-
ferimento = perferucontusa
-
Os projéteis de arma de fogo são instrumentos perfurocontundentes e, ao atingirem o corpo humano, produzem lesões ou feridas com características muito peculiares.
-
Vamos analisar as alternativas:
Trata-se de uma questão de Traumatologia (ou Lesonologia Médico-Legal), que avalia o conhecimento do candidato sobre as classificações das energias causadoras de dano, por meio de um exemplo de lesão (provocada por projétil de arma de fogo). O examinador tentou dificultar dando detalhes de como a lesão foi provocada (a curta distância, e em disparo que incide perpendicularmente sobre a pele), mas esse detalhe não interfere no gabarito da questão.
Primeiro detalhe a se observar: a questão pede o tipo de lesão, e não o tipo de energia causadora do dano, e nem o tipo de instrumento que causou o dano. É preciso prestar atenção nesses detalhes, pois a nomenclatura pode variar entre lesão e instrumento (ex. instrumento contundente e lesão contusa).
a) ERRADA. "Bioquímica" não é um tipo de lesão, e sim um tipo de energia causadora de dano. As energias de ordem bioquímica são aquelas que se manifestam por ação combinada - química e biológica, atuando por meio negativo (carencial) ou de maneira positiva (tóxica ou infecciosa) sobre a saúde.
b) ERRADA. "Biodinâmica" também não é um tipo de lesão. As energias de ordem biodinâmica compreendem, por exemplo, a ocorrência de choque (síndrome fisiopatológica). Referência: Manual de Medicina Legal, Delton Croce.
c) ERRADA. Lesão incisa é aquela causada por instrumentos cortantes, que agem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos. São exemplos: a navalha, a lâmina de barbear e o bisturi. O projétil de arma de fogo não tem um gume afiado, ele age perfurando e contundindo ao mesmo tempo, então esse não pode ser nosso gabarito.
d) CERTA. Lesão pérfurocontusa é aquela causada por um instrumento de ação perfurocontundente, ou seja, por um mecanismo que perfura e contunde ao mesmo tempo. Os projéteis de arma de fogo são os exemplos mais explorados dentro dessa categoria, mas também são exemplos: ponta de um guarda chuva, picador de gelo.
e) ERRADA. Lesão corto-contusa é produzida por um instrumento de ação corto-contundente, ou seja, que possuem gume mas que também são influenciados pela ação contundente, seja pelo próprio peso do instrumento, ou pela força ativa de que os maneja. São exemplos: foice, facão, tesoura.
Gabarito do professor: alternativa D.
Referência principal: Medicina Legal, décima primeira edição, Genival Veloso de França.
-
A lesão provocada por projétil de arma de fogo = PERFUROCONTUSA!
NÃO IMPORTANDO A DISTÂNCIA!
-
A lesão provocada por projétil de arma de fogo (PAF) é de ordem mecânica, já eliminando as alternativas A e B, consistindo em um instrumento perfurocontundente do tipo de ferimento denominado de perfurocontuso. Letra D é a alternativa correta da questão!
A lesão incisa é provocada pelo deslizamento + pressão de um gume afiado de um instrumento cortante.
A lesão cortocontusa é provocada por ação mista (contusa + cortante) com efeito do peso e do manejo do instrumento cortocontundente, como um facão, machado ou foice, por exemplo.
Gabarito: D
-
As lesões provocadas pelo tipo pode ser:
Perfurocontusa: "perfura o corpo e contunde" - quando acerta o tiro em "CHEIO"
Contusa: "não perfura, apenas contunde" - quando o tiro pega de "RASPÃO" ou seja, não acertou em cheio na vítima.
-
Nos tiros perpendiculares ao corpo, a orla de escoriação é concêntrica, e, quando inclinados, tem a forma oblíqua. É um sinal comprovador de entrada de bala a qualquer distância.
-
GAB: D
A lesão provocada por projétil de arma de fogo é perfurocontusa, pois atua sobre o alvo perfurando-o e contundindo.