e fracturas ósseas de características variáveis".

    Nas quedas acidentais é comum que o corpo quase deslize bem próximo ao local da precipitação até encontrar um elemento de resistência, caindo bem perto dele, em face à ausência de impulso inicial.

    Em geral, a distância é maior nos homicídios do que nos acidentes, levando-se em consideração que o corpo foi impulsionado por alguém, mesmo que tenha existido resistência da vítima.

    Já nas situações de suicídio a experiência ensina que a distância é sempre maior em virtude do impulso tomado pela vítima, proporcionado pela flexão dos joelhos.

  • Distância em relação ao local de precipitação: Acidente (bem próximo) Homicídio (menos próximo que o primeiro) Suicídio (distante ou menos próximo que ia dois anteriores). Percebe-se uma gradação.
  • Ação contundente PASSIVA: precipitação: é queda de lugar alto, pula no telhado, sem passar por janela; defeNEstração: é queda de lugar alto, mas passa pela jaNEla

  • Além de ordem mecânica, bom destacar que são lesões CONTUSAS por ação PASSIVA!